Páginas

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

SÍNODO: O cunho missionário deve marcar a XIII Assembleia

Secretário geral do Sínodo dos Bispos, Dom Nikola Eterovic

 "Ide em todo o mundo e proclamai o Evangelho a todas as criaturas" (Mc 16,15). Com estas palavras do Senhor Jesus ressuscitado, da parte conclusiva do Evangelho de São Marcos, começa o tempo da missão da Igreja. Ela existe para evangelizar, para anunciar sempre e em todo lugar a Boa Nova a todos os homens de boa vontade. O mandato permanece o mesmo, como o mesmo é Jesus Cristo 'ontem, hoje e sempre' (Hb 13,8), e seu Evangelho, embora mudem os destinatários e as condições sociais, culturais, políticas e religiosas em que vivem.

O mandato missionário do Senhor glorificado, vitorioso sobre o pecado e a morte, marcará também a atividade da  XIII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos". Foi o que reiterou o Secretário geral do Sínodo dos Bispos, Dom Nikola Eterovic, ilustrando aos jornalistas o andamento da XIII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que se realiza no Vaticano de 7 a 28 de outubro, com o tema "A nova evangelização para a transmissão da fé cristã".

Comentando os dois aspectos do tema sinodal, Dom Eterovic destacou que "o objetivo da nova evangelização é a transmissão da fé. Por outro lado, processo da transmissão da fé, que em muitos casos encontra hoje impedimentos de vários tipos, se realiza no âmbito da nova evangelização".
O Santo Padre preside quatro celebrações litúrgicas: a solene concelebração eucarística de 7 de outubro, com a qual abriu o Sínodo dos Bispos, durante a qual o Papa declarou doutores dois santos da Igreja: São João D'Avila e santa Hildegarda de Bingen.

Os trabalhos sinodais terminarão domingo, 28 de outubro, com a concelebração eucarística de todos os Padres sinodais e sacerdotes que participaram da Assembleia.

Domingo, 21 de outubro, Dia Mundial das Missões, o Sumo Pontífice preside a Santa Missa de canonização de 7 bem-aventurados.

Terá significado especial a Eucaristia de 11 de outubro, por ocasião do 50° aniversário do início do Concílio ecumênico Vaticano II e do 20° da promulgação do Catecismo da Igreja Católica. Nesta ocasião, o Santo Padre Bento XVI dará início ao Ano da fé, que será encerrado na solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, em 24 de novembro de 2013. 

Fonte: Agência Fides

Nenhum comentário:

Boas vindas!

Você é o visitante!