Páginas

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Entrevista: Dez vozes que vivem e comunicam a Palavra como Paulo



Irmã Eide de Bortoli, Provincial das Paulinas, no Brasil
Fotos: Ir. Patricia Silva, fsp

Por ocasião da comemoração do Ano Paulino, em entrevista, Irmã Eide de Bortoli, Provincial das Fillhas de São Paulo no Brasil, fala da Família Paulina.

Ir Patrícia (IP): Quem é a Família Paulina? Como ela é constituída?
Ir. Eide de Bortoli (EBortoli): A Família Paulina são 10 vozes que vivem e anunciam o Evangelho no mundo. Fundada pelo Bem-aventurado Tiago Alberione, no século XX. Tem por missão ou carisma Viver e comunicar Jesus Cristo.

VOZ 1 - 1914 - Sociedade São Paulo – Padres paulinos
Os Paulinos, vivem e anunciam Jesus Cristo na cultura da comunicação. A Congregação surgiu em 1914 e hoje encontra-se nos cinco continentes. São Paulinos porque anunciam o Evangelho do Mestre com a mesma ousadia do pai e inspirador, São Paulo.
Site: www.paulinos.org.br E-mail:centrovocacional@paulinos.org.br

VOZ 2 - 1915 - Filhas de São Paulo - Irmãs Paulinas
As Irmãs Paulinas são chamadas e enviadas para viver e comunicar Jesus Cristo, Mestre Caminho, Verdade e Vida, na cultura da comunicação. O fundador, Bem-aventurado Tiago Alberione dizia: "o rádio, a televisão, o microfone, os filmes... são nossos púlpitos (lugares de pregação). Os livros, as mensagens, as músicas, as livrarias são igrejas de onde anunciamos o Evangelho".
Site www.paulinas.org.br/vocacional
E-mail:vocacional@paulinas.com.br voz 3 - 1917 - União dos Cooperadores Paulinos
Padre Alberione, além das congregações religiosas e dos institutos, organizou leigos e leigas que estivessem estreitamente ligados à missão e à espiritualidade de suas fundações. São chamados a viver o carisma paulino em todas as dimensões: catequese, redação, inserção nos meios de comunicação, evangelização, inserção nas diversas pastorais.E-mail:cooperadores@paulinas.com.brVOZ 4 - 1924 - Discípulas do Divino Mestre - As Irmãs Discípulas do Divino Mestre, cultivam uma espiritualidade litúrgica, centrada na pessoa de Jesus Mestre que se faz presente na Palavra, na Eucaristia e na comunidade reunida. Assim como Maria e o apóstolo Paulo, vivem a consagração em comunidades de oração e de atividades apostólicas, no seguimento de Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida. E-mail: vocacional@piasdiscipulas.org.br
VOZ 5 - 1938 - Irmãs de Jesus Bom Pastor (Irmãs Pastorinhas)- As Irmãs de Jesus Bom Pastor, têm como centro de suas vidas a pessoa de Jesus Bom Pastor, Caminho, Verdade e Vida. Alimentam-se da Palavra de Deus e da Eucaristia. Vivem em pequenas comunidades a consagração religiosa, a vida de oração, a partilha de vida e dos bens e a missão comum. Com um carisma bem definido, participam da missão de Cristo Pastor, na edificação e no crescimento das comunidades cristãs, em colaboração e reciprocidade com os padres, bispos e leigos na Igreja. E-mail: irmaspastorinhas@terra.com.br
VOZ 6 - 1959 - Instituto Rainha dos Apóstolos (Irmãs Apostolinas) - No seguimento de Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, sob o olhar da Rainha dos Apóstolos e no espírito de São Paulo, as Irmãs Apostolinas, são chamadas e enviadas a anunciar o Deus que chama "consumindo a vida pelas vocações". Buscam despertar a consciência de que todos somos vocacionadas e vocacionados. E-mail: apostolinas@hotmail.com
1960 - Institutos Seculares: Padre Alberione, em sua preocupação apostólica, buscou contemplar todas as pessoas e necessidades pastorais. Assim deu início aos Institutos de Vida Secular Consagrada e à União dos Cooperadores Paulinos.
VOZ 7 - Instituto São Gabriel Arcanjo ( Gabrielinos)- São homens solteiros que, como leigos consagrados, exercem a missão paulina na sociedade, usando dos meios que têm ao seu alcance para tornar conhecido Jesus Mestre.
VOZ 8 - Instituto Nossa Senhora da Anunciação ( Anunciatinas ) - São mulheres que se consagram a Deus no ambiente da própria família. As Anunciatinas realizam sua missão paulina onde vivem, tendo como suporte espiritual a herança deixada pelo Bem-aventurado Tiago Alberione.
VOZ 9 - Instituto Jesus Sacerdote - São sacerdotes diocesanos que vivem o carisma paulino: a espiritualidade e missão onde se encontram.
VOZ 10 - Instituto Sagrada Família - Tem como fim a santificação da vida conjugal e familiar. Cada casal que participa do Instituto acolhe o dom dos votos de pobreza, castidade e obediência e busca testemunhar o Evangelho no ambiente onde vive e age. E-mail: mailto:institutosseculares@paulinos.org.br

