Páginas

segunda-feira, 23 de março de 2009

SIMPÓSIO

O APÓSTOLO PAULO E A EVANGELIZAÇÃO NAS GRANDES CIDADES


Apresentação

O Apóstolo Paulo abriu fronteiras ao Evangelho, sem pôr limites geográficos ou étnicos. Foi o primeiro a enfrentar o desafio de evangelizar os grandes centros urbanos, vendo o rompimento com a sinagoga como ação do Espírito. E pode ser considerado pioneiro na tentativa bem-sucedida de inculturar a mensagem do Jesus das aldeias da Galiléia nos grandes centros urbanos do Império. Este simpósio é luz para a difícil tarefa de evangelizar nas grandes cidades, com seus gritantes contrastes. Trata-se de pressentir o que faria Paulo, a fim de somar esforços para uma ação pastoral ecumênica eficiente e eficaz. Finalmente, trata-se de descobrir que tipo de eclesiologia e ministérios brota dos ensinamentos e da prática do apóstolo Paulo.

Programação

DIA 24/03/2009 (terça-feira)das 19h às 19h10

Boas-vindas em nome da Família Paulina

das 19h10 às 19h30 ABERTURA OFICIAL: Dom Odilo SchererImportância do Ano Paulino

das 19h30 às 20h20PALESTRA: Estratégia e metodologia pastoral de Paulo nas grandes cidades de seu tempo: inspirações para a evangelização hoje.

10 minutos para perguntas.

PALESTRANTE: Membro do Centro Bíblico VerboPalestra a cargo do Centro Bíblico Verbo, espaço de desenvolvimento de leitura exegética, comunitária, ecumênica e popular da Bíblia e centro de cursos regulares de formação.

das 20h30 às 21h20

PALESTRA: Paulo e a comunicação do evangelho em seu tempo e na cultura da comunicação atual (relacionando com o contexto das metrópoles de hoje)10 minutos para perguntas.

PALESTRANTE: Joana T. Puntel, fspJornalista, doutora em Ciências da Comunicação, coordenadora de cursos do SEPAC, professora, membro da Comunicação de Reflexão do Setor de Comunicação da CNBB e autora do livro Cultura midiática e Igreja, uma nova ambiência, entre outros.


DIA 25/03/2009 (quarta-feira)

das 19h30 às 20h20

PALESTRA: Paulo e a desigualdade nos centros urbanos10 minutos para perguntas.

PALESTRANTE: Paulo Augusto de Souza NogueiraDoutor em Teologia, professor titular de pós-graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo. Além de docente, é pesquisador nas áreas de Teologia e Ciências da Religião, com ênfase em judaísmo antigo, história social e literatura do cristianismo primitivo e crenças apocalípticas.

das 20h30 às 21h20

PALESTRA: Paulo, liberdade, diversidade e ecumenismo na cultura pluralista de seu tempo e de hoje10 minutos para perguntas.

PALESTRANTE: Pedro Lima VasconcellosBacharel em Teologia, mestre em Ciências da Religião e doutor em Ciências Sociais. É professor assistente e doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e de outros Institutos de Teologia do Estado. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Novo Testamento.


DIA 26/03/2009 (quinta-feira)

das 19h30 às 20h20

PALESTRA: A formação dos discípulos missionários no mundo urbano à luz do Apóstolo Paulo10 minutos para perguntas.

PALESTRANTE: Mathias GrenzerDoutor em Teologia Bíblica, professor na Faculdade de Teologia da PUC-SP, Faculdade de Teologia do Unisal (Pio XI) e Faculdade de Filosofia e Teologia Paulo VI. Atua na área do estudo bíblico popular e publicou sete livros por Paulinas, além de diversos artigos em periódicos científicos.

das 20h30 às 21h20

PALESTRA: Eclesiologia e ministérios na experiência de Paulo e de suas comunidades: inspirações para hoje e luzes para a aplicação do Documento de Aparecida nessa área

10 minutos para perguntas.

PALESTRANTE: José Comblin

Sacerdote há 61 anos, nasceu em Bruxelas, Bélgica, e reside há vários anos no interior da Paraíba. Doutor em Teologia, trabalha na América Latina desde 1958. Teólogo de larga experiência, lecionou no Equador, Chile e Brasil e é muito requisitado para cursos e assessoria em vários países latino-americanos. É autor de vasta obra bibliográfica.


Ficha de inscrição

Simpósio: O apóstolo Paulo e a evangelização nas grandes cidades

Entrada gratuita / Vagas limitadas

( ) 24/03/2009 ( ) 25/03/2009 ( ) 26/03/2009

Nome (legível):........................................................ (este nome irá para o certificado)

Sexo: Masculino ( ) Feminino ( ) CPF:...........................................Endereço:.......................................................................................................Bairro:................................ Cidade:....................................... Estado:.............CEP: .....................................Tel.:............................ Cel.: .......................... E-mail: ....................................Formação acadêmica: ......................................................................................

Enviar esta ficha para:


CENTRO VOCACIONAL PAULINO

Caixa Postal 2.534CEP 01060-970São Paulo – SP

ou envie os dados acima para:


Obs.: O certificado será online e apenas para quem participar do evento nos três dias.


Local do evento

FAPCOM

Rua Major Maragliano, 191

Vila Mariana - São Paulo - SP


Informaçõeswww.paulinos.org.br ou


Tel.: (11) 5087-3700

Organização:Família Paulina

Nenhum comentário:

Boas vindas!

Você é o visitante!