Páginas

domingo, 24 de maio de 2015

Sacerdote jesuíta foi sequestrado na Síria

Damasco (RV) – Mais um sacerdote jesuíta foi sequestrado na Síria. Trata-se do Padre Jacques Mourad, Prior do Mosteiro de Mar Elias. Segundo fontes locais, ele foi levado do Mosteiro por quatro homens armados, ao meio-dia de quinta-feira (21/05). Há doze anos ele era responsável pela Paróquia sírio-católica de Quaryatayn. A notícia foi confirmada pela Arquidiocese sírio-católica de Homs.

Segundo as primeiras reconstruções, os sequestradores chegaram em motos ao Mosteiro, obrigando o religioso a entrar em seu automóvel, levando-o para  local ignorado. “Ainda não temos nenhuma novidade, sabemos apenas que foi levado por quatro homens, seguramente pertencentes a um grupo jihadista”, afirmou à Ajuda à Igreja que Sofre, o sacerdote Nawras Sammour, Diretor do Serviço dos Jesuítas para os Refugiados no Oriente Médio.

Nos últimos dias, Padre Jacques havia acolhido numerosos refugiados vindos de Palmira, cidade conquistada pelo Estado Islâmico, após intensos combates com o exército regular sírio. “Sempre ajudou os sírios e acolheu numerosos muçulmanos no Mosteiro de São Elias”, observou padre Sammour.

O desaparecimento do religioso é interpretado por muitos como um sinal da vontade do EI de conquistar a cidades de Homs, um temor manifestado pelo próprio Padre Jacques, poucos dias antes de ser sequestrado.

O sequestro do sacerdote, soma-se ao do Padre Paolo Dall’Oglio, desaparecido em Raqqa em 29 de julho de 2013, e ao dos dois Bispos de Aleppo, Youhanna Ibrahim e Bulos Yazigi, de quem nunca mais se teve notícias. Recorda-se também o assassinato do Padre François Mourad, em Ghassanieh, em 23 de junho de 2013 e Padre Frans Vem Der Lugt, em Homs, em 7 de abril de 2014.

“Nós sacerdotes temos consciência dos riscos que corremos, mas não podemos fazer outra coisa senão permanecer ao lado dos sírios, quer cristãos como muçulmanos. Em muitos casos, somos o único ponto de referência”, declarou o jesuíta Nawras Sammour. (JE)
Fonte: news.va

Nenhum comentário:

Boas vindas!

Você é o visitante!