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segunda-feira, 2 de setembro de 2024

GINCANA BÍBLICA - EZEQUIEL - SERVIÇO DE ANIMAÇÃO BÍBLICA (SAB)

 


 “Livro de Ezequiel: Porei em vós meu espírito e vivereis! (Ez 37,14)”

Essa gincana traz entretenimento e conhecimentos contidos no subsídio “Livro de Ezequiel: Porei em vós meu espírito e vivereis! (Ez 37,14)”, produzido pelo Serviço de Animação Bíblica, Paulinas. Podem ser selecionadas as tarefas que mais se adaptam ao grupo, escola ou comunidade, que irá desenvolvê-la, assim não é necessário escolher todas.

As formas de pontuação e os prêmios para as equipes vencedoras ficam a critério de quem organiza a gincana.

Data de realização:____/_______/_______ Local:______________________________

Horário: _____________________________

 

A) Para participar

1) Cada equipe, baseada no tema da gincana, pode escolher o nome e o grito de paz que a identifique: “os profetas e profetisas”; “as testemunhas celestiais”; “os vigilantes celestes”; “os ossos ressuscitados”, “os quatro seres viventes”; “as rodas ardentes” ou outros.

2) A equipe pode usar camiseta, faixa, crachá, post, uma cor ou outra criatividade que a identifique pelo nome.

3) O estudo prévio do Livro de Ezequiel e do subsídio do SAB é indispensável para o êxito nas respostas às perguntas relâmpagos.

B) Para divulgar

1) Fixar na comunidade, escola e outros locais públicos, com oito dias de antecedência, cartaz ou faixa com o tema ou slogan da Gincana. Divulgar também pelas redes sociais e mídias digitais.

2) Convidar familiares e o maior número de pessoas possível para torcer pela equipe.

C) Para executar

1) As equipes devem estar prontas no horário combinado. O atraso incorrerá em perda de cinco pontos.

2) Não é permitida mudança na ordem de execução das tarefas.

3) Devido à complexidade das tarefas, a comissão organizadora deve entregá-las às equipes com bastante antecedência: cerca de ____ dias.

4) Cada equipe deve ter quatro representantes, sendo duas pessoas na coordenação e duas na animação. Só estas serão porta-vozes junto ao júri para qualquer esclarecimento ou reclamação.

5) As tarefas devem ser cumpridas por toda a equipe e entregues ao júri somente pelas pessoas da coordenação.

6) O júri analisa o resultado das tarefas e tem liberdade de determinar se os pontos serão válidos ou não.

7) O atraso na apresentação de uma tarefa incorre em perda da chance de apresentá-la, cabendo sempre o diálogo entre o júri e a coordenação da equipe.

8) Em caso de empate na soma de pontos, vencerá a equipe que responder corretamente o maior número de perguntas sobre o Livro de Ezequiel.

9) A equipe que, no fim da gincana, for a mais numerosa entre participantes e torcida (item D/2) ganhará pontos extras.

10) O júri será rigoroso com a disciplina na execução das tarefas. Portanto, cada torcida deve moderar o volume da voz de modo a não atrapalhar o andamento da gincana.

11) Depois do julgamento de cada tarefa, se não houver problema, não pode haver comentários que atrasem o tempo da tarefa seguinte.

12) As equipes apresentem aos jurados as cestas básicas e a pessoa representante da entidade que irá recebê-las (Vicentinos, Pastoral social, asilo, albergue e outras).

13) Se necessário, a comissão organizadora pode acrescentar outras normas a esse regulamento.

Boa sorte a todas e a todos!

A comissão



Tarefas (Total de pontos: 450)

Prepare-se para uma jornada maravilhosa na profecia de Ezequiel! Vamos desvendar os

enigmas do Livro, enfrentar desafios emocionantes e descobrir a mensagem que esse

profeta tem para os nossos dias!

Atividades para fazer com antecedência e apresentar no dia da Gincana.

1) Divulgação: cada equipe deve afixar faixa, cartaz em sua comunidade, com oito dias de antecedência da Gincana, ou espalhar o convite ao maior número de pessoas pelas redes sociais ou mídias digitais ......................................................... 20 pontos.

2) Em Ezequiel 1-3, o profeta conta sua vocação e missão. Convidar alguém da comunidade: catequista, presbítero, religiosa, religioso... a contar a própria vocação e missão e indicar alguns desafios para exercê-las.......................................20 pontos.

3) Qual é a possível data da profecia de Ezequiel e onde ele foi exilado? Apresentar em cartaz ou outra forma criativa................................................................ 10 pontos.

4) Os babilônios destruíram o reino de Judá, mataram muitas pessoas, deportaram outras, e quem ficou sofreu a completa miséria. Ezequiel escreve seu livro para denunciar a injustiça da Babilônia, dos líderes do Reino de Judá e do povo infiel à Aliança com Deus. Qual é a Babilônia de hoje? De quais comportamentos a sociedade precisa se converter? Apresentar em forma de carta ou bilhete...........................................................................................................20 pontos.