IP - Estamos vivendo o ano paulino. Como a Família Paulina vê a iniciativa do Papa Bento XVI de proclamar um Ano Paulino?
E BORTOLI - O papa oferece a todos os cristãos uma grande oportunidade para, como diz o próprio São Paulo, ”reavivar o dom de Deus”.
‘Paulo inspira novidade para a vida da Igreja’, disse o arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer.
Bento XVI, faz eco ao apelo da Igreja na América Latina quando propõe uma missão continental. Paulo foi além dos espaços cristãos. Foi aos pagãos, aos que desconheciam o Deus verdadeiro. Este é o estilo de Paulo. Primeiro, aprendemos do grande Apóstolo como ser discípulos de Jesus Cristo. Trata-se do “viver em Jesus Cristo”. Para tanto, aprende-se o caminho contínuo da conversão que, na prática, significa estar sempre voltado para Deus. Como Paulo que dizia que tudo considerou lixo em comparação ao maior bem que é “ser conquistado” por Jesus Cristo.
Depois, importa “comunicar Jesus Cristo”. Para isto utilizar as diferentes formas, indo ao encontro de todos. Paulo diz: “ Fiz-me tudo para todos”.
O Papa, na abertura do Ano Paulino, lembrou São Paulo como "Mestre das Nações, cuja palavra se abre ao futuro, para todos os povos e todas as gerações"."Paulo não é para nós uma figura do passado, que recordamos com veneração. Ele é também o nosso mestre, apóstolo e anunciador de Jesus Cristo", disse Bento XVI.

IP - Fale sobre o Ano Paulino. Quais os objetivos do ano paulino?

E BORTOLI - O ano paulino foi instituído para comemorar os dois mil anos do nascimento do apóstolo Paulo. Teve início dia 28 de junho de 2008 e termina no dia 29 de junho de 2009.
A cerimônia de abertura foi presidida pelo papa, na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, na qual foi aberta uma “Porta Paulina” (semelhante à Porta Santa), dando assim início às peregrinações a locais escolhidos (12 em Roma) e foi acesa a Chama Paulina que arderá ao longo de todo o ano. Também foi acesa uma chama que assim permanecerá durante todo o ano.
Na ocasião, Bento XVI disse que “ quis este especial Ano Paulino: para ouvir o Apóstolo Paulo e para aprender agora com ele, como nosso mestre, a fé e a verdade, na qual se enraízam as razões da unidade entre os discípulos de Cristo”.
Em especial, os objetivos são:
- conhecer a espiritualidade que brota das cartas de Paulo, para revitalizar a nossa vida cristã.
- Tornar conhecida a imensa riqueza do seu ensinamento.
- Dar particular atenção ao ecumenismo porque Paulo Apóstolo empenhou-se em levar a boa notícia da salvação, pedindo por sua intercessão a busca humilde e sincera da plena unidade de todos os membros do Corpo místico de Cristo.

