Páginas

domingo, 29 de junho de 2008

Perfil do Apóstolo Paulo (3) Perguntas mais comuns



1. Quem é Paulo?
Paulo é um importante judeu cristão do primeiro século. Nos Atos dos Apóstolos (22,3), ele afirma ter nascido em Tarso, na Cilícia, região que pertencia ao Império Romano. Hoje essa região é parte da Turquia.


2. Qual é ao certo o nome dele?
Os judeus que moravam na diáspora costumavam ter dois nomes, um nitidamente judeu (Saul ou Saulo) e outro inculturado (Paulo).


3. O que vem a ser a diáspora?
A palavra vem de um verbo grego que significa semear, espalhar.
Diáspora é o fenômeno migratório dos judeus que iam viver no estrangeiro. Isso começou uns seis séculos antes de Cristo.

4. Os judeus da diáspora eram diferentes dos outros?
Em parte sim. Pois viviam numa terra e cultura que não eram as deles, estavam longe de Jerusalém e do Templo e tinham que lidar com um montão de problemas. Em geral, eram mais abertos e tolerantes, e não viam como inimigo quem pertencesse a outra raça.


5. Na diáspora eles tinham liberdade?
Em parte sim. Nas grandes cidades eram mais organizados, tinham quase sempre sua casa de oração (sinagoga) e podiam exercer livremente sua religião.

6. Que língua falavam os judeus da diáspora?
Normalmente o grego, diferentemente dos judeus da Palestina, que falavam o aramaico. Os primeiros contatos de Paulo com o Antigo Testamento se deram a partir de uma tradução grega chamada Setenta. Note-se a diferença: os judeus da Palestina não admitiam que o grego fosse idioma usado por Deus para revelar seu projeto.

7. Como Paulo é apresentado nas pinturas?
Normalmente Paulo é apresentado tendo nas mãos um livro e uma espada. O livro faz pensar na Palavra de Deus, que ele tanto amou e difundiu. A espada fala do seu martírio: ele teve a cabeça
cortada.

8. Por que Paulo é invocado contra picada de cobras?
O fato está ligado a Atos dos Apóstolos 28,1-6. Na ilha de Malta, ele foi picado por uma víbora, e nada lhe aconteceu (veja Marcos 16,18). Mas convenhamos: Paulo é muito mais que simples defensor contra cobras venenosas. É certamente a figura mais importante entre os seguidores de Jesus no século I.

9. Qual a importância de Paulo para o cristianismo?
Paulo foi tão importante a ponto de alguns estudiosos sustentarem que foi ele, e não Jesus, quem fundou o cristianismo.

10. Quando Paulo nasceu e quando foi morto?
Não é possível dizer com exatidão as datas que se referem à vida dele. Supõe-se que tenha nascido entre os anos 5 e 10, e sua morte aconteceu em Roma entre os anos 64 e 68. Com grande probabilidade, seu túmulo se encontra debaixo do altar da Basílica de São Paulo fora dos muros, em Roma.

11. Onde nasceram seus pais?
Os pais de Paulo eram galileus de Gíscala, segundo a informação de São Jerônimo. Essa cidade está perto de Nazaré e Cafarnaum. Alguns estudiosos sustentam que também Paulo teria nascido nessa cidade. E, ainda menino, teria migrado para Tarso, enfrentando todos
os desafios da migração.

12. O pai de Paulo era fariseu?
É o que se afirma nos Atos dos Apóstolos (23,6). Os fariseus eram pessoas muito apegadas à própria terra (Palestina) e ao Templo de Jerusalém, de modo que dificilmente um fariseu habitava no estrangeiro. Os fariseus não eram numerosos. Nesse tempo, não chegavam
a dez mil.

