Páginas

domingo, 16 de maio de 2010

Semana de Oração pela Unidade: Reflexões bíblicas e orações para os “oito dias”


Dia 1
Testemunhas através da celebração da vida
Texto : Por que procurais o vivente entre os mortos? (Lc 24,5)
Gênesis 1: 1. 26-31
Deus viu tudo o que havia feito. Eis que era muito bom
Salmo 104, 1-24
Como são numerosas as tuas obras, Senhor!
1Coríntios 15, 12-20
Se não há ressurreição dos mortos, também Cristo não ressuscitou
Lucas 24, 1-5
Por que procurais o vivente entre os mortos?

Comentário
Nossa caminhada de unidade cristã está firmemente alicerçada em nossa fé comum de que, na ressurreição de Jesus Cristo, celebramos não apenas a vida que Deus nos deu mas a oferta de nova vida através de Jesus, que vence a morte de uma vez por todas. Ao nos encontrarmos durante a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, testemunhamos nossa fé comum através de nosso cuidado com a vida de todos. A vida é dom de Deus para nós e, quando mais amparamos e celebramos a vida, mais damos testemunho daquele cujo generoso amor nos trouxe inicialmente à vida.
A leitura do livro de Gênesis nos relembra o poder criador e a energia de Deus. É esse poder e essa energia que São Paulo encontra ao se deparar com a ressurreição de Jesus.
O salmo continua dentro desse tema, ao proclamar a glória da criação de Deus.
A passagem do evangelho nos desafia a buscar vida nova diante de uma cultura de morte que o nosso mundo frequentemente nos apresenta. A Escritura nos encoraja a confiar no poder de Jesus e assim viver a experiência da vida e da cura.
Hoje agradecemos a Deus por tudo aquilo que mostra o seu amor por nós: por toda a criação, pelos irmãos e irmãs do mundo inteiro; pela comunhão no amor; pelo perdão e pela cura, pela vida eterna,
Oração
Deus, nosso criador, nos te louvamos por todos os que dão testemunho de sua fé em palavras e atos. Vivendo plenamente a vida, encontramos tua amorosa presença nas muitas experiências que nos ofereces. Que o nosso testemunho comum de celebração da vida nos una no louvor a ti, autor de toda vida.
Questões para refletir
1. Até que ponto seu próprio testemunho e o testemunho de sua Igreja celebram a vida?
2. Pelo seu testemunho, outros saberão que Cristo ressuscitou dos mortos?
3. O que você considera como áreas de crescimento em sua vida?
4. Há coisas do passado a que a Igreja se apega e que deveriam ser deixadas de lado por causa de uma nova consciência ecumênica?

