Páginas

domingo, 16 de maio de 2010

Material adicional (da Escócia) - Semana de Oração pela Unidade

Orações, Símbolos e Gestos
Santo espírito de Liberdade,
quando os pobres anseiam
por fartura partilhada
e injustiça vencida
e a Igreja aspira à unidade,
desafia-nos a captar essas duas visões
como fios vitais de uma única tapeçaria.
Aguça nossa percepção e imaginação
para tecê-los juntos
nas pegadas de Jesus
para a vida do mundo,
para a glória de Deus!
(Carolyn Smyth)
Preces/ Meditação sobre testemunho
Este material de reflexão usa símbolos e movimentos para permitir uma compreensão universal em encontros de oração em que se fala mais de uma língua ou quando se deseja incluir os que têm dificuldades de aprendizagem. Pode ser usado por inteiro ou dividido em partes durante uma celebração.

Os símbolos: pedra grande, livro de histórias com figuras ou fotografias, globo, credo ou outra declaração de fé, cruz /crucifixo, Bíblia, grande ponto de interrogação num cartaz, um pão. Os símbolos são trazidos à frente no momento apropriado da oração e colocados em lugar de destaque onde todos possam vê-los – pode ser numa mesa ou altar, colocado à frente ou no centro do local do encontro. Os símbolos também podem ser projetados numa tela ou na parede, numa apresentação em Power Point.
Gestos
PRIMEIRO GESTO
Uma grande pedra é levada ao lugar de destaque. Isso pode ser acompanhado de música.
Voz 1:
Por que procurais o vivente entre os mortos?
Voz 2:
Eu sei o que é perder alguém.
Eu estive em situação de lágrimas e desespero.
Eu senti o peso da pedra que esmaga toda esperança
e me separa de Deus.
Voz 1:
Mas somos nós, e não Deus, que colocamos pedras.
Aos poucos a luz virá de novo.
Cristo se revelará no amor de um amigo,
na hospitalidade de um vizinho,
na bondade de um estranho.
Voz 2:
Precisa haver morte antes que possa haver ressurreição.
Eu tenho visto os mortos voltarem à vida.
(aqui se fazem testemunhos espontâneos)
Ambos:
Estamos testemunhando essas coisas.
Todos:
Oramos por todos que necessitam que a pedra seja rolada.
Agradecemos por todos que experimentaram ressurreição em sua vida.
Louvamos a Deus pela glória do Cristo ressuscitado
que nos dá a segura e certa esperança de vida eterna.

SEGUNDO GESTO
Um grande livro de histórias (ou figuras, ou fotografias adequadas) é levado ao lugar de exposição. Isso pode ser acompanhado por música.
Voz 1:
Quais são estas palavras que estais trocando ao caminhar?
Voz 2:
Gosto de uma conversa verdadeira. Superei a conversa vazia.
Sou um verdadeiro contador de histórias.
Sou um bom ouvinte, mesmo quando ouvir é doloroso.
Desempenho um papel na história do meu próximo.
Voz 1:
Damos graças a Deus pelos dons da comunicação –
pela conversa face a face, pelo telefone,
pelo rádio, pela televisão e pela rede eletrônica mundial.
Damos graças a Deus por tudo que nos conecta
e nos permite manter contato.
Damos graças a Deus pelo Espírito Santo.
Voz 2:
Somos nossas histórias.
Tenho ouvido histórias que mudaram vidas.
(aqui se fazem testemunhos espontâneos)
Ambos:
Somos testemunhas dessas coisas.
Todos:
Oramos por todos os que falam de coisas sem importância.
Damos graças por todos os que tem partilhado experiências
de cura, perdão e reconciliação.
Louvamos a Deus, pelo poder transformador de seu amor,
e oramos para que um dia a história de Cristo e a nossa sejam uma só.