13. Paulo era fariseu?
Sim. Ele o confessa na carta aos Filipenses 3,5. Fariseu significa separado (afastado) do povo pobre, doente e analfabeto, não se misturando com essas pessoas. Os fariseus chamavam esse povo de maldito (João 7,49) por não conhecer a Lei, por não praticá-la, atrasando8 … :
assim a vinda do Messias. O Messias viria quando todos fossem irrepreensíveis como os fariseus.
14. Há outros motivos pelos quais os fariseus desprezavam o povo?
Sim. Por exemplo, a religião do puro e do impuro. O povo era visto como pecador e impuro. Os fariseus faziam nítida distinção entre pessoas, coisas e alimentos puros e impuros (veja Marcos 7,1ss; Colossenses 2,21; Tito 1,15). O povo misturava tudo e nem ligava para a religião do puro e impuro.

15. Como cristão, Paulo continuou sendo fariseu?
Não. Os fariseus achavam que o Messias seria um prêmio que Deus daria aos judeus pela prática rigorosa da Lei. Como cristão, Paulo descobre que Jesus amou a humanidade e se entregou por ela sem mérito algum da parte dela, sem que ninguém pudesse obrigar a Deus (Gálatas 2,20; Romanos 5,8).

16. De que valeu para ele ser fariseu?
Paulo provavelmente se tornou fariseu por influência do mestre Gamaliel, homem tolerante (Atos dos Apóstolos 5,34ss; 22,3). Na carta aos Filipenses (3,7ss) ele não vê vantagem alguma, tudo é perda, esterco. Mas certamente não se deve desconsiderar a formação acadêmica que ele alcançou como fariseu.
17. Paulo caiu do cavalo?
Nos Atos dos Apóstolos há três narrações da “conversão” de Paulo (9,1-19; 22,5-16; 26,9-18), mas em nenhuma delas se fala de “cair do cavalo”, expressão presente também em nossa cultura. A idéia de que ele teria caído do cavalo vem das pinturas sobre esse episódio.

18. Por que narrar três vezes o mesmo episódio no mesmo livro?
A mudança de vida provocada em Paulo é um dos fatos marcantes do século I. Não é todo dia que o mais feroz inimigo dos cristãos se torna o maior anunciador de Jesus. Assim Lucas, autor dos Atos dos Apóstolos, quis proclamar esse acontecimento a todos: às nações pagãs (é o contexto do capítulo 9), aos reis (26,9-18) e aos israelitas (22,5-16). É o que se promete em 9,15.

19. Paulo era soldado romano?
Não. Em suas cartas ele usa a imagem do soldado para falar da militância cristã, mas Paulo nunca pertenceu a exército nenhum.

20. Era cidadão romano?
Duas vezes os Atos dos Apóstolos falam de Paulo cidadão romano (16,37; 22,25). Ele, porém, nunca menciona isso (veja Filipenses 3,20). Sabe-se que o autor dos Atos dos Apóstolos tem uma finalidade muito clara: mostrar que os cristãos não eram inimigos do Império Romano.

21. Paulo foi casado?
Os jovens judeus casavam cedo, e o casamento era uma espécie de “obrigação moral”, pois a religião dos judeus só crescia em número com o nascimento de crianças judias. Paulo pode ter sido casado (1 Coríntios 9,5), viúvo ou solteiro (7,8).

22. Paulo conheceu Jesus?
Paulo estava em Jerusalém quando Jesus foi morto (ano 30 ou 33)? Tudo leva a crer que sim. Não há, contudo, nenhum texto que fale de um possível encontro entre Jesus e Paulo (veja 2 Coríntios 5,16b; veja também 12,1-6). Provavelmente Paulo estava em Jerusalém nos dias da paixão, morte e ressurreição de Jesus, mas não tinha conhecimento nem consciência da importância desse fato para ele e para todos os que, mais tarde, receberiam sua mensagem.