Dia 2
Testemunhas através de histórias partilhadas
Texto: Quais são essas palavras que estais trocando ao caminhar? (Lucas 24,17)
Jeremias 1, 4-8
Para onde eu te enviar, irás
Salmo 98
Cantai ao Senhor um canto novo
Atos 14, 21-23
Aí, confirmavam o coração dos discípulos e os exortavam perseverar na fé
Lucas 24, 13-17a
Quais são essas palavras que estais trocando ao caminhar?
Comentários
A partilha de nossas histórias é um poderoso modo de dar testemunho de nossa fé em Deus. Ouvir uns aos outros com respeito e consideração nos permite encontrar Deus na própria pessoa com quem estamos fazendo a partilha.
A leitura de Jeremias nos oferece um potente testemunho do chamado de Deus ao profeta. Ele deve partilhar o que recebeu e assim fazer com que a Palavra de Deus seja ouvida e vivenciada.
Esse chamado para proclamar a Palavra de Deus é também experimentado pelos discípulos na Igreja nascente, como se percebe na leitura de Atos.
O Salmo nos faz cantar a Deus com um espírito de louvor e ação de graças.
O evangelho de hoje apresenta um Jesus que ilumina nossa cegueira e dispersa nossos desânimos. Ele nos ajuda a compreender nossas histórias dentro do desenvolvimento do plano de Deus.
Durante esta Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, escutamos as histórias de fé que nos vêm de outros cristãos, a fim de encontrar Deus na variedade dos caminhos em que o próprio Deus se revela a nós. Temos consciência de que podemos partilhar com outros através da tecnologia da realidade virtual. Os meios modernos de comunicação podem nos ajudar a partilhar de modo mais amplo, e assim criar uma comunidade que é maior e mais espalhada do que o que alcançaríamos com contato puramente físico.
Ao escutar com atenção, crescemos em fé e amor. Apesar da diversidade de nossos testemunhos pessoais e coletivos, nos encontramos interligados na única história do amor de Deus por nós, revelado em Jesus Cristo.
Oração
Deus da História, nós te agradecemos por todos os que têm partilhado conosco sua história de fé e assim deram testemunho de tua presença em suas vidas. Nós te louvamos pela variedade de nossas histórias, de pessoas e de Igrejas. Nessas histórias vemos o desenvolvimento da única história de Jesus Cristo. Pedimos coragem e convicção para partilhar nossa fé com aqueles com quem nos colocamos em contato, e assim possibilitar que a mensagem da tua Palavra se divulgue para todos.
Questões para refletir
1. Você está espalhando o evangelho ou só espalhando boatos?
2. Até que ponto você ou sua Igreja estão dispostos a se envolver na história de outros?
3. Até que ponto você está disposto a partilhar com outros suas histórias de fé, e assim dar testemunho da presença de Deus em suas experiências pessoais de vida e morte?
4. Você está consciente do enorme potencial para o bem que os modernos meios de comunicação oferecem hoje à Igreja?

Dia 3
Testemunhas através de atenção aos fatos
Texto: Tu és decerto o único homem de passagem por Jerusalém que não tenha sabido o que se passou nestes dias! (Lucas 24,18)
1 Samuel 3, 1-10
Fala, Senhor, o teu servo escuta
Salmo 23
O Senhor é meu pastor!
Atos 8, 26-40
Filipe anunciou-lhe a boa nova de Jesus
Lucas 24, 13-19a
... seus olhos estavam impedidos de o reconhecer

Comentário
O crescimento na fé é uma caminhada complexa. Muitas pessoas em nosso mundo de hoje enfrentam variadas pressões e responsabilidades. É fácil não perceber o amor de Deus se revelando a nós em nossa vida e nossa experiência cotidiana. Quanto mais nos rodearmos de tensões e atividades, maior é a possibilidade de não perceber o que fato está bem diante dos nossos olhos. Como os dois discípulos do evangelho, às vezes pensamos que sabemos o que é a realidade, e tentamos explicar a outros nosso ponto de vista, mas ainda assim não nos damos conta da plena verdade. Em nosso mundo de hoje somos convidados a perceber Deus nos surpreendentes e inesperados fatos da vida.
Em nossa leitura do Antigo Testamento, ouvimos como Deus chama Samuel para dar testemunho. Em primeiro lugar, Samuel precisa ouvir essa palavra. Esse ato de ouvir requer uma aberta disposição e um desejo de prestar atenção à voz de Deus.
Esse desejo de ouvir a Palavra de Deus é também vivenciado tanto por Filipe como pelo etíope, no texto de Atos. Eles dão testemunho da fé ao responder ao que lhes está sendo pedido naquele preciso momento. Eles escutam atentamente e respondem de modo adequado.
O salmo do Bom Pastor reflete a tranquila confiança de alguém que percebe a ternura cuidadosa de Deus, que junta o rebanho e o leva a verdes pastagens.
Durante esta Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, buscamos perceber Deus nos fatos e experiências do nosso dia a dia. Encontramos pessoas que já conhecemos e outras que ainda nos são desconhecidas. Nesses encontros aprendemos com as experiências espirituais uns dos outros e assim obtemos uma nova visão da realidade de Deus. Essa consciência da presença de Deus nos desafia a trabalhar pela unidade cristã.
Oração
Senhor Jesus, Bom Pastor, tu nos encontras e permaneces conosco na vida diária. Oramos pela graça de estar conscientes de tudo que fazes por nós. Pedimos que nos prepares para estarmos abertos a tudo que ofereces e que nos conduzas unidos num só rebanho.
Questões para refletir
1. Quando você tem se dado conta da presença de Deus em sua vida?
2. Você está atento a tragédias e celebrações mundiais e percebe como nossas Igrejas poderiam responder a isso conjuntamente?
3. Basta estar atento, ou há algo mais que você poderia fazer para dar testemunho da sua fé?
4. Como você percebe Deus quando a realidade da presença de Deus não corresponde a suas expectativas?

