Páginas

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Beatificação de Paulo VI

O Sínodo Extraordinário dos Bispos sobre os desafios pastorais da família termina no próximo domingo 19, dia em que se celebrará na Praça de S. Pedro a beatificação do Papa Paulo VI. 

Paulo VI  foi o papa de número 262 da história da Igreja Católica, entre 1963 e 1978.

Entrou para o seminário no ano de 1916. Foi ordenado sacerdote em 1920. Estudou na Universidade Gregoriana, na Universidade de Roma e na Pontifícia Academia Eclesiástica. 

Na administração do Vaticano, desenvolveu funções muito próximas e de confiança dos papas Pio XI e Pio XII. Já em 1944, Giovanni Montini trabalhava diretamente com o papa Pio XII.

Depois de João XXIII, Giovanni Montini foi eleito papa, no dia 21 de junho de 1963. Para exercer o cargo, escolheu o nome de Paulo VI. Inicialmente, determinou a reabertura do Concílio Vaticano e lhe atribui prioridade e direção. Promoveu grandes reformas na Igreja.

Paulo VI  era devoto de Maria.Publicou três encíclicas marianas.

Paulo VI foi o primeiro papa a visitar os cinco continentes. Sua postura aberta ao diálogo foi fundamental durante seu papado, pois viveu uma fase de grandes acontecimentos na história da segunda metade do século XX. Aberto ao diálogo, foi o primeiro papa, depois de muitos séculos, a conversar com dirigentes das diversas Igrejas Ortodoxas do Oriente.

Paulo VI publicou a encíclica Humanae Vitae versando sobre o controle da natalidade, documento que se tornou de referência para a Igreja Católica nas questões sobre aborto, esterilização e métodos contraceptivos.

Outras obras de Paulo VI de grande importância para a Igreja: Populorum Progressio, Ecclesiam Suam

Paulo VI foi papa por 15 anos. Faleceu no dia seis de agosto de 1978 e foi sucedido por João Paulo I. 

O processo de beatificação de Paulo VI começou em 1993.
Será declarado bem-aventurado no dia 19 de outubro de 2014.

A cerimônia, que coincidirá com o fim do Sínodo dos Bispos realizado desde o dia 5 no Vaticano, vai acontecer na Praça São Pedro às 10h30 (hora local, 5h30 de Brasília), e espera-se que seja assistida também pelo papa emérito Bento XVI, que em dezembro de 2012 já havia falado das virtudes de Paulo VI.


Milagre atribuído à intercessão de Paulo VI
Papa Paulo VI será beatificado depois que o postulante da causa, padre Antonio Marrazzo, afirmou que tinha curado milagrosamente uma criança que ainda estava no ventre da mãe, nos primeiros anos da década dos anos 90, na Califórnia.

Durante a gravidez, os médicos diagnosticaram um grave problema no feto e, após vários testes, sugeriram que à jovem mãe abortasse. A mulher se opôs, apesar das advertências dos médicos de que a criança nasceria com comprometimentos físicos e cerebrais.

A mãe então rezou para Paulo VI, e a criança nasceu sem problemas. Padre Marrazzo disse a 'Rádio Vaticana' em 2012 que se tratava de 'um acontecimento realmente extraordinário e sobrenatural, que aconteceu graças à intercessão de Paulo VI'. (Agência EFE).


Sinopse de vida
O Papa Paulo VI, nascido Giovanni Battista Enrico Antonio Maria Montini foi o Sumo Pontífice da Igreja Católica Apostólica Romana  de 21 de junho de 1963 até a sua morte, em 1978. 
Nascimento: 26 de setembro de 1897, Concesio, Itália
Filiação: Giorgio Montini, Giudetta Alghisi
Irmãos: Lodovico Montini, Francesco Montini
Falecimento: 6 de agosto de 1978, Castel Gandolfo, Itália
Educação: Pontifícia Academia Eclesiástica, Pontifícia Universidade Gregoriana, Universidade de Roma "La Sapienza"


Obras: Entre muitas outras, Populorum Progressio, Ecclesiam Suam

Nenhum comentário:

Boas vindas!

Você é o visitante!