Páginas

sexta-feira, 18 de agosto de 2023

IV Semana da Vida Religiosa Consagrada



Por Ir. Patrícia Silva, fsp

 No mês vocacional, agosto, entre diversas vocações celebra-se a vocação à vida consagrada. No Brasil, os religiosos consagrados são cerca de 40 mil. Segundo a Agência Fides, em 2021, existiam mais de 630 mil religiosas no mundo.

Diante desta constatação, o Papa Francisco faz uma pergunta: "O que seria da Igreja sem as religiosas e as leigas consagradas? Não se pode compreender a Igreja sem elas".

Palavras do Papa Francisco às religiosas

O papa, que também é religioso jesuíta, vê a presença das consagradas assim: "As religiosas fazem a diferença no espaço que ocupam. Elas acolhem as pessoas com ternura, evangelizam com o coração. A Igreja e o mundo de hoje necessitam com urgência de seu testemunho. Encorajo todas as consagradas a discernir e a escolher o que convém para a sua missão diante dos desafios do mundo em que vivemos.” 

O Papa exorta as religiosas a continuar trabalhando, especialmente junto dos pobres, dos marginalizados, no meio dos povos indígenas, ao lado dos meninos de rua, nos vilarejos onde faltam alimentos e medicamentos, entre migrantes, marginalizados e desempregados, junto às vítimas do tráfico. E lembra “sua grande contribuição intelectual e civil: há religiosas e consagradas lecionando em universidades, participando de cúpulas internacionais sobre o meio ambiente e atuando para mediar crises políticas”. (Vatican News, 01/02/2022).

IV semana da vida consagrada em sintonia com o Ano Vocacional

A presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Irmã Eliane Cordeiro de Souza, diz que é "com muita gratidão e alegria, que prepara a IV Semana da Vida Consagrada, de 20 a 26 de agosto de 2023, como Família CRB Nacional".

O tema e o lema da IV Semana são os mesmos do III Ano Vocacional “Vocação: Graça e Missão” e “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33).

O terceiro Ano Vocacional do Brasil celebra os 40 anos do primeiro ano vocacional que aconteceu em 1983, cujo lema foi, “Vem e segue-me”. Em 2003, há 20 anos, celebrou-se o 2º Ano Vocacional do Brasil, com o tema “Batismo, fonte de todas as vocações”. 

Inspirado no Evangelho de São Lucas 24, “Corações ardentes, pés a caminho”, o 3º Ano Vocacional lembra o encontro e a caminhada de Jesus com os discípulos de Emaús. Significa que damos continuidade a toda esta caminhada bonita que se faz na promoção de todas as vocações e ministérios a serviço do evangelho na Igreja.

Em carta dirigida a todos e todas religiosos (as), a presidente da CRB fala da motivação para esta celebração: "É um belo momento para agradecer nossa vida e vocação, neste significativo Ano Jubilar. É grande o desejo de compartilhar e ressignificar nossa vida consagrada, no discipulado de Jesus e no serviço aos empobrecidos".

CRB 70 Anos – Memória, Mística, Profecia e Esperança 

O Ano Jubilar dos 70 anos da CRB Nacional, foi declarado aberto na Assembleia Geral Ordinária, que aconteceu na Casa Dom Luciano, em Brasília (DF), dia 12 de abril de 2023, em uma Celebração Eucarística, presidida pelo Padre Leonardo da Silva Costa. 

O Ano Jubilar tem como tema: CRB 70 Anos – Memória, Mística, Profecia e Esperança, e o lema: “Permanecei no meu Amor” (cf. Jo 15,9),O evento reuniu líderes e representantes de congregações religiosas, diretores, conselheiros e assessores. 

A abertura oficial foi proclamada com entusiasmo pela presidente da CRB, Irmã Elaine Cordeiro de Souza, que enfatizou o amor sem medidas das (os) religiosas (os) ao Projeto do Reino, e o cuidado com a Vida nestes 70 anos de história. 

O encerramento das atividades deste ano será em Fortaleza (CE), de 30 de maio a 02 de junho de 2024, com um momento de reflexão, celebração e projeção para o futuro.

Os 70 anos da CRB Nacional é um convite para que os religiosos se unam em gratidão, renovando o compromisso com sua missão de servir e promover a esperança de um mundo melhor. 

O Ano Jubilar quer ser um espaço de memórias vivas, onde a mística e a profecia se entrelaçam.

Programação da Semana da Vida Consagrada 2023

A CRB Nacional desenvolve a seguinte programação:

20 de agosto (domingo) - às 08h
Celebração Eucarística de Abertura Nacional
Santuário Nacional de Aparecida
Transmitida pela TV Aparecida, com a participação da Regional São Paulo

22 de agosto - terça-feira - às 19h30
Live: Espiritualidade Juvenil
com Frei Rubens Nunes da Mota e Ir Renata Lisboa
Transmitida pelo YouTube da CRB/Nacional

23 de agosto - quarta-feira - às 19h30
Live: Espiritualidade Contemplativa
com Ir. Cristina Gianni Salla 
Transmitida pelo YouTube da CRB/Nacional

24 de agosto - quinta-feira - às 19h30
Live: Espiritualidade Missionária
com Ir. Annette Havenne
Transmitida pelo YouTube da CRB/Nacional

Uma semana em sinodalidade

Há muitas pessoas que esperam e precisam da escuta, da atenção e testemunho das religiosas consagradas. 

O caminho da vida consagrada, como o caminho de Emaús, é o caminho da Igreja em saída, da sinodalidade. A vida religiosa inserida no mundo enfrenta muitos desafios, mas com sua mística e profecia, não apenas interpela os grandes ídolos da sociedade, mas aponta outros caminhos por onde, sem a febre do consumo, a ilusão do poder e a idolatria do prazer, há a felicidade de amar, de servir, de dar a vida.

O Papa Francisco convida a rezar "pelas mulheres religiosas consagradas, agradecendo-lhes a sua missão e a sua coragem, para que continuem encontrando novas respostas aos desafios do nosso tempo. Obrigado por quem são, pelo que fazem e pelo modo como o fazem", conclui o Papa. 

Confira a fala da Presidente da CRB Nacional, Irmã Eliane Cordeiro, sobre a IV Semana da Vida Religiosa Consagrada



Nenhum comentário:

Boas vindas!

Você é o visitante!