A 49ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) teve início na manhã desta quarta-feira, em Aparecida (170 km de São Paulo), e segue até o dia 13.
Segundo informa a Sala de Imprensa da CNBB, o evento acontece pela terceira vez no Santuário Nacional de Aparecida. As duas anteriores, 2ª e 8ª, aconteceram nos anos de 1954 e 1967.
Temas
Dois temas centrais estão em pauta neste ano: as eleições da nova presidência da CNBB e Comissões Episcopais, e a aprovação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) para o quadriênio (2011-2015).
Local
Desta vez o evento ocupa, temporariamente, o espaço do Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, ao lado do Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP).
Participantes
Os mais de 300 bispos presentes na Assembleia estão hospedados em quatro hotéis da cidade, próximos ao Santuário Nacional.
Impressões sobre o novo local
Impressões sobre o novo local
O subsecretário adjunto geral da CNBB, padre Antônio Silva da Paixão, disse estar animado com o local da Assembleia, principalmente porque o novo local trouxe o evento para junto do povo.
“O ambiente é muito acolhedor e, ao lado disso, tem toda a mística própria do lugar que vai favorecer o desenvolvimento desta Assembleia. Ao mesmo tempo temos outra riqueza que é a proximidade com os romeiros que vêm de todas as partes do Brasil em busca das bênçãos de Nossa Senhora Aparecida”, disse.
O reitor do Santuário Nacional de Aparecida, padre Darci José Nicioli, antecipou o andamento dos trabalhos da estrutura fixa da Assembleia Geral da CNBB, que, segundo ele, deverá começar a ocupar o novo espaço a partir de 2013.
“A estrutura física da Assembleia está sendo construída na Cidade do Romeiro, que fica a 800 metros da Basílica. São 180 mil metros quadrados e 330 apartamentos que deverão hospedar todos os envolvidos com o evento. Em 2015 toda a estrutura estará concluída”, antecipou o reitor.
Palavras do presidente da CNBB
Em seu pronunciamento de abertura da assembleia, o presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha, considera que foi acertada a decisão de trazer o evento para Aparecida.
Segundo o prelado, “aos pés da Padroeira do Brasil”, “acolhidos sob seu manto materno, experimentaremos o fervor dos romeiros que acorrem ao Santuário Nacional”.
Dom Geraldo Lyrio agradeceu aos jesuitas por terem recebido a CNBB na Vila Kostka, em Itaici, desde 1974. “No casarão da Vila Kostka, os jesuítas sempre nos acolheram com espírito eclesial e nos serviram com dedicação e amor”.
O arcebispo de Aparecida, cardeal Raymundo Damasceno Assis, em nome da arquidiocese e do Santuário, agradeceu a presença dos bispos e de todos os colaboradores. “Sei que teremos uma assembleia memorável”, disse.
(Fonte: Zenit)
Nenhum comentário:
Postar um comentário