Páginas

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Tema para o 49º Dia Mundial da Paz

"Vence a indiferença e conquista a paz" é o tema da mensagem para o 49º Dia Mundial da Paz, instituído por Paulo VI e celebrado todos os anos em primeiro de janeiro, enviada pelo Papa a todos as chancelarias do mundo, a fim de traçar a linha diplomática da Santa Sé para o ano que se inicia.

A terceira mensagem do Dia Mundial da Paz do Papa Francisco chama a atenção para a "indiferença perante as pragas do nosso tempo”, “uma das principais causas da falta de paz no mundo", afirma o Papa.  

“A indiferença hoje – lê-se no comunicado difundido pelo Pontifício Conselho Justiça e Paz - é muitas vezes ligada a diversas formas de individualismo que levam ao isolamento, ignorância, egoísmo e, portanto, à falta de empenho. O aumento de informações não significa de per si aumento de atenção aos problemas, se não for acompanhado por uma abertura das consciências em sentido solidário. Para isso é indispensável o contributo da família, da escola, de operadores culturais, dos media, mas também dos intelectuais e dos artistas”, destaca.

“Só se pode vencer a indiferença, enfrentando juntos este desafio”, afirma o comunicado do Dicastério chefiado pelo cardeal Turkson. "A paz deve ser conquistada: não é um bem que se obtém sem esforços, sem conversão, sem criatividade e sem dialética”.  Trata-se, portanto, “de sensibilizar e formar ao sentido de responsabilidade em relação às graves questões que afligem a família humana, como o fundamentalismo e seus massacres, as perseguições por causa da fé e de pertença étnica, as violações da liberdade e dos direitos dos povos, o abuso e a escravidão das pessoas, a corrupção e o crime organizado, as guerras que causam o drama dos refugiados e dos emigrantes forçados”.

Este trabalho de sensibilização e de formação olhará também “às oportunidades e possibilidades para combater esses males: o amadurecimento de uma cultura da legalidade e a educação ao diálogo e à cooperação, que neste contexto, são formas fundamentais de relação construtiva”.

Uma área na qual se pode “construir a paz cotidianamente superando a indiferença é aquela das formas de escravidão presentes no mundo de hoje" às quais foi dedicada a Mensagem para o Dia Mundial da Paz de 2015: "Não mais escravos, mas irmãos".  É necessário levar adiante esse compromisso, com maior consciência e colaboração”, afirma o comunicado. "A paz é possível lá onde o direito de cada ser humano é reconhecido e respeitado, segundo a liberdade e a justiça".

A Mensagem de 2016, portanto, pretende ser "um ponto de partida para todas as pessoas de boa vontade, àquelas que atuam na educação, na cultura e nos meios de comunicação, para que ajam, cada uma segundo suas próprias possibilidades e de acordo com as melhores aspirações, para construírem juntas um mundo mais consciente e misericordioso e, portanto, mais livre e mais justo”.

Nenhum comentário:

Boas vindas!

Você é o visitante!