A expectativa é de que o número dos participantes chegue a 600. A instalação da Assembleia foi feita pela presidente da CRB, Irmã Márian Ambrósio, que saudou os participantes. Realizada a cada três anos, a Assembleia da CRB tem como tema este ano: “de olhos fixos em Jesus” e traz, entre seus objetivos, o de “avançar no processo de reflexão sobre a Vida Religiosa Consagrada hoje e vivenciar e testemunhar a comunhão e a esperança”.
“Nossa Assembleia tem três focos:
1) indicar o horizonte e as prioridades para o próximo triênio;
2) eleger as pessoas para cumprir as funções exigidas pela CRB e
3) dar início a um processo de busca de novo modelo de organização e gestão”, explicou irmã Márian.
O presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, dom Esmeraldo Farias de Barreto, e o bispo referencial da CRB, dom Leonardo Ulrich Steiner, participam do encontro. Marcam presença também a presidente da União Internacional das Superioras Gerais, Irmã Loiri Lazzarotto; a presidente da União das Superioras Gerais do Brasil, Irmã Maria Inês Vieira Ribeira, e o presidente da Confederação Latino-americana e Caribenha de Religiosos, padre Paulo Petry.
Para dom Esmeraldo, a assembleia da CRB expressa comunhão dos religiosos com toda a Igreja, bem como é oportunidade de reavivarem a opção pelos pobres e a dimensão missionária de sua vocação.“A assembleia expressa a comunhão não só entre as Congregações da CRB, mas também com a Igreja no Brasil”, disse dom Esmeraldo. “A assembleia torna viva a opção pelos pobres, que precisa ser reavivada na vida religiosa, e impulsiona a vida religiosa a se abrir para a missão”, acrescenta o bispo.
A CRB reúne, atualmente, 507 unidades jurisdicionais, que representam as Congregações e Ordens religiosas.
No Brasil, segundo dados da CRB, há 30.862 religiosos. Deste número, 23.220 são mulheres.
A Assembleia está sendo transmitida ao vivo pela internet.
O evento acontece no Colégio Santo Antônio, Quadra 911 Sul, em Brasília, até a quinta-feira, 22.
Nenhum comentário:
Postar um comentário