Páginas

terça-feira, 19 de setembro de 2023

Irmã Anna Caiazza: “Onde há vida, se gera vida”

 


Em entrevista ao Portal Paulinas, a Superiora geral das Filhas de São Paulo, Irmã Anna Caiazza, fala do Intercapítulo das Paulinas, que acontece em São Paulo, de 5 a 20 de setembro, comenta sobre a sinodalidade, e do maior desafio da Congregação

Irmã Anna Caiaza, Superiora geral das Filhas de São Paulo. Foto: paoline.org

Irmã Anna, o que significa este momento do Intercapítulo das Filhas de São Paulo, aqui no Brasil?

Ir. Anna Caiazza - Bem, este Intercapítulo é um momento muito forte da Congregação porque se situa entre um Capítulo Geral e outro. É um momento, com certeza, de avaliação. Um momento de leitura sapiencial sobre aquilo que Deus faz, mas também é um momento especial porque reúne irmãs delegadas de todo o mundo. Por que no Brasil? Depois da Itália, no Brasil foi a primeira Fundação. Em 1931, vieram as missionárias da Itália para fundar a Congregação no Brasil. Vamos aproveitar este momento, para permanecer e visitar todas as comunidades das Filhas de São Paulo no Brasil.

E sobre o tema deste Intercapítulo, o que dizer? 

Ir. Anna Caiazza - Sim. É sugestivo: "Transformadas pelo Espírito caminhamos juntas para gerar vida". É uma especificação do 11º Capítulo Geral com o tema: “Levanta-te e caminha, confiando na Promessa”. 
O Espírito, gradualmente, nos transforma. Nos transforma na medida em que somos verdadeiramente comunidades fraternas.  E somente, juntas, nós podemos gerar vida. Em nós e em volta de nós. Onde há vida, se gera vida. 

Quem são as participantes do Intercapítulo? As Irmãs do Governo Geral, a Provincial do Brasil, e as outras Irmãs, de onde vieram?

Ir. Anna Caiazza - Vieram dos cinco continentes. De muitas Províncias de diversas circunscrições: Estados Unidos, México, Colômbia, Equador, Argentina, de delegações da África, Ásia, Austrália.  São 36 irmãs. 

Irmãs Paulinas de diversas circunscrições. Foto: paoline.org

Neste momento da Igreja em que se vive a sinodalidade, lembrando que nosso Fundador propunha ser Igreja, viver com a Igreja. Como as Filhas de São Paulo vivem a sinodalidade na vida e na missão?

Ir. Anna Caiazza - O caminho que a Igreja está traçando, neste ano, vem de encontro à tradição paulina. Somos uma Família, de dez institutos. Portanto, temos um itinerário sinodal desde o nosso nascimento. Estamos colaborando com as instituições eclesiais no caminho sinodal. Para nós é reforçar este aspecto. Dom Alberione jamais nos pensou fora da Igreja. A sua motivação era: "In Ecclesia e cun Ecclesia". Na Igreja, e com a Igreja. Mestra Tecla, nossa cofundadora, tinha grande amor ao povo, à Eucaristia, ao Evangelho. Cultivamos este caminho com a Igreja, sempre, sinodalmente, como Família Paulina, e entre nós.

As Filhas de São Paulo utilizam os meios de comunicação para evangelizar. Quais são para elas os maiores desafios, hoje? A inteligência artificial, as fakenews, o aspecto econômico, quais?

Ir. Anna Caiazza - Penso que devemos sempre mais responder à nossa vocação que nos convida a viver e comunicar Jesus Cristo e o Evangelho com os meios de comunicação. Foi o que fizemos, é o que fazemos e o que faremos. Porém, não devemos descuidar da primeira parte que é o fundamento de nossa vocação: viver e comunicar Jesus Cristo. Se a comunicação fosse só questão de instrumentos e tecnologia, bastaria ter o resultado do dinheiro. Porém, o que é importante para nós, é dar alma à comunicação.

O que dizer às Filhas de São Paulo preocupadas com a questão vocacional, não sua, mas para a continuidade da missão?

Ir. Anna Caiazza – Repito o tema do Intercapítulo: "Transformadas pelo Espírito caminhamos juntas para gerar vida". O desafio vocacional é importante, mas devemos sempre nos dar conta que é “a vida que gera vida”. Na medida em que vivemos com alegria nossa vocação, na medida em que vivemos unidas Àquele que nos chamou e por Ele estamos aqui, as vocações virão. Porque verão a nossa vida iluminada pelo Espírito, caminhando juntas, gerando vida.

Nenhum comentário:

Boas vindas!

Você é o visitante!