Páginas

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

CF 2015 - Ano da Vida Consagrada


CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2015

Com o tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e lema “Eu vim para servir” (cf. Mc 10, 45), a Campanha da Fraternidade (CF) 2015 buscará recordar a vocação e missão de todo o cristão e das comunidades de fé, a partir do diálogo e colaboração entre Igreja e Sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II.


HINO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE JÁ ESTÁ DISPONÍVEL EM CD
Já está disponível nas livrarias católicas de todo o país o CD com o Hino da Campanha da Fraternidade (CF) 2015 e os cantos apropriados para a Quaresma. O hino foi escolhido por meio de concurso e aprovado pelos bispos. O hino faz uma reflexão sobre a Igreja em missão, para servir ao seu povo, e é indicado especialmente para ser cantado nos momentos de encontros, debates, seminários, palestras e estudos sobre a temática em questão.

TEMA E LEMA DA CF 2015
A CF 2015 traz como tema “Fraternidade: Igreja e sociedade e lema “Eu vim para servir” (Mc 10,45). A intenção é que a CF seja inserida nas comemorações do jubileu do Concílio Vaticano II, com base nas reflexões propostas pela Constituição Dogmática Lumen Gentium e na Constituição Pastoral Gaudium et Spes, que tratam da missão da Igreja no Mundo.


TEXTO-BASE DA CF 2015
Com o tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e lema “Eu vim para servir” (cf. Mc 10, 45), a Campanha da Fraternidade (CF) 2015 buscará recordar a vocação e missão de todo o cristão e das comunidades de fé, a partir do diálogo e colaboração entre Igreja e Sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II.
O documento reflete a dimensão da vida em sociedade que se baseia na convivência coletiva, com leis e normas de condutas, organizada por critérios e, principalmente, com entidades que “cuidam do bem-estar daqueles que convivem”.

O texto base está organizado em quatro partes. 
No primeiro capítulo são apresentadas reflexões sobre “Histórico das relações Igreja e Sociedade no Brasil”, “A sociedade brasileira atual e seus desafios”, “O serviço da Igreja à sociedade brasileira” e “Igreja – Sociedade: convergência e divergências”.

Na segunda parte é aprofundada a relação Igreja e Sociedade à luz da palavra de Deus,  à luz do magistério da Igreja e à luz da doutrina social.

Já o terceiro capítulo debate uma visão social a partir do serviço, diálogo e cooperação entre Igreja e sociedade, além de refletir sobre “Dignidade humana, bem comum e justiça social” e “O serviço da Igreja à sociedade”. Nesta parte, o texto aponta  sugestões pastorais para a vivência da Campanha da Fraternidade nas dioceses, paróquias e comunidades.

O último capítulo do texto base apresenta os resultados da CF 2014, os projetos atendidos por região, prestação de contas do Fundo Nacional de Solidariedade de 2013 (FNS) e as contribuições enviadas pelas dioceses, além de histórico das últimas Campanhas e temas discutidos nos anos anteriores.

COMO ADQUIRIR O TEXTO-BASE CF 2015
Nas livrarias católicas. Pelo site: www.edicoescnbb.com.br ou pelo telefone: (61) 2193.3019


SOLIDARIEDADE é assunto do papa Francisco aos movimentos populares
“A solidariedade, entendida em seu sentido mais profundo, é um modo de fazer história e isso é o que fazem os movimentos populares”, disse o papa Francisco, na manhã do dia 28 de outubro, durante encontro com os participantes do Encontro Mundial dos Movimentos Populares.


ANO DA VIDA CONSAGRADA
Participantes de 20 países estiveram presentes no VII Encontro do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam) e da Vida Consagrada, realizado de 13 a  16 de outubro, em Quito, no Equador. O evento reuniu cerca de 30 pessoas, entre bispos, religiosas,  religiosos e  sacerdotes,  com o propósito de assumir o Ano da Vida Consagrada, que terá início em 30 de novembro deste ano, e seguirá até 02 de fevereiro de 2016. O lema será “Evangelho, profecia e esperança. Vida Consagrada na Igreja hoje”.

Nenhum comentário:

Boas vindas!

Você é o visitante!