Páginas

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Dom João Braz é o novo prefeito para a Vida Consagrada

Bento XVI nomeia arcebispo de Brasília, Dom João Braz de Aviz , como prefeito no Vaticano

O papa Bento XVI nomeou o arcebispo de Brasília, Dom João Braz de Aviz, como novo prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica. De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a nomeação ocorreu em 14 de dezembro, mas só foi anunciada na terça-feira (4), pelo Boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé.
Dom João sucederá o cardeal francês Franc Rodé, que pediu renúncia da função por limite de idade. Ele tem 76 anos e, segundo prevê o Código de Direito Canônico, só pode ocupar a posição até os 75 anos.
Dom João Braz de Aviz
Nascido em Mafra (SC), em 24 de abril de 1947, Dom João  foi bispo auxiliar da arquidiocese de Vitória (ES), bispo de Ponta Grossa (PR) e arcebispo de Maringá (PR). Em 28 de janeiro de 2004 foi nomeado arcebispo de Brasília.
Dom João Braz vai coordenar o trabalho da Congregação que se ocupa das Ordens e Congregações Religiosas, com os Institutos seculares, as Sociedades de Vida Apostólica, a Vida Eremítica, as Virgens Consagradas e suas associações e com as novas formas de Vida Consagrada.


Nota da CNBB
Com jubilosa satisfação a CNBB recebeu a notícia de que o Papa Bento XVI nomeou Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, nosso caro irmão no episcopado, Dom João Braz de Aviz.
Membro da CNBB desde 1994, Dom João, atualmente Arcebispo de Brasília/DF, Presidente do Regional Centro-Oeste da CNBB, membro do Conselho Permanente da CNBB e Vice Presidente das Edições CNBB, assumirá a grande responsabilidade de, em Roma, coordenar o trabalho da Congregação que se ocupa das Ordens e Congregações Religiosas, com os Institutos seculares, com as Sociedades de Vida Apostólica, com a Vida Eremítica, com as Virgens Consagradas e suas associações e com as novas formas de Vida Consagrada.
Por tudo isso, ao agradecermos a S.S. o Papa Bento XVI pela escolha de um dos membros da nossa Conferência Episcopal, nos unimos para saudar nosso prezado irmão Dom João e, em nome da CNBB, expressar-lhe nossa gratidão pelos bons serviços prestados à Igreja no Brasil.
Dom João pode contar com nossa oração para que Aquele que o chamou, faça dar frutos o trabalho que, doravante, empreenderá, junto ao Sucessor de Pedro, em favor de toda a Igreja, à frente do importante dicastério que lhe é confiado.
Brasília, 04 de janeiro de 2011
Presidência da CNBB

Dom Geraldo Lyrio Rocha
Presidente

Dom Luis Soares Vieira
Vice-presidente

Dom Dimas Lara Barbosa
Secretário-Geral

Nenhum comentário:

Boas vindas!

Você é o visitante!