TERCEIRO GESTO
Um grande globo (talvez um que possa ser iluminado) é levado ao lugar de destaque. Isso pode ser acompanhado por música.
Voz 1:
Tu és o único homem de passagem por Jerusalém que não tenha sabido o que se passou nestes dias?
Voz 2:
Hoje tenho conhecimento de desastres naturais
que ocorrem do outro lado do mundo.
Mas ainda assim deixo de notar quando meu vizinho sofre perdas
e não sei o que eles festejam na casa ao lado.
Sinto-me como estrangeiro em minha própria terra.
Voz 1:
Às vezes somos chamados a ficar quietos.
Se olharmos e escutarmos, encontraremos Cristo no outro.
Se olharmos para dentro, encontraremos Cristo em nós mesmos.
E, se estivermos abertos ao desafio e à vulnerabilidade,
então o Espírito Santo nos mostrará onde Deus nos quer.
Voz 2:
Deus está em todas as situações. Ninguém é um estranho para Deus.
Tenho visto Deus em ação no que é grande e no que é pequeno.
(aqui se fazem testemunhos espontâneos)
Ambos:
Somos testemunhas dessas coisas.
Todos:
Oramos por todos que se encontram em circunstâncias trágicas.
Agradecemos pelas agências internacionais de assistência,
por serviços de emergência e por indivíduos que fazem
sacrifícios pessoais para ajudar seu próximo.
Louvemos a Deus, pelo dom e pelo poder da oração
– porque sempre há algo que podemos fazer –
podemos orar.

QUARTO GESTO
Um credo ou outra declaração de fé (pode estar num banner ou em outra forma de representação visual) será levado ao local de destaque. Isso pode ser acompanhado por música.
Voz 1:
Que foi?
Voz 2:
Minha fé é preciosa.
Eu me apeguei a ela em momentos de grande tensão.
Não posso imaginar a vida sem ela.
Quero essa fé para os meus filhos.
Voz 1:
Não podemos deixar a responsabilidade para outros.
Somos chamados a testemunhar nossa fé.
Através dos tempos, homens e mulheres
têm espalhado a Palavra de Deus
e lugares escuros se tornaram claros.
Voz 2:
Neste lugar relembramos
aqueles que inspiraram a fé que temos hoje.
(aqui se fazem testemunhos espontâneos)
Ambos:
Somos testemunhas dessas coisas.
Todos:
Oramos por aqueles que defendem a fé em Cristo,
mesmo quando enfrentam o ridículo, a perseguição, a morte.
Agradecemos por aqueles que nos influenciaram.
E em silêncio agradecemos pelas coisas da fé
que são mais importantes para cada um de nós. (silêncio)
Louvamos a Deus por sua fidelidade
que permanece para sempre.
Amém.

QUINTO GESTO
Uma grande cruz ou crucifixo é levada ao lugar de destaque. Isso pode ser acompanhado por música.
Voz 1:
Não era preciso que o Cristo sofresse isso para entrar na sua glória?
Voz 2:
Tenho visto a desumanidade do homem para com o homem
– em homens, em mulheres e naqueles que são pouco mais que crianças.
Já tenho visto o sofrimento de alguém que amo
e me sentido incapaz de erguê-lo de sua cruz.
Às vezes eu grito: Por que, ó Deus, por que?
Voz 1:
Há muitos tipos de sofrimento.
A guerra, o terrorismo e a crueldade humana nos lembram
que temos o poder de encarnar qualquer palavra:
por causa de Cristo, temos que nos certificar que essa palavra seja amor.
Não podemos suprimir os sofrimentos de doenças ou perdas,
mas podemos entrar na dor e partilhá-la, com amor.
Voz 2:
Da cruz de Cristo manchada de sangue
brotou a colheita de fidelidade, perdão e amor.
Eu conheço essa colheita.
(aqui se fazem testemunhos espontâneos)
Ambos:
Nós somos testemunhas dessas coisas.
Todos:
Oramos por todos que sofrem nas mãos de outros.
E oramos por aqueles que provocam sofrimento.
Agradecemos por aqueles que personificam o amor em ação
e vão onde até anjos temem pisar.
Oramos por aqueles que estão doentes, pelos que cuidam deles
e por aqueles que estão próximos da morte.
Louvamos a Deus por sua promessa
de que não há nada, na vida ou na morte,
que possa nos separar do amor de Deus.
Amém.