Dia 4
Dar testemunho pela celebração da fé que recebemos
Texto: Que foi?- disse ele. Eles lhe responderam: O que concerne a Jesus de Nazaré... (Lucas 24,19)
Deuteronômio 6, 3-9
O Senhor, nosso Deus, é o Senhor que é UM
Salmo 34
Bendirei o Senhor em todo tempo
Atos 4, 32-35
... tinham um só coração e uma só alma
Lucas 24, 17-21
Quanto a nós, nós esperávamos...

Comentário
Temos uma enorme dívida de gratidão para com aqueles que, com sua fé, nos deram fundamentação para nossa vida cristã de hoje. Numerosos homens e mulheres, através de sua oração, testemunho e culto a Deus, asseguraram que a fé se transmitisse às novas gerações. Na Escócia temos uma impressionante história do cristianismo. Tivemos São Ninian, no século IV, São Columbos, no século VI, e os vários santos celtas cuja fé estava enraizada no amor de Deus e na contemplação da criação. A fé do povo escocês pode também ser vista no papel muito importante vivido na difusão da Reforma do século XVI e no modo como esse espírito foi firmemente mantido desde então.
As leituras de hoje afirmam a importância de sustentar na comunidade a fé, para que se possa assegurar a disseminação da Palavra de Deus. A passagem do Deuteronômio nos dá a bela prece dos irmãos e irmãs do judaísmo, que todos os dias usam essas palavras para louvar a Deus. O salmo nos convida a dar testemunho através do louvor pelo que temos recebido como crentes, de forma que a nossa fé possa ser mostrada através de preces de glorificação a Deus e ação de graças. O texto de Atos nos revela uma comunidade unida na fé e na caridade. A passagem do evangelho nos mostra Jesus como centro de que recebemos pela fé.
Ao nos unirmos com nossas irmãs e irmãs cristãos na oração pela unidade nesta Semana, acolhemos a rica variedade da herança cristã. Oramos para que a consciência de nossa herança comum possa nos unir mais estreitamente à medida que progredimos na fé.
Oração
Senhor Deus, nós te damos graças por todas as pessoas e comunidades que nos comunicaram a mensagem da Boa Nova, e que assim nos deram um sólido fundamento para a nossa fé hoje. Pedimos para que nós também possamos, juntos, dar testemunho de nossa fé, a fim de que outros possam te conhecer e confiar na verdade de salvação oferecida em Jesus Cristo pela vida do mundo.
Questões para refletir
1. Quem inspirou você na sua fé?
2. Quais são os aspectos da fé que inspiram você na vida cotidiana?
3. Quais, para você, são os mais importantes ensinamentos que já recebeu?
4. Como você reconhece a ação Deus em você, na transmissão da fé às futuras gerações?

