Páginas

domingo, 4 de agosto de 2013

Doação do papa aos moradores da favela

Papa Francisco ofereceu 20 mil euros aos moradores da favela de Varginha, localizada no Complexo de Manguinhos, Rio de Janeiro, que visitou há uma semana, no Brasil.

O coordenador da Pastoral das Favelas na Arquidiocese do Rio, monsenhor Luiz Antônio Lopes, explicou à Rádio Catedral que o dinheiro será investido em diálogo com os moradores desta comunidade.

"Foi uma doação bem prática. O dinheiro vai chegar até às mãos da Igreja, e, através de reuniões com a comunidade católica do local e com as lideranças, vamos decidir o que será melhor para a comunidade”, assinala o responsável.
O sacerdote apresenta como hipóteses a construção de uma creche ou a melhoria do saneamento básico.
“Isso irá beneficiar todos mais do que fazer um monumento", justificou.

Monsenhor Luiz Lopes recordou que, em 1980, João Paulo II visitou a favela do Vidigal e deixou como presente um anel: o gesto teve um simbolismo tão forte que o anel não foi vendido e ficou exposto no Museu de Arte Sacra.
Na sua passagem pela favela da Varginha, onde visitou a casa de uma família local, o Papa Francisco lançou um apelo à superação das “intoleráveis desigualdades" sociais e econômicas e da “cultura do descartável”.

“Ninguém pode permanecer insensível às desigualdades que ainda existem no mundo”, disse, no campo de futebol da comunidade local, perante milhares de pessoas.

O Papa justificou a visita à favela com a vontade de “bater em cada porta, dizer ‘bom dia’, pedir um copo de água fresca, beber um ‘cafezinho’, não um copo de cachaça, falar como a amigos de casa, ouvir o coração de cada um, dos pais, dos filhos, dos avós”, e provocou o riso dos presentes.
Fonte: Agência Ecclesia

Nenhum comentário:

Boas vindas!

Você é o visitante!