Páginas

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Novo Bispo de Tubarão (SC)

Pe. João Francisco Salm

O anúncio oficial foi feito pelo Papa Bento XVI nesta manhã, às 7h, no horário de Brasília. A Diocese de Tubarão estava vacante desde o dia 28 de setembro de 2011, quando Dom Wilson Tadeu Jönck, então bispo de Tubarão, foi nomeado Arcebispo de Florianópolis. Nesse período, Pe. Sérgio Geremias assumiu a função de administrador diocesano.

Na manhã de hoje (26), às 10h, Pe. João Francisco Salm concederá entrevista coletiva na Cúria Metropolitana. A sua ordenação como bispo e a posse na nova diocese ainda não foram definidas, mas deve se realizar nos próximos dois meses.

Perguntado sobre como assume essa nova missão, Pe. Salm informou: “Recebo com uma atitude de fé. Espero ser a resposta de Deus às orações do povo da Diocese de Tubarão”.

Pe. Salm tem 59 anos e é padre há 33 anos. A maior parte do seu ministério presbiteral foi dedicada a formação de novos presbíteros, atuando nos seminários da Arquidiocese. Mas também foi coordenador de Pastoral e pároco.

Em 2011, com a nomeação de Dom Murilo Krieger para arcebispo de Salvador, assumiu a função de administrador da Arquidiocese de Florianópolis, função que desempenhou por oito meses.

Tubarão é uma das dez dioceses do Estado. Ela foi criada pelo Papa Pio XII, em 1955, desmembrada Arquidiocese de Florianópolis e abrangia todo o sul do Estado de Santa Catarina. Mais tarde cedeu parte do seu território para a criação da Diocese de Criciúma.

Nenhum comentário:

Boas vindas!

Você é o visitante!