Páginas

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Faleceu Dorina da Fundação Dorina Nowill para Cegos

A pedagoga Dorina de Gouvêa Nowill, criadora da Fundação para o Livro do Cego no Brasil, morreu no domingo, 29, aos 91 anos, vítima de uma parada cardíaca. Ela estava internada em São Paulo havia 15 dias devido a uma infecção. Cega desde os 17 anos em decorrência de uma infecção ocular, Dorina cirou em 1946 a fundação com o objetivo de produzir e distribuir livros em Braille para que deficientes visuais como ela pudessem estudar. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.
Em 1991, a fundação ganhou seu nome. Dorina era casada há 60 anos com o advogado Edward Hubert Alexander Nowill, que ela conheceu nos Estados Unidos, e deixa cinco filhos, 12 netos e três bisnetos. De acordo com a neta da pedagoga Martha Nowill, 29 anos, o enterro será realizado nesta segunda-feira no cemitério da Consolação, na região central de São Paulo. O velório ocorrerá a partir das 8h e se estenderá até as 16h na sede da fundação, na Vila Clementino.

Nota do diretor-presidente voluntário da Fundação
Caros amigos,
É com enorme tristeza que comunicamos o falecimento de nossa fundadora e presidente emérita, Dorina de Gouvêa Nowill, ocorrido neste domingo, 29 de agosto de 2010, às 19h30, de falência múltipla dos órgãos.
O velório, aberto ao público e a imprensa acontece nesta segunda-feira, 30 de agosto de 2010, a partir das 8h, na sede da Fundação Dorina Nowill para Cegos, na Rua Dr. de Diogo de Faria, nº558, Vila Clementino, em São Paulo, e o sepultamento acontecerá no Cemitério da Consolação, às 16h.
Dorina estava com 91 anos de idade e era daquelas brasileiras que nos faziam acreditar no Brasil. Perseverança, compaixão e paciência são as lições deixadas por esta paulistana, que cega aos 17 anos enxergava o mundo com os olhos da alma.
Ficam a saudade e os exemplos como guias para a continuidade do trabalho iniciado e desenvolvido por Dorina em mais de seis décadas.
Nesta ocasião, expressamos também nossa gratidão pelas condolências recebidas e reiteramos nosso compromisso, assumido ano após ano, com o desenvolvimento e a inclusão social da pessoa cega e com baixa visão em nossa sociedade.

São Paulo, 29 de agosto de 2010
Alfredo Weiszflog, diretor-presidente voluntário
Fundação Dorina Nowill para Cegos


Dorina viu
é o título do livro de Paulinas, sobre Dorina
A história cheia de vida e determinação de Dorina Nowill em um livro gostoso de ler e de ver. Texto e ilustrações estão também em braile, para que crianças, que enxergam ou não, leiam e comprovem que as diferenças podem conviver em harmonia.

Nenhum comentário:

Boas vindas!

Você é o visitante!