Páginas

quarta-feira, 13 de março de 2013

Habemus Papam! Francisco


Temos Papa!

O conclave elegeu nesta quarta-feira (13) o cardeal Jorge Mario Bergoglio, argentino, como novo Papa, sucessor de Bento XVI à frente da Igreja Católica Apostólica Romana.

O nome do escolhido pelos 115 cardeais foi anunciado pelo mais velho dos cardeais-diáconos, o francês Jean-Louis Tauran.

Bergoglio, de 76 anos, escolheu se chamar Papa Francisco.

A decisão surpreendeu, pois o argentino, citado inicialmente, não aparecia nas últimas listas de favoritos.
O novo pontífice apareceu  na varanda central da Basílica de São Pedro para dar sua primeira bênção 'Urbi et Orbi' (para a cidade de Roma e para o Mundo). Surpreendeu. Primeiro, pediu orações e rezou com o povo que se encontrava na Praça São Pedro, pelo papa emérito Bento XVI. Em seguida, pediu que o povo o abençoasse e fizesse, em silêncio, uma oração por ele. Depois, abençoou todo o povo.

A fumaça branca apareceu por volta das 19h08 locais (15h08 de Brasília), e foi recebida com festa pela multidão que tomava a Praça de São Pedro. Os sinos da Basílica de São Pedro tocaram.

Breve perfil de Francisco
Nascido em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, na Argentina, Jorge Mario Bergoglio formou-se engenheiro químico, mas escolheu posteriormente o sacerdócio, entrando para o seminário em Villa Devoto. Em março de 1958, ingressou no noviciado da Companhia de Jesus (jesuítas). Em 1963, ele estudou humanidades no Chile, retornando posteriormente a Buenos Aires.

Entre 1964 de 1965, Bergoglio foi professor de literatura e psicologia no Colégio Imaculada Conceição de Santa Fé e, em 1966, ensinou as mesmas matérias em um colégio de Buenos Aires. De 1967 a 1970, estudou teologia.

Em 13 de dezembro de 1969, foi ordenado sacerdote.

O novo pontífice, jesuíta de 76 anos, é o 266º papa da Igreja Católica e o primeiro nascido na América Latina. Ele sucede Bento XVI, que renunciou em fevereiro.

O anúncio da escolha foi feito pelo cardeal Protodiácono (primeiro dos diáconos), o francês Jean-Louis Tauran.

O novo pontífice foi o segundo mais votado no conclave de 2005, no qual foi eleito Joseph Ratzinger, Bento XVI.



Nenhum comentário:

Boas vindas!

Você é o visitante!