SEXTO GESTO
Uma Bíblia é levada ao lugar de destaque. Isso pode ser acompanhado com música.
Voz 1:
Não ardia em nós o nosso coração quando ele nos falava no caminho?
Voz 2:
Não leio minha Bíblia tão frequentemente quanto deveria.
Mas há versículos preciosos e frases
que vivem profundamente em mim.
E em momentos inesperados, sozinho ou acompanhado,
alguma coisa bem real acontece – agora –
e compreendo as palavras como nunca antes.
É isso que significa revelação?
Voz 1:
Deus revela sua Palavra de muitos modos.
Não temos que ficar procurando revelação –
o Espírito Santo abrirá nossos olhos e mentes
quando chegar o tempo certo.
E aqueles que Deus chama a ser profetas descobrem o sentido do hoje
à luz do ontem e nos apontam a direção do futuro.
Voz 2:
O amor é o centro da revelação.
Tenho sentido meu coração arder de paixão.
(aqui se fazem testemunhos espontâneos)
Ambos:
Somos testemunhas dessas coisas.
Todos:
Oramos por todos aqueles que têm coração frio.
Oramos por aqueles que pensam que já viram tudo.
Agradecemos pelos profetas do passado e de hoje
que partilharam o que Deus lhes revelou.
Agradecemos por aqueles que, por amor a Cristo,
trouxeram justiça e libertação aos oprimidos.
Louvamos a Deus por todas as pessoas
que estão vivendo revelações de sua Palavra.
Amém.

SÉTIMO GESTO
Um grande ponto de interrogação é trazido ao lugar de destaque. Isso pode ser acompanhado com música.
Voz 1:
Que vem a ser essa perturbação e por que se elevam essas objeções em vossos corações?
Voz 2:
Invejo todos aqueles que nunca duvidaram.
Gostaria de ter tal segurança.
Mas acontecem coisas, a mim e a outras pessoas,
que me fazem questionar teu poder, ó Deus.
E cada funeral a que assisto
me convida a viajar mais uma vez pela estrada de Emaús.
Voz 1:
É preciso coragem e confiança para acolher a dúvida.
Você precisa estar preparado para a caminhada.
A apatia, a omissão, a complacência e o autocentrismo
são os opostos da fé – não a dúvida.
Siga o caminho de Cristo.
Reze, louve a Deus e ame seu próximo como a si mesmo,
pois é nos pondo em ação que encontramos as respostas.
Voz 2:
Somente pela fé podemos viver nossos questionamentos.
Tenho experimentado incríveis descobertas na fé.
(aqui se fazem testemunhos espontâneos)
Ambos:
Somos testemunhas dessas coisas.
Todos:
Oramos por aqueles que vivem em perpétuo medo.
Oramos por aqueles que estão paralisados por suas inseguranças.
Agradecemos por aqueles que, com a força de sua fé,
suportam e encorajam outros diante da adversidade.
Agradecemos a Deus pela segurança que Jesus nos dá
de que, se nos dispusermos a tocar nossos fantasmas, [1]
nós também descobriremos que o Cristo está vivo.
Amém.

OITAVO GESTO
Um grande pão é levado ao lugar de destaque. Isso pode ser acompanhado com música.
Voz 1:
Vocês têm algo de comer?
Voz 2:
Tenho tido fome.
Tenho sido alimentado.
Não posso viver só de pão.
Mas não posso viver sem ele.
Voz 1:
Somos servidores no mundo de Deus.
Partilhamos um pão comum.
Há bastante para todos.
Apenas precisamos de hospitalidade.
Para cada um que nasceu há um lugar na mesa.
Voz 2:
A hospitalidade cria um espaço
onde as necessidades do outro são atendidas.
Tenho sabido de atos de hospitalidade que transformam vidas.
(aqui se fazem testemunhos espontâneos)
Ambos:
Somos testemunhas dessas coisas.
Todos:
Oramos por aqueles que vivem em lugares pouco hospitaleiros.
Agradecemos por aqueles que oferecem seu tempo,
seus talentos, seus recursos, seu próprio ser
para afirmar Cristo no outro.
Louvamos a Deus pela glória da cruz de Cristo,
convidando todos os que vêm a Jesus
para se unirem em sua festa da vida.
Amém.
Bênção
Que Deus todo poderoso repouse sobre teus ombros
e proteja todos os teus passos.
Que o Filho de Maria habite em teu coração
e que o Espírito Santo se derrame sobre ti.
(Carol Ford)

Nenhum comentário:

Boas vindas!

Você é o visitante!