Páginas

sábado, 21 de abril de 2012

50ª Assembleia Geral da CNBB (8)

Questão agrária no Brasil
A Comissão Episcopal para a Caridade, Justiça e Paz da CNBB apresentou a proposta de um documento da entidade sobre a questão agrária no Brasil. Os membros da chamada “Comissão 8” ocuparam a mesa de debate na manhã de sábado, 21, durante da 50ª Assembleia Geral.

Para a elaboração da proposta deste documento foi criado um Grupo de Trabalho, com a participação dos seguintes bispos: dom Enemézio de Lazaris, de Balsas (MA); dom Itamar Vian, de Feira de Santana (BA); dom Roque Paloschi, de Roraima (RR); dom Guilheme Werlang, presidente da Comissão 8 e bispo de Ipameri (GO), que assumirá o trabalho de finalizar o documento.

Segundo dom Guilherme, o documento a ser publicado propõe um capítulo situando a problemática agrária no Brasil a partir da realidade das comunidades camponesas, sem terra, e dos pequenos agricultores. Faz um clamor à sociedade para a questão, apresentando informações para a compreensão da problemática agrária. Na última parte, traz a reflexão bíblico-teológica e os documentos do Magistério da Igreja sobre o assunto, concluindo com a proposta das realidades pastorais.

A Assembleia dos Bispos manifestou-se de forma positiva em relação ao documento apresentado, declarando a urgência de um pronunciamento oficial da CNBB sobre o tema. Dom Guilherme pediu aos bispos que encaminhem propostas que ajudem a produzir o texto final.

Durante a apresentação da comissão, o secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, convidou a todos para recordar a memória de dom Ladislau Biernaski, bispo de São José dos Pinhais e ex-presidente da Comissão Pastoral da Terra (CPT), falecido em fevereiro deste ano.
Fonte: CNBB


Mais informações


Nenhum comentário:

Boas vindas!

Você é o visitante!