Dia 5
Testemunho através do sofrimento
Texto: Não era preciso que o Cristo sofresse isso para entrar na sua glória? (Lucas 24,26)
Isaías 50, 5-9
Ele está próximo, aquele que me justifica!
Salmo 124
Nosso socorro é o nome do Senhor
Romanos 8, 35-39
O amor de Deus manifestou-se em Jesus Cristo
Lucas 24, 25-27
Ele lhes explicou em todas as Escrituras o que lhe concernia

Comentário
Em anos recentes, dois acontecimentos que tiveram lugar na Escócia puseram subitamente esse pequeno país no centro das atenções dos meios de comunicação. O ataque com bomba a um avião sobre Lockerbie e o massacre de crianças numa escola chamaram a atenção para este país , que sempre guardará lembrança da terrível perda de vidas humanas. Os dois eventos causaram sofrimento e inimaginável angústia a um grande número de pessoas e as consequências foram sentidas muito além das fronteiras físicas dos dois lugares de desastre. Pessoas inocentes encontraram a morte em circunstâncias horríveis.
A realidade do sofrimento é algo de que o profeta Isaías fala vigorosamente no texto de hoje, no qual ele nos recorda que Deus nunca se conforma em ver a humanidade sofrer. Em resposta, o salmo proclama a confiança que os fiéis devem conservar no seu Salvador.
A carta aos Romanos proclama a certeza de que o amor é sempre o mais forte e que a tristeza e o sofrimento não hão de prevalecer. Antes de oferecer ao mundo a ressurreição, Cristo assumiu uma terrível morte e a profunda escuridão do túmulo, para estar plenamente conosco em nossos momentos mais difíceis.
Seguindo as pegadas do Senhor, os cristãos que buscam a plena unidade mostram sua solidariedade àqueles que entre eles se defrontam com trágicas situações de sofrimento, proclamando que o amor é mais forte do que a morte. Foi da extrema humilhação do túmulo que a ressurreição se tornou um novo sol para a humanidade, um clamoroso anúncio da vida, do perdão e da imortalidade.
Oração
Deus, nosso Pai, olha com compaixão nossas situações de pobreza, sofrimento, pecado e morte; nós te pedimos perdão, cura, conforto e apoio em nossas dificuldades. Nós te agradecemos por todos aqueles que conseguem ver a luz em sua aflição. Possa o teu Divino Espírito nos ensinar a grandeza da compaixão e nos ajudar a ficar ao lado de nossos irmãos e irmãs em dificuldade. Cheios desse Espírito, possamos unidos proclamar e partilhar com o mundo a vitória de teu Filho, que vive para sempre.
Questões para refletir
1. Como você pode demonstrar empatia para com os que sofrem e se encontram em dificuldade?
2. Que sabedoria e mais profundo conhecimento você tem obtido através dos sofrimentos que experimentou na vida?
3. Como você expressa solidariedade com o sofrimento e a opressão que tantas pessoas que vivem na pobreza experimentam? Qual é sua própria experiência desse tipo de situação?
4. Como você dá testemunho da misericórdia de Deus e da esperança que você encontra à luz da cruz de Cristo?

Dia 6
Testemunho através da fidelidade às Escrituras
Texto: Não ardia em nós o nosso coração quando ele nos falava no caminho e nos explicava as Escrituras? (Lucas 24,32)
Isaías 55, 10-11
Minha palavra não volta para mim sem resultado
Salmo 119, 17-40
Abre os meus olhos e eu verei as maravilhas da tua Lei.
2 Timóteo 3, 14-17
Toda a Escritura é inspirada por Deus.
Lucas 24, 28-35
Jesus abre as Escrituras a seus discípulos.