IP - Por que Padre Tiago Alberione escolheu São Paulo como o pai da Família Paulina?
E BORTOLI - Não só como Pai. Em 1954, recordando as origens carismáticas da Família Paulina, no livro Abundantes Divitiae gratiae suae, Alberione escrevia: “Todos devem considerar como Pai, Mestre, Modelo, Amigo, Protetor São Paulo Apóstolo. Ele o é de fato.”
As congregações e Institutos da Família Paulina possuem do Apóstolo são Paulo o espírito e a devoção.


IP - O nome Família Paulina deriva do Apóstolo Paulo? Qual a relação entre São Paulo e a Família Paulina?
E BORTOLI - No começo das fundações chamava-se internamente "Casa", entendendo Casa São Paulo. Depois, dizia-se “ Famílias Paulinas”, entendendo cada Congregação como uma família . Por fim, consagrou-se o nome Família Paulina. Claro que a referência é sempre São Paulo.
“Por ele nasceu a Família Paulina, por ele foi alimentada e cresceu, dele recebeu o espírito. Não é como quando se escolhe um protetor para uma pessoa ou instituição. Não fomos nós que o escolhemos. Ao invés, São Paulo é que nos escolheu. A Família Paulina deve ser São Paulo vivo, hoje. Se São Paulo vivesse hoje continuaria a arder da mesma e dupla chama: a paixão por Deus e o seu Cristo, e a paixão por todas as pessoas”.
E o Bem-aventurado Tiago Alberione ainda diz: “A São Paulo foi consagrada a Família Paulina. A São Paulo deve também ser atribuída a cura do Primeiro Mestre. A Família Paulina( como são Paulo) tem grande abertura para todo o mundo em todo apostolado: estudos, apostolado, piedade, ação, edições. As edições para todas as categorias de pessoas; todas as questões e os fatos julgados à luz do Evangelho; as aspirações: as do Coração de Jesus na Missa; no único apostolado: “fazer conhecer Jesus Cristo”, iluminar e sustentar todo apostolado e toda obra de bem; trazer no coração todos os povos; fazer sentir a presença da Igreja em todos os problemas; espírito de compreensão e adaptação a todas as necessidades públicas e particulares; todo o culto, o direito, a união da justiça com a caridade.”(AD 49)



IP - E como a Família Paulina segue o exemplo de São Paulo atualmente?
E BORTOLI - Padre Alberione é quem diz: “A Família Paulina aspira a viver integralmente o Evangelho de Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, no espírito de são Paulo, sob o olhar da Rainha dos Apóstolos. Não há nela muitas particularidades, nem devoções singulares, nem demasiadas formalidades; busca-se, porém, a vida em Cristo Mestre e na Igreja”.
O espírito de são Paulo adquire-se da sua vida, das suas cartas, do seu apostolado. Ele está sempre vivo na dogmática, na moral, no culto, na organização da Igreja. Segredo de grandeza e de riqueza é moldar-se por Deus, vivendo em Cristo.
Para tanto, é claro o propósito de viver e agir na Igreja e pela Igreja; de inserir-se como oliveiras silvestres na oliveira vital Cristo-Eucaristia; de pensar em cada frase do Evangelho e nutrir-se delas, conforme o espírito de são Paulo”. (AD 27)


IP - Como podemos estar mais perto de São Paulo?
E BORTOLI - A semelhança entre as pessoas quase sempre se dá pela pertença à mesma família, ou seja, por parentesco.
Se pudéssemos resumir a vida de Paulo seria: “viveu e comunicou Jesus Cristo”.
A proximidade a São Paulo equivale à proximidade a Jesus Cristo. “Viver em Jesus Cristo” era o grande ideal de Paulo que chegou a dizer: “Para mim o viver é Cristo” (Fl 1,21).
Outra forma de estar mais perto de Paulo é fazer o que ele fez: “comunicar Jesus Cristo”. “Tornei-me servo de todos, fiz-me tudo para todos, a fim de salvar o maior número possível. Tudo eu faço por causa do Evangelho”. (1Cor 9, 19ss).

