Páginas

domingo, 6 de março de 2011

Lineamenta do Sínodo 2012 sobre a Nova Evangelização

"A nova evangelização para a transmissão da fé cristã"
  Foram apresentados na manhã do dia 4 de março, na Sala de Imprensa da Santa Sé, os Lineamenta da XIII Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, que se realizará no Vaticano de 7 a 28 de outubro de 2012 sobre o tema “Nova evangelizatio ad christianam fidem tradendam – A nova evangelização para a transmissão da fé cristã". Apresentando a estrutura dos Lineamenta, Dom Nikola Eterović, secretário-geral do Sínodo dos Bispos, explicou que eles são divididos em três capítulos:
1) Tempo de uma nova evangelização;
2) Proclamar o Evangelho de Jesus Cristo;
3) Iniciar a experiência cristã.
Também há uma introdução, precedida por um prefácio e uma breve conclusão.
O primeiro capítulo descreve o nascimento do conceito da nova evangelização e a sua propagação, e, em seguida, são apresendos seis cenários que nas últimas décadas interpelam a Igreja e exigem uma resposta adequada: a secularização, o fenômeno migratório, os meios de comunicação, o cenário econômico, a pesquisa científica e tecnológica, o panorama político. "Diante desses desafios, a Igreja deverá encontrar novas expressões de evangelização, adequadas aos contextos sociais e culturais atuas, em grande mudança. Mantendo a sua natureza missionária, a Igreja deve manter a sua dimensão popular, doméstica, também em contextos de minorias ou de discriminação ".
 O segundo capítulo aponta que "a finalidade da evangelização, e, a fortiori, da nova evangelização é o anúncio do Evangelho e a transmissão da fé". Na transmissão da fé, a Igreja já refletie no Sínodo de 1977, cujos resultados são apresentados na Exortação Apostólica Catequese tradendae, documento muito citado nos Lineamenta junto com o Diretório Geral para a Catequese. Voltando aos temas principais, os Lineamenta tentam aplicá-las à situação social e eclesial atual.
O terceiro capítulo propõe uma reflexão sobre os instrumentos da Igreja para introduzir a fé, sobretudo acerca da iniciação cristã: Batismo, Confirmação e a Eucaristia, tocando em várias questões relacionadas com a administração destes sacramentos. Em conclusão, os Lineamenta retomam algumas descrições da "nova evangelização" para facilitar a reflexão sobre este tema. (SL)
(Agência Fides)

Nenhum comentário:

Boas vindas!

Você é o visitante!