5) O Profeta Ezequiel, exilado na Babilônia, viveu fora de sua terra e cultura. Em nosso mundo, o desemprego, fatores climáticos, guerras e outros sofrimentos obrigam pessoas a também irem para longe de sua terra. Entrevistar alguém que vive distante de sua cidade natal e encenar a experiência de forma criativa. Cada equipe tem 10 minutos para a apresentação................................................40 pontos.

6) Em nosso país, vários fatores causam migração forçada e muitos homens e mulheres tornam-se andarilhos ou vivem nas ruas. Entrevistar alguém que costume ajudar essas pessoas e gravar um vídeo com o máximo de cinco minutos para divulgar o trabalho solidário....................................................................... 30 pontos.

7) Em quantas partes pode ser estruturado o Livro de Ezequiel? Apresentar de forma criativa (música, poesia, cartaz, post etc)....................................................10 pontos.

8) Quais os aspectos teológicos mais importantes do Livro de Ezequiel descritos no subsídio do Mês da Bíblia 2024: “Porei em vós meu Espírito e vivereis”, da Editora Paulinas? Citar dois, num cartaz ou de outra forma criativa.......................20 pontos.

9) Ezequiel profetizou no período babilônico. Hoje, vários profetas e profetisas denunciam, anunciam e consolam o povo em momentos de perda da esperança. Pesquisar sobre uma dessas pessoas e narrar sua vida de forma criativa..........................................................................................................20 pontos.

10) O profeta Ezequiel denunciou o pecado da idolatria, que consiste em colocar o poder, o dinheiro, pessoas... no lugar de Deus e, como consequência, praticar a exploração, a violência e a opressão. Quais “idolatrias” vemos hoje? Apresentar num painel, cartaz ou outra forma criativa ................................................. 20 pontos.

11) O profeta Ezequiel anunciou a esperança, na crise do exílio, quando desmoronou tudo o que o povo acreditava. O que significa a esperança para os jovens hoje? Apresentar uma música que responda essa pergunta...................................20 pontos.

12) Entre nós há pessoas como Ezequiel, que foram e são importantes para a caminhada da comunidade, do município ou de toda a sociedade. Pesquisar e fazer um memorial com nomes, fotos e narrativas sobre o que elas realizam .......... 20 pontos. 

13) Entrevistar pessoas de diferentes idades ou até diferentes religiões e perguntar o que significa ser profeta e profetisa em nossa realidade. Criar uma forma criativa de apresentar as entrevistas.............................................................................. 20 pontos.

14) A responsabilidade pessoal é um aspecto teológico do Livro de Ezequiel. Ler Ez 18 e responder de forma criativa: Como podemos atualizar esse texto?..........20 pontos.

15) O povo de Judá foi forçado a ir para terras distantes do contexto que lhe dava segurança. Em nossa paróquia, acolhemos migrantes e pessoas excluídas da sociedade? Para ajudar essas pessoas, escolher uma instituição e doar no mínimo duas cestas básicas. Trazer fotos que comprovam a doação e relatar a experiência..................................................................................................50 pontos.

16) Ez 34 compara os líderes do povo de Deus com pastores que não cuidam das ovelhas: não fortalecem a fraca, não alimentam a faminta, não enfaixam a ferida, não curam a doente, mas só exploram o rebanho. Por isso, Deus será o pastor e o guia, do povo. Fazer um desenho, cartaz ou post, com o perfil de um bom governante e criar um projeto de governo com ações prioritárias para as urgências de seu bairro ou de sua cidade......................................................................30 pontos.

17) Em Ez 36,16-38, Deus fala que seu nome foi profanado porque o povo foi infiel à Aliança que fez com Ele. Quais atitudes glorificam o nome de Deus? E quais o profanam? Apresentar de modo criativo......................................................20 pontos.

18) Em Ez 47,1-12, o profeta diz que Deus restaurará seu povo de modo progressivo, gradual. Entrevistar 3 pessoas e perguntar: Com você vê a ação de Deus, que restaura sua vida, sua família ou comunidade?........................................... 20 pontos.

19) Em Ez 47,13‒48,35, é descrita a redistribuição da terra entre as tribos de Israel, dado que para Ezequiel a restauração do povo não é somente a reconstrução do Templo que foi destruído, mas a prática da justiça, como fidelidade à Aliança com Deus. Pesquisar sobre a distribuição de terra no Brasil ou em sua cidade. Uma pessoa da equipe apresentará o resultado da pesquisa.................................20 pontos.

20) Estamos vivendo o Sínodo da Sinodalidade (2024-2025), com o tema: Para uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão. Sintetizar num cartaz, poema ou reflexão, a resposta da pergunta: O que significa ser uma igreja sinodal?........................................................................................................ 20 pontos.

DESAFIOS

Teatro das visões: Cada equipe dramatiza uma das visões mais marcantes de Ezequiel.

