Páginas

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Libertação e diálogo é tema da vencedora do Prêmio Soter-Paulinas

O Concurso de Teses Doutorais foi vencido por Paulo Agostinho Nogueira Batista, aluno do PPGCIR da Universidade Federal de Juiz de Fora. e orientada pelo Prof. Dr. Faustino Teixeira, ou seja, da mesma Universidade e do mesmo orientador que ganhou sua primeira edição em 2009.
O anúncio das 13 teses finalistas do Prêmio Soter-Paulinas de teses doutorais (veja abaixo) movimentou a noite de quarta-feira, véspera do encerramento do 23º Congresso Internacional da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (Soter), que reuniu teólogos e cientistas da religião para discutir o tema Religiões e Paz Mundial, de desde o dia 12 de julho, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).

As 13 teses concorrentes enviadas pelas Faculdades de Teologia e Programas de Pós-Graduação em Teologia e Ciências da Religião brasileiros foram apresentadas pelos professores doutores Afonso Maria Ligório Soares, presidente da Soter, Vera Bombonatto, das Edições Paulinas, Ronaldo Cavalcante, da Universidade Mackenzie, e Flávio Senra, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

A mesa informou que os avaliadores escolheram, a partir de critérios que atestam sua qualidade de pesquisa. Após o anúncio das teses concorrentes, foi informada como vencedora a tese Libertação e diálogo: a articulação entre a Teologia da Libertação e a Teologia do Pluralismo Religioso em Leonardo Boff, de Paulo Agostinho Nogueira Batista, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), orientada pelo professor Faustino Luís Couto Teixeira.

Após o anúncio e a entrega de prêmios aos concorrentes, passou-se ao lançamento do livro A Mística do Coração; a Senda Cordial de Ibn Arabi e João da Cruz, de Carlos Frederico Barboza de Souza, resultante da tese Religio cordis: um estudo comparado sobre a concepção de coração em Ibn’ Arabi e João da Cruz, apresentada na mesma universidade e orientada pelo mesmo catedrático. Autor e orientador falaram sobre o doutorado e a obra trazida a lume, e foram cumprimentados à saída. Feliz, Teixeira sorriu e disse: “São os meninos!”

As 13 teses finalistas do Prêmio Soter Paulinas de teses doutorais em ordem alfabética por autor:

1) Recomposições identitárias na integração religiosa e cultural da igreja messiânica no Brasil - Andrea Tomita – Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)

2) Cristianismo e pluralismo religioso: o face a face das religiões na obra de Claude Geffré - Carlos Antonio da Silva – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

3) Religião e sertão: a vida, a palavra e o sagrado como veredas de leitura teológico-literária para a obra de J. Guimarães Rosa - Clademilson Fernandes Paulino da Silva – Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)

4) A relevância teológica da história e a relevância histórica da teologia na teologia da libertação latino-americana - Claudinei Jair Lopes – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

5) Edith Stein e as questões de gênero. Perspectiva fenomenológica e teológica - Clélia Peretti – Escola Superior de Teologia (EST-RS)

6) Literatura de auto-ajuda cristã: em busca da felicidade ainda na terra e não só para o céu - Daniela Borja Bessa – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

7) São Longuinho em Freguesia: a dinâmica de uma devoção - Elam de Almeida Pimentel – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

8) Anseio por andar diferente; leitura popular da Bíblia na ótica da hermenêutica feminista crítica de libertação - Isabel Aparecida Félix – Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)

9) Ser nascido na Vida: A fenomenologia da Vida de Michel Henry e sua contribuição para a clínica - Karin Hellen Kepler Wondracek - Escola Superior de Teologia (EST-RS)

10) Natureza irreal ou fantástica realidade? Uma reflexão sobre a melancolia religiosa e suas expressões simbólicas na obra de Hieronymus Bosch - Lilian Wurzba Ioshimoto – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

11) O espaço da coexistência. Estudo interdisciplinar sobre ética socioambiental à luz da teologia da criação-salvação, articulada criticamente com o paradigma ecológico e com o conceito geográfico de espaço - Lúcio Flávio Ribeiro Cirne – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

12) Libertação e diálogo: a articulação entre a Teologia da Libertação e a Teologia do Pluralismo Religioso em Leonardo Boff - Paulo Agostinho Nogueira Batista – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

13) O jornal Brasil, Urgente: Experiência de esquerda no catolicismo brasileiro (1963-1964) - Wellington Teodoro da Silva – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

A reportagem é de Antonio Carlos Ribeiro e publicada pela Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (ALC), 17-07-2010.

Nenhum comentário:

Boas vindas!

Você é o visitante!