23. Paulo foi membro do Sinédrio?
Sinédrio ou Conselho era o supremo tribunal da época de Jesus e depois dele (até o ano 70). Presidido pelo Sumo Sacerdote, concentrava praticamente todo o poder diante do povo judeu. Era, evidentemente, um poder subordinado aos dominadores romanos, que impunham o sumo sacerdócio a quem fosse fiel ao sistema de dominação. O Sinédrio é o principal responsável pela morte de Jesus. Em Atos dos Apóstolos 26, Paulo conta seu passado e conversão ao rei Agripa. Diz: “E foi isso que eu fiz em Jerusalém: prendi muitos cristãos com autorização dos chefes dos sacerdotes, e dei o meu voto para que fossem condenados à morte” (26,10). Sabe-se que somente os membros do Sinédrio podiam votar. Se levarmos ao pé da letra essa passagem, Paulo
teria pertencido ao Sinédrio alguns anos após a morte de Jesus.

24. Paulo agia sozinho?
Não. Quase sempre encontramos Paulo acompanhado de colaboradores. Um exemplo muito claro é Romanos 16. Nesse capítulo, citam-se mais de 30 colaboradores seus, onze dos quais são mulheres. Ele sabia muito bem coordenar e liderar forças para o anúncio de Jesus Cristo.

25. É verdade que ele não gostava das mulheres?
Não é verdade. O capítulo 16 de Romanos mostra várias coisas envolvendo Paulo e as mulheres. Fala-se de Febe, provavelmente a única diaconisa do Novo Testamento. Ela atuava em Cencréia,
comunidade ligada a Paulo. Foi ela quem levou a Roma a carta aos Romanos e, provavelmente, Paulo a encarregou de preparar a viagem à Espanha (Romanos 15,24.28; 16,1-2). Você pode conferir o carinho que demonstra por elas em Romanos 16, chegando a chamar Júnia de “apóstolo importante”. As restrições em suas cartas devem ser entendidas à luz dos condicionamentos culturais da época (veja Gálatas 3,28).

26. Devemos confiar nas informações de Lucas acerca de Paulo nos Atos dos Apóstolos?
Na maioria dos casos, sim. Mas é bom saber que Lucas não é historiador como os historiadores de nosso tempo. Às vezes há contradições entre eles dois. Lucas não se sente obrigado a narrar todos os fatos e pregações de Paulo. Exemplo: em 2 Coríntios 11,24, Paulo afirma ter recebido cinco vezes as 39 pauladas. Lucas nada relata. Na mesma carta (versículo 25), são lembrados três naufrágios. Nos Atos dos Apóstolos não se fala disso. E os casos são muitos.

27. Quais são as datas mais importantes na vida de Paulo?
As datas que se referem à vida dele não são totalmente seguras. De qualquer forma, vamos fixar algumas.
• Por volta do ano 5: Nascimento em Tarso.
• Por volta do ano 11: Começa a freqüentar a escola da sinagoga.
• Por volta do ano 20: Vai morar em Jerusalém, para formar-se rabi (no) sob os cuidados de Gamaliel (Atos dos Apóstolos 22,2).
• Por volta do ano 35: A “conversão” (Atos dos Apóstolos 9,1-19).
• Até o ano 37, aproximadamente: Arábia, Damasco e rápida viagem a Jerusalém (Gálatas 1,17-18).
• Até o ano 44 ou 45: Alguns anos em Tarso, sua terra (Atos dos Apóstolos 9,30).
• Ano 45, aproximadamente: Estadia em Antioquia da Síria (Atos dos Apóstolos 11,25-26).
• Anos 46 a 48: Primeira viagem (Atos dos Apóstolos 13-14).
• Ano 49: Em Jerusalém (Atos dos Apóstolos 15,1-35).
• Anos 49 a 52: Segunda viagem (Atos dos Apóstolos 15,36-18,22).
• Anos 53 a 57/58: Terceira viagem (Atos dos Apóstolos 18,23-21,16).
• Anos 59 a 62: Quarta viagem (Atos dos Apóstolos 21,17-28,16).
• Anos 64-68: Martírio, em Roma.


Do livro CONHEÇA O APÓSTOLO PAULO,

de Pe. José Bortolini, SSP

Nenhum comentário:

Boas vindas!

Você é o visitante!