Criatividade, figurino e interpretação serão os critérios de avaliação ................40 pontos.

Duelo de oratória: Formar dois grupos unindo as equipes. Cada grupo terá 10 minutos para argumentar com paixão e convicção a favor da “responsabilidade pessoal”, temática central de Ezequiel. Vence a equipe que se sair melhor......................................20 pontos.


https://universo.paulinas.com.br/arquivos/h20240605174119.pdf

Amarelinha Bíblica: Riscar no chão uma amarelinha com 10 partes grandes o suficiente para que pisem nelas várias pessoas (segue abaixo o desenho da amarelinha). Organizar equipes que escolham um representante. Cada equipe deve responder as perguntas sobre Ezequiel. A cada acerto, o representante avançará nas casas da amarelinha. Essa pessoa não pode responder as perguntas somente torcer para a equipe. As perguntas não respondidas passam para a equipe seguinte. Quem chegar antes no número 10 ou no “Céu” vencerá.................................... 20 pontos.




Duelo dos Balões: entregar para cada equipe uma quantidade de balões cheios (se houver muitas várias equipes, que não ultrapasse 5 balões para cada uma). Fazer perguntas referentes ao Livro de Ezequiel, que pode ser respondidas por um representante com a ajuda da equipe. A cada resposta correta pode ser estourado um balão, que vale 20 pontos. A Equipe que estourar todos os balões será a vencedora.

 

TAREFAS RELÂMPAGOS (a Comissão organizadora pode criar outras).

Sugestão

Qual é a música? (Só valem músicas cristãs ou evangélicas). Sugestão de palavras: Bíblia, palavra, viver, Aliança, vocação, missão, profeta, justiça (as tarefas relâmpagos podem ter ajuda da torcida, quando as equipes não souberem responder).

 

Mímicas dos gestos e visões proféticas

No livro de Ezequiel há vários gestos e visões proféticas. Um representante da equipe deve pegar um dos gestos, que será sorteado, e com mímicas, dramatizar para o grupo, esse por sua vez deve descobrir qual gesto ou visão está sendo dramatizada. (A equipe organizadora deve escrever as citações com os gestos proféticos em papeis, que serão dobrados e colocados para o sorteio. O representante lerá os gestos no Livro de Ezequiel para dramatizá-los). Se a equipe também souber seu significado ganha pontos. Sugestão de citações: Ez 3,1-2; 4,3; 4, 12; 4,16; 5,1; 12,3; 24,16- 17; 37,1-2.

Quebra-cabeça de Ezequiel: escrever frases ou descrever imagens do Livro de Ezequiel numa folha de papel, recortar em diferentes formatos criando um quebra-cabeça para ser montado pelas equipes. Aquela que formar mais rápido o quebra-cabeça será vencedora.

Pode ser imagens ou frases iguais ou diferentes para todas as equipes, porém devem ter o mesmo número de peças para montar.

 

Perguntas para a Gincana, a corrida bíblica e o Duelo dos Balões

(pode também servir para outros momentos)

1) Qual o nome do pai do profeta Ezequiel?

2) Qual o nome do rio mencionado no início do Livro de Ezequiel?

3) Qual a provável função de Ezequiel em Jerusalém?

4) Que expressão Deus usa para designar Ezequiel junto ao povo?

5) Ezequiel foi exilado para qual nação?

6) Ezequiel pertencia ao Reino de Israel ou de Judá?

7) Cite 3 visões marcantes que Ezequiel presenciou.

8) Cite 3 gestos proféticos realizados por Ezequiel

9) Ezequiel era casado ou solteiro?

10) Quantos capítulos tem o Livro de Ezequiel?

11) O livro de Ezequiel pertence aos livros.........

12) O que o profeta teve que comer quando recebeu a vocação e a missão de profetizar, em Ez 1-3?

13) No capítulo 16 de Ezequiel, Deus fala de uma mulher que simboliza quem?

14) Cite três nações que receberam do Senhor oráculos de condenação, presente em Ez.

15) Ezequiel foi levantado pelos cabelos e levado ao templo onde viu 25 homens que faziam o quê? (dica: Ez 8)

16) Quem afirma que “não tem prazer na morte de ninguém”?

17) Na grande metáfora no capítulo 16, aparecem duas irmãs de Jerusalém, quem são elas?

18) Que ordem Ezequiel recebeu de Deus ao ver o vale de ossos secos?

19) Em Ez 34, quem o Senhor crítica?

20) No capítulo 40, Ezequiel vê um homem cuja aparência era como bronze e que veio encarregado de fazer o quê?

21) Numa das visões proféticas em Ezequiel 47, o que saiu debaixo do limiar do Templo?

 

Que a Palavra de Deus seja cada vez mais ouvida, aprofundada e atualizada em nossa realidade e que possamos ser profetas e profetisas em nossa realidade!

Serviço de Animação Bíblica/ SAB

 

 

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