Páginas

terça-feira, 17 de abril de 2012

50a. Assembleia Geral da CNBB (1)


A partir de amanhã, quarta-feira, 18, até  quinta-feira, 26 de abril, os  bispos do Brasil  se reúnem no recém construído Centro de Eventos Padre Vitor Coelho, no Santuário Nacional, em Aparecida, para a 50ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que este ano reflete sobre a Palavra de Deus na Vida e na Missão da Igreja.


Cerca de 350 bispos devem participar do encontro desse ano.

O cardeal arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, Dom Raymundo Damasceno Assis, afirmou que o tema trata da renovação do convite para retomar as meditações da assembléia de 2010.

“O aprofundamento desse tema nos conduzirá naturalmente a uma volta as grandes orientações recebidas no Sínodo dos Bispos de 2008 e da exortação apostólica pós-sinodal Verbum Domini – A Palavra de Deus – que nos foi dirigida pelo Papa Bento XVI, em 30 de dezembro de 2010. No documento, o Santo Padre nos lembra que nos vemos colocados diante do mistério de Deus, que comunica a si mesmo por meio do dom da sua Palavra. Esta Palavra que permanece eternamente”, explicou.
Dom Damasceno disse que a reflexão do tema central resultará em um documento final, oficial da CNBB, com o propósito de ajudar as comunidades a conhecer melhor a Palavra de Deus.
“É preciso fazer da Palavra de Deus a rocha sobre a qual deve se fundamentar todo o nosso trabalho pastoral e evangelizador”, afirmou o arcebispo
A assembleia se desenvolverá em duas sessões solenes. A primeira para comemorar o Jubileu de Ouro (50 anos) das assembleias da CNBB e os 60 anos da criação da Conferência dos Bispos do Brasil. A data de criação da CNBB é 14 de outubro, mas a celebração será antecipada.
A segunda sessão solene vai relembrar os 50 anos do início do Concílio Vaticano II, cuja inauguração deu-se em 11 de outubro de 1962. “As celebrações oficiais serão realizadas em Roma, no mês de outubro, com o Sínodo dos Bispos”, explicou o presidente da CNBB.
Durante a assembleia serão eleitos quatro representantes e dois suplentes brasileiros para o Sínodo dos Bispos, que terá como tema ‘A nova Evangelização para a transmissão da fé cristã’.
Dom Damasceno também informou que durante a assembleia deverão ser feitos pronunciamentos sobre as Eleições Municipais e outros assuntos de interesse da Igreja no Brasil.
Durante os dias da Assembleia Geral da CNBB os bispos e sacerdotes participantes terão Missa diária no Santuário Nacional às 7h30, aberta também aos fiéis leigos que queiram acompanhá-los na celebração.

Nenhum comentário:

Boas vindas!

Você é o visitante!