Comentário
Os cristãos encontram a Palavra de Deus de modo privilegiado na leitura das Sagradas Escrituras e na celebração dos sacramentos. Na escuta fiel da proclamação da Sagrada Escritura, e pela leitura orante dos vários livros da Bíblia, eles abrem seus corações e mentes para receber a própria Palavra de Deus. Jesus prometeu a seus discípulos que enviaria o Espírito Santo para fazê-los compreender a Palavra de Deus e para guiá-los na plena verdade.
Historicamente, os cristãos têm estado divididos na leitura e compreensão da Palavra de Deus. Frequentemente usam a Bíblia para enfatizar seus desentendimentos em vez de buscar caminhos de reconciliação. Felizmente, em tempos mais recentes, com a busca pela unidade, a Sagrada Escritura tem aproximado os cristãos. O estudo bíblico partilhado se tornou entre eles um grande instrumento para crescer juntos. A caminhada cristã que celebramos durante a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é algo que está firmemente alicerçado em nossa escuta partilhada da Palavra de Deus, em que tentamos juntos compreender e viver o que ela nos diz.
O profeta Isaías nos lembra que a Palavra de Deus poderosamente proclamada é de fato efetiva e eficaz. Ela não volta a Deus vazia, mas realiza o objetivo para o qual Ele a enviou. Essa mensagem é repetida nas palavras dirigidas a Timóteo, quando ele é orientado a acreditar na eficácia das Escrituras, das quais os fiéis se servem para todo bom trabalho.
Nosso salmo se expressa em louvor pelas palavras e leis de Deus e implora ao Senhor que dê compreensão para que possamos guardar de todo o coração a sua santa Lei.
Durante a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, oramos para que todos os cristãos possam penetrar mais profundamente no mistério da maravilhosa revelação de Deus que nos é apresentada na Sagrada Escritura. Pedimos ao Espírito Santo que nos ajude a compreender melhor a Palavra de Deus e que nos oriente em nossa jornada comum de fé, até que estejamos todos reunidos de novo ao redor da única mesa do Senhor.
Oração
Deus, nós te louvamos e te agradecemos por tua palavra salvadora, que nos chega através das Sagradas Escrituras. Agradecemos também por todos os irmãos e irmãs com os quais partilhamos a tua Palavra e descobrimos juntos a grandeza do teu amor. Pedimos a luz do Espírito Santo, para que tua Palavra possa nos conduzir e nos orientar em nossa busca por maior unidade.
Questões para refletir
1. Que passagens da Escritura são mais significativas para você?
2. Quem ou o que em sua vida faz seu coração arder com paixão pelo evangelho e com desejo de testemunhar Cristo?
3. Que passagens da Escritura têm ajudado você a compreender melhor o testemunho de outros cristãos?
4. Como nossas Igrejas poderiam usar mais eficazmente a Escritura em sua vida diária e na oração?

Dia 7
Testemunho através da esperança e da confiança
Texto:Que vem a ser essa perturbação e por que se elevam essas objeções em vossos corações? (Lucas 24,38)
Jó 19, 23-27
Meus olhos o verão, ele não será estranho
Salmo 63
Minha alma tem sede de ti
Atos 3, 1-10
O que tenho, isso te dou
Lucas 24, 36-40
Os discípulos estavam espantados e cheios de medo

Comentário
Durante sua caminhada na vida e na fé, os cristãos experimentam momentos de dúvida. Quando os cristãos não conseguem reconhecer a presença do Cristo ressuscitado, estar juntos às vezes torna suas dúvidas mais pesadas em vez de aliviá-las.
O desafio que se coloca diante dos cristãos é continuar a acreditar que, mesmo quando não vêem ou não sentem a presença divina, Deus continua com eles. As virtudes da fé, da esperança e da confiança permitem que eles testemunhem que sua fé vai além de suas próprias possibilidades.
Na figura de Jó, temos um exemplo de alguém que enfrentou tribulações e desafios difíceis e até discutiu com Deus. Na fé e na esperança, porém, ele acreditava que Deus permaneceria a seu lado. Essa confiança e convicção aparecem também nas ações de Pedro e João, no relato do encontro com o homem de pernas atrofiadas, como nos é descrito nos Atos. Sua fé no nome de Jesus os leva a testemunhar energicamente diante de todos os presentes.
O salmo de hoje é uma prece que expressa nosso profundo desejo pelo amor sempre presente de Deus.
Nosso encontro durante essa Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos leva nossas comunidades a crescer na fé comum, na esperança e no amor. Damos testemunho a todas as pessoas do amor firme e constante de Deus e afirmamos diante de nossa própria Igreja a fidelidade a Deus.
Quanto mais unidos testemunharmos, mais forte será nossa mensagem.
Oração
Deus da esperança, partilha conosco a visão de uma única Igreja, e derruba nossas dúvidas. Aumenta nossa fé na tua presença para que todos os que acreditam em ti possam te adorar juntos em espírito e verdade. Oramos especialmente por todos aqueles que estão em dúvida neste momento, ou cujas vidas se gastam nas sombras do perigo e do medo. Fica com eles e dá-lhes tua presença consoladora.
Questões para refletir
1. Como você lida com seus próprios medos e dúvidas?
2. Como você pode ser, através de seu comportamento, motivo de medo ou ansiedade para outros?
3. Em que situações você enfrentou seus próprios medos e dúvidas e assim deu testemunho de sua fé em Cristo ao superar essas dificuldades?
4. Como as comunidades cristãs podem se encorajar mutuamente na fé e na esperança?