IP - Como a Família Paulina atualiza hoje Paulo na vida da Igreja e sociedade?
E BORTOLI - A Família Paulina tem um Projeto que a impulsiona a “ser Paulo, hoje”. A comunicação de Paulo certamente teve como motivação a experiência de Jesus Cristo, a paixão pelo Evangelho e o amor ao povo ao qual se sentia chamado a anunciar.
Bento XVI disse que no mais profundo do coração aquilo que motivava o Apóstolo Paulo era o fato de ser amado por Jesus Cristo e o desejo de transmitir a outros este amor. Paulo era uma pessoa capaz de amor, e todo o seu operar e sofrer se explica apenas a partir deste centro. A experiência de ser amado até ao fundo por Cristo abrira-lhe os olhos sobre a verdade e sobre a existência humana. Esta experiência abraçava tudo.
Ele mesmo dirá aos coríntios:
“Ainda que eu fale todas as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor sou como o bronze que soa ou o sino que retine... mesmo que tivesse toda a fé a ponto de, transportar montanhas, se não tiver amor, não serei nada” (1Cor 13).
Dom Jacinto Bergmann, bispo de Tubarão (SC), diz que São Paulo hoje está na “Família Paulina”, formada por sacerdotes, religiosos, religiosas e leigos, com vários ramos, chamados a reproduzir uma determinada faceta do Apóstolo: Paulo - missionário com os meios de comunicação, homem de oração, fundador e animador de comunidades, promotor de vocações, incentivador da humanização das realidades temporais, aguçando a sua originalidade missionária: ir aos que estão longe, com todos os meios ao seu alcance para comunicar-lhes Cristo, o único Salvador” .

IP - Como a Família Paulina é uma resposta aos anseios da humanidade de hoje?
E BORTOLI - “Vivendo e comunicando Jesus Cristo Caminho, Verdade e Vida”


IP - Como podemos apresentar o ideal de Paulo para a juventude de hoje?
E BORTOLI - O ideal de Paulo pode ser apresentado aos jovens de muitas formas. Por exemplo, através das cartas pastorais a Timóteo. Este se tornou colaborador de Paulo ainda muito jovem (1Tm 4,12). Timóteo aparece como liderança cristã que tem de organizar a pastoral em meio aos conflitos. E Paulo o orienta como um pai. Inclusive usa imagens interessantes como: “combater o bom combate da fé” (1Tm 6,12). Usa imagens de esporte como corrida, coroa de vencedor (2 Tm 4,7ss). Falar das viagens de Paulo fascina a qualquer um, em especial, aos jovens. O pensamento de Paulo é também fascinante. Basta recordar alguns que podem ser até cantados:

Aquele que vos chamou, aquele que vos chamou é fiel. (1Ts 5,24)

Por tudo dai graças. (1 Ts 5,18)

Até que Cristo se forme em vós
Em mim, em ti, em nós (Gl 4,19)

Se Deus é por nós, quem será contra nós. (Rm 8,31)

Não nos cansemos de fazer o bem. (Gal 6,9

Deus não está longe de cada um de nós.
Nele vivemos, nos movemos e existimos. (At 17,27b,28)

Deus ama a quem dá com alegria
A quem dá com alegria. (2 Cor 9,7)

Pela graça de Deus sou o que sou,
Sou o que sou pela graça de Deus. (1Cor 15,10)

A Palavra está perto de ti,
Em tua boca, em teu coração. (Rm 10,8)

Já não sou mais eu que vivo
É Cristo que vive em mim. (Gl 2,20)

Ele me amou e se entregou por mim. (Gl 2,20)

Tudo posso naquele que me dá força. (Fl 4,15)

Eu sei em quem acreditei. (2Tm 1,12)
Tudo contribui para o bem daqueles que amam, que amam a Deus. (Rm 8, 28)

Se alguém está em Cristo é nova criatura
É nova criatura se alguém está em Cristo. (2 Cor 5,17)


Toda língua proclame Jesus Cristo é Senhor
Para a glória de Deus Pai. (Fl 2,11)



Nenhum comentário:

Boas vindas!

Você é o visitante!