Páginas

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Lançado o material da Campanha da Fraternidade 2010

O Conselho Nacional das Igrejas Cristãs (Conic) lançou o material da Campanha da Fraternidade 2010 no Rio de Janeiro


Objetivo geral:
Unir Igrejas Cristãs e pessoas de boa vontade na promoção de uma economia aserviço da vida, sem exclusões, criando uma cultura de solidariedade e paz.
Objetivos específicos:
A serem trabalhados em quatro níveis: social, eclesial, comunitário e pessoal.
Método: Ver, julgar e agir.
Lançamento
Aos pés do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, o material da Campanha da Fraternidade 2010, “Fraternidade e Economia”, foi lançado no dia 10, às 15h. O lema da CF é: “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” (Mt 6,24).
O material é constituído de um texto-base com 80 páginas para discussão do tema. O livro é dividido em três partes segundo o tradicional método Ver-Julgar-Agir, usado pela CNBB. Impresso pelas Edições CNBB o livro deve chegar às livrarias católicas ainda esta semana. Além do texto-base, foram apresentados ao público o cartaz, DVD, CD, adesivos, textos para reflexão com jovens, crianças e adolescentes, círculos bíblicos, cartilha.
O evento contou com a participação de várias autoridades eclesiásticas e políticas. O secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Dimas Lara Barbosa, esteve presente, bem como o presidente do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), pastor sinodal Carlos Augusto Möller; a senadora Marina Silva; o economista e secretário de Economia Solidária do Ministério do Trabalho, professor Paul Singer, entre outros.
Sob a responsabilidade do Conic, a Campanha da Fraternidade 2010 será ecumênica e aberta à participação de todas as denominações cristãs. Esta é a terceira Campanha da Fraternidade Ecumênica. As outras foram realizadas em 2000 e em 2005.
O presidente do Conic, pastor sinodal Carlos Möller, fez a abertura do ato. Logo em seguida, teve início a apresentação do material da Campanha pelo diretor executivo das Edições – CNBB, padre Valdeir dos Santos Goulart e pelo secretário geral do Conic, Reverendo Luiz Alberto Barbosa. Usaram da palavra também a senadora Marina Silva e o professor Paul Singer.
“O objetivo da Campanha da Fraternidade 2010 é unir as Igrejas Cristãs e, principalmente a nossa sociedade, formada por pessoas de boa vontade, na promoção de uma economia a serviço da vida, sem exclusões, criando uma cultura de solidariedade e trazendo paz”, disse o reverendo Luiz Alberto. Segundo o secretário do Conic, o tema da CF-2010 foi escolhido a partir de sugestões nascidas da consciência cristã das Igrejas-membro do Conic. “Na Bíblia, os pobres e todos os necessitados estão no centro da justiça que Deus exige das relações humanas e econômicas”.
A ex-diretora do Conic, Elinete Miller, fez a apresentação do cartaz da CF e o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, motivou os participantes a rezarem juntos o Pai Nosso Ecumênico.

Contatos:
CONSELHO NACIONAL DE IGREJAS CRISTÃS DO BRASIL
Secretaria Executiva SCS Quadra 1 Bloco E - Edifício Ceará, sala 713
CEP. 70303-900 - Brasília – DF – Brasil
Fone/Fax: (61) 3321-4034 - 3321-8341


Veja todos os cartazes da Campanha da Fraternidade, desde 1964, com temas e lemas em

Nenhum comentário:

Boas vindas!

Você é o visitante!