Dia 8
Testemunho através da hospitalidade
Texto: Tendes aqui algo de comer? (Lucas 24,41)
Gênesis 18, 1-8
Vou trazer um pedaço de pão; refazei vossas forças
Salmo 146
Ele faz justiça aos oprimidos, dá pão aos que tem fome
Romanos 14, 17-19
Procuremos, pois, o que convém à paz e à edificação mútua
Lucas 24, 41-48
Então ele lhes abriu as Escrituras

Comentário
Hoje, a comunicação eletrônica nos torna vizinhos de todos em um pequeno e superpovoado planeta. Como no tempo de Lucas, muitas pessoas e comunidades tiveram que deixar suas casas, vagando e viajando para terras estranhas. Pessoas adeptas das grandes religiões mundiais tem chegado trazendo novas crenças e culturas às nossas comunidades.
Na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos reconhecemos, em nossa partilhada caminhada para a unidade, a hospitalidade e o companheirismo de cristãos de todas as Igrejas. Cristo também nos chama tanto a oferecer como a receber a hospitalidade do desconhecido que se tornou nosso vizinho. Certamente, se não podemos ver Cristo no outro, então não poderemos ver Cristo de jeito algum.
A história em Gênesis descreve como Abraão recebeu Deus ao abrir sua casa e oferecer hospitalidade a desconhecidos.
O Deus de toda a criação também está com o prisioneiro, o cego, o estrangeiro. Nosso salmo é uma oferta de louvor pela permanente fidelidade de Deus e por tudo que Ele tem feito por nós.
O texto da carta aos Romanos nos recorda que o Reino de Deus vem através da justiça, da paz e da alegria no Espírito Santo.
O Cristo ressuscitado une os discípulos, come com eles e eles o reconhecem de novo. Ele lhes relembra o que as Escrituras disseram sobre ele e explica o que não tinham entendido antes. Assim, ele os liberta de suas dúvidas e medos e os envia para serem testemunhas dessas coisas. Ao criar essa oportunidade de encontro com ele, dá-lhes condições de receber a sua paz, que inclui justiça para os oprimidos, socorro aos famintos e mútua edificação, como dons do novo mundo da ressurreição. Os cristãos, ao longo da história, têm encontrado o Senhor ressuscitado à medida que servem os outros e são por eles servidos na fé; assim, nós também podemos encontrar o Cristo quando partilhamos nossas vidas e nossos dons.
Oração
Deus de amor, tu nos mostraste tua hospitalidade em Cristo. Reconhecemos que, ao partilhar nossos dons com todos, nós te encontramos. Dá-nos a graça de nos tornarmos um em nossa caminhada conjunta e de te reconhecermos uns nos outros. Ao acolher um estranho em teu nome, possamos ser testemunhas da tua hospitalidade e da tua justiça.
Questões para refletir
1. Como o país em que você vive é hospitaleiro com os estrangeiros?
2. Como, aí na sua vizinhança, um desconhecido pode encontrar hospitalidade e espaço para viver?
3. Como você pode mostrar gratidão aos que lhe deram acolhimento e se tornaram disponíveis diante de suas necessidades?
4. Como a cruz nos mostra que a hospitalidade de Deus é vivida em total auto entrega?

Nenhum comentário:

Boas vindas!

Você é o visitante!