Páginas

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Nhá Chica, brasileira a caminho da beatificação

O papa Bento XVI aprovou nesta quinta-feira, 28, a publicação do decreto que abre caminho à beatificação da leiga brasileira Francisca de Paula de Jesus (1810-1895), conhecida como “Nhá Chica”.

Quem é Nhá Chica?
No povoado de Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno, distrito de São João del-Rei (MG), a 182 quilômetros da capital, Belo Horizonte (MG), em 1808 nasceu Francisca de Paula de Jesus. Ela é conhecida popularmente como Nhá Chica. Pouco tempo depois, sua família se mudou para a cidade de Baependi, no sul de Minas, onde viveu até 14 de junho de 1895, data de seu falecimento, porém só foi sepultada dia 18 de junho no interior da capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição, construída por ela.
Filha e neta de escravos, Francisca de Paula de Jesus ficou órfã aos dez anos. Mulher humilde, fervorosa devota de Nossa Senhora da Conceição, passou a vida inteira dedicando-se à prática da caridade. Ainda em vida foi chamada de A Mãe dos Pobres. Era respeitada por todos os que a procuravam, desde os
mais humildes aos homens do Império. Durante 30 anos, reuniu doações para construir a capela de Nossa Senhora da Conceição, onde hoje funciona o Santuário da Conceição em Baependi.

Beatificação e canonização
Nhá Chica, ainda em vida, passou a ser aclamada pelo povo como a Santa de Baependi. Desde 1991 é reconhecida como Serva de Deus, título que recebeu oficialmente da Congregação para as Causas dos Santos do Vaticano.
Em 18 de junho de 1998 foi feito o reconhecimento dos seus restos mortais, na presença de autoridades eclesiásticas, de membros do Tribunal Eclesiástico pela Causa de Beatificação de Nhá Chica, da Comissão Histórica e de médicos legistas. Ainda em 1998, esse Tribunal Eclesiástico apresentou à Diocese de Campanha (MG) um  provável milagre que foi enviado para ser analisado pelo Vaticano.

O milagre
Em 2007 uma graça foi atribuída a Nhá Chica. Ana Lúcia Meirelles Leite curou-se de um problema congênito muito grave no coração, sem precisar passar por cirurgia, apenas pelas orações à Nhá Chica. O fato se deu em 1995. A graça foi aceita pelo Vaticano, que analisa o pedido de beatificação. No dia 8 de junho de 2010, a Congregação para as Causas dos Santos deu parecer favorável às virtudes da Serva de Deus Nhá Chica.
No dia 14 de janeiro de 2011, o papa Bento XVI aprovou o decreto dessa Congregação sobre as virtudes heroicas da Serva de Deus. Nhá Chica pôde receber o título de Venerável e está mais próxima da beatificação. Em 13 de outubro de 2011 a Comissão Médica da Congregação para as Causas dos Santos, depois de analisar o possível milagre da cura da professora Ana Lúcia, declarou que a cura não tem explicação científica. Conheça mais acessando: http://www.nhachica.org.br/
Por Aparecida Matilde Alves Costa, fsp

 Obs.: Na edição de dezembro de 2011, a revista FAMÍLIA CRISTÃ, publicou uma reportagem sobre o testemunho de fé da venerável Nhá Chica.

Nenhum comentário:

Boas vindas!

Você é o visitante!