Páginas

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Data e programação da visita à Armênia - 14ª viagem apostólica de Francisco - 24 a 26 de junho


Os pormenores da décima quarta viagem apostólica - Duas pombas em voo rumo a Ararat

Debruçados na janela do mosteiro de Khor Virap, em frente do bíblico monte Ararat, Francisco e Karekin II libertarão duas pombas como auspício de paz. Será esta a imagem conclusiva da viagem à Armênia de 24 a 26 de junho. Esta é a primeira das viagens que o Papa realizará daqui até ao final do mês de setembro na região caucásica – e que o levará também ao Azerbaijão e à Geórgia – e tem um firme cunho ecuménico. O abraço com os católicos da Igreja apostólica armênia fortalecerá o vínculo e o diálogo existentes e, juntamente com a proximidade e o encorajamento da minoritária comunidade dos armênios católicos, apoiará o compromisso comum de todos os cristãos em prol da paz, sobretudo no Médio Oriente.

Temas
Eis os temas fundamentais da décima quarta viagem internacional de Francisco, cujos pormenores foram ilustrados na terça-feira (21 de junho) na Sala de Imprensa da Santa Sé pelo diretor padre Federico Lombardi.

O Pontífice partirá na manhã de sexta-feira 24 de junho do aeroporto de Fiumicino e chegará, por volta das 15h, depois de quatro horas de voo, ao aeroporto internacional de Yerevan. A capital armênia será uma das três cidades visitadas pelo Papa durante a sua viagem: lá acontece o encontro na parte da tarde com o presidente da República, as autoridades e a sociedade civil no palácio presidencial; na manhã de sábado, Francisco prestará homenagem às vítimas do Metz Yeghern, com a oração juntamente com Karekin II no memorial de Tzitzernakaberd, e a seguir, no final da tarde, na praça da República, participará, sempre com os católicos, ao evento que se preanuncia como o encontro que registará a maior afluência de pessoas (estão previstas pelo menos 50.000): o encontro ecumênico e a oração comum pela paz.

O lugar da hospitalidade e da fraternidade será Etchmiadzin, a pequena cidade a poucos quilômetros de Yerevan que é o coração, centro administrativo e religioso da Igreja apostólica na Armênia e também para as comunidades da diáspora. A catedral de Santa Etchmiadzin (que significa “Lá onde desceu o Unigênito”) será a primeira meta de Francisco logo depois de ter tocado o solo armênio. Em Etchmiadzin, nos apartamentos do palácio Apostólico, o Papa será hospede, durante toda a visita, de Karekin II e na praça de são Tiridate participará na divina liturgia celebrada pelos católicos.

Sábado 25 de junho, o Pontífice irá à cidade de Gyumri, sede do arcebispo católico, onde celebrará a missa na praça Vartanants – uma novidade para os armênios que celebram só dentro das igrejas – e visitará as catedrais católica e apostólica além do orfanato gerido pelas irmãs armênias da Imaculada Conceição.

«Todos os armênios, católicos, e apostólicos, esperam o Papa Francisco como uma bênção», disse durante a conferência de imprensa monsenhor Antranig Ayvazian, que ensina na universidade de Yerevan, realçando que no país «o nome Francisco é considerado como uma chave de alegria e esperança para o futuro da Armênia».

Fonte: news.va

Nenhum comentário:

Boas vindas!

Você é o visitante!