Páginas

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Paulinas - 97 anos de comunicação

Um pouco de história
Com origem em 15 de junho de 1915, em Alba, Itália,  as Paulinas  (também chamadas Filhas de São Paulo), dedicam sua vida a Jesus Cristo e têm como missão “viver e comunicar Jesus Cristo” às pessoas, com os meios de comunicação.
No nome Filhas de São Paulo (Paulinas) está implícita a profunda relação que as une a são Paulo. Sob a proteção do Apóstolo, e com o seu mesmo espírito, as Irmãs se empenham em viver e anunciar Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida no mundo da comunicação. Nele, a vida, a espiritualidade e a missão encontram inspiração e modelo. 


O Fundador desta instituição, e da Família Paulina, foi o bem-aventurado Tiago Alberione.
A primeira religiosa paulina foi Mestra Tecla Merlo.

Em 1926, começou a expansão de Alba para Roma e outras numerosas cidades italianas, para abrir livrarias e visitar famílias com a missão de evangelizar com os meios de comunicação.

Em 1931, são enviadas as primeiras paulinas para o exterior: Brasil, Argentina, Estados Unidos. Assim vão se expandindo como missionárias  da comunicação em todos os continentes.

Missão
São centenas de mulheres consagradas a Deus, que entregaram sua vida a Jesus Cristo e, por causa dele, a serviço da mensagem cristã, a Boa Nova.
Aqui no Brasil, as Paulinas estão prestando seu serviço à Igreja desde 1931, com a comunicação a serviço da vida, levando a Palavra por meio da missão junto ao povo, Semanas Bíblicas, do Evangelho, Marianas, Catequese, em instituições como a Assessoria de Imprensa ou a Comissão de Comunicação da CNBB e Dioceses, Escola Bíblica e Escola de Comunicação,  publicações em  livros, revistas, imagem, som,  DVDs, programas de rádio, televisão, internet, redes sociais,  loja de música, loja virtual e muitas outras atividades.
Conhecedoras do grande poder da cultura da comunicação como agente de mudança, elas procuram fazer com que a pessoa seja verdadeiramente participante e atuante no processo da comunicação.
Os tempos mudam. O bem-aventurado Alberione reconheceu há muito tempo que os púlpitos, os locais de onde se proclama a mensagem de Jesus não são, hoje, somente as igrejas, são todos os ambientes onde as pessoas se encontram. É preciso ir ao encontro no lugar onde elas estão.
“Se as pessoas, hoje, não vêm mais às igrejas, a Igreja deve ir até as pessoas”. Essa foi à grande intuição de Alberione e continua presente na missão profética de cada Irmã Paulina na Igreja.

Espiritualidade
A espiritualidade paulina é centrada em Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida. Vivendo nele, as paulinas vivem com  o seu Evangelho. É uma espiritualidade integral, que conduz toda a pessoa a Deus: mente, vontade, coração, corpo e forças físicas.

A meta é a mesma do apóstolo Paulo: “É Cristo que vive em mim”. Para isso, as Paulinas buscam luz e sustento na Palavra de Deus e na Eucaristia. A oração diária e a comunhão fraterna são os recursos onde extraem força para a missão, a fim de  responder às necessidades da Igreja e do mundo.

Com o exemplo de Maria, venerada como Rainha dos Apóstolos e de todos os apostolados, levam, com solicitude, Jesus a toda a humanidade para comunicar a Verdade que salva, o Caminho que leva ao Pai e a Vida da graça. 

Presença no mundo
Hoje, Paulinas estão presentes em 52 nações e nos cinco continentes.
Veja mais: www.paulinas.org.br
Contato: Filhas de São Paulo -  Central Paulinas, - Rua Dona Inácia Uchoa, 62 – Vila Mariana, São Paulo (SP) 

Nenhum comentário:

Boas vindas!

Você é o visitante!