Páginas

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Encontro Internacional da Pastoral da Pessoa Idosa: "A benção de uma vida longa"


O Encontro Internacional com o Papa Francisco e Pessoas Idosas, com o tema "A benção de uma vida longa", acontece no próximo domingo, dia 28 de setembro, na Praça São Pedro, no Vaticano. 

Irmã Terezinha Tortelli, coordenadora, trará no coração todos os milhares de voluntários e pessoas idosas acompanhadas da PPI. É um momento de grande importância e alegria para todos nós - neste ano em que celebramos os 10 ANOS de missão da Pastoral da Pessoa Idosa no Brasil.

Como parte da celebração dos 10 anos, Dom José Antonio Peruzzo, Bispo de Palmas/Francisco Beltrão e Presidente da PPI, escreveu uma carta ao Papa Francisco apresentando a Pastoral e seus milhares de voluntários que desenvolvem grande missão junto às pessoas idosas mais vulnerabilizadas de nosso país. (SP)
Eis a íntegra a carta que Dom Peruzzo enviou ao Papa Francisco:

Sua Santidade Papa Francisco
Cidade do Vaticano
Caríssimo Pai,
Escrevo com grande alegria e profunda emoção para apresentar a Pastoral da Pessoa Idosa, no Brasil. Trata-se de um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que se aproxima já dos 10 anos de existência, fundada pela Dra. Zilda Arns e assumida pela Igreja do nosso país. Hoje é uma importante ação evangelizadora voltada para uma parte bastante ignorada do nosso povo: os idosos pobres. Como em outras partes do mundo, também entre nós eles, os idosos pobres, são numerosos e largamente esquecidos.Antes de tudo faço saber da comoção e gratidão que experimentam os evangelizadores da Pastoral da Pessoa Idosa, cada vez que Vossa Santidade se recorda e menciona os idosos. Em tempos atuais, se quisermos ser uma Igreja que ame os pobres, temos sim que ter em grande apreço a causa dos idosos. Vossa Santidade nos lembra enfaticamente deste compromisso de caridade pastoral. São palavras, caríssimo Papa Francisco, que valorizam e estimulam largamente a identidade e a missão da Pastoral da Pessoa Idosa. Somo-Lhe imensamente gratos. São palavras de um pai. Ao ouvi-las, reconhecemo-nos como filhos.
Após quase dez anos já estamos presentes em 185 Dioceses do Brasil. Nosso trabalho fundamental é visitar mensalmente os idosos em seus domicílios, especialmente aqueles em condições humanas mais dramáticas. Não são eles que procuram a Igreja. É a Igreja que os procura. Vamos em busca daqueles que já não têm condições físicas ou psicológicas para se deslocarem de sua casa ou de sua cama. São pobres e doentes. Atualmente vamos ao encontro de aproximadamente 145.000 em condições de extrema pobreza material, além de muito vulneráveis sob o aspecto físico e psicológico. Os visitadores lhes levam afeto, espiritualidade, fé partilhada e formação personalizada (educação sobre os direitos, sobre saúde, sobre a fé que professamos). O que impressiona e comove, querido Papa Francisco, é o grande número de voluntários com quem nossa Igreja pode contar nesta missão. Mesmo com recursos escassos, apesar das imensas distâncias deste nosso país, podemos contar com o coração e a fé engajada de quase 25.000 colaboradores. Fazem-no com gratuidade porque querem responder à gratuidade de Deus. Viajam em barcos, na Amazônia; onde há estradas, seguem em ônibus; muitas vezes fazem longos percursos caminhando. Entram nas casas de favelados, nas periferias das grande cidades; vão até os bairros mais distantes, sempre para levar consolo e solidariedade àqueles pobres sem forças. Com carinho achegam-se aos idosos que sentem a dor da miséria, ou da solidão ou do abandono. É uma maneira singela de ir até as “periferias geográficas e existenciais”, como nos interpelou Vossa Santidade.
Não temos forças e fundos para transformar materialmente todas as situações. Todavia, nossos voluntários são treinados para ouvir, para falar, para orar, para orientar e conscientizar os idosos e suas famílias acerca da dignidade e dos direitos da pessoa idosa. Parcerias com organismos governamentais possibilitam a sustentação material da nossa missão. Infelizmente, o aporte financeiro é sempre uma demanda difícil. Em favor dos idosos os recursos escasseiam. Afinal, em contextos de muito capital e grande afã pelo lucro, os idosos não são uma “força produtiva”. É este o sistema prevalecente nas economias que ignoram o sofrimento dos pequenos.Entretanto, caríssimo Santo Padre, assim como nos ensinam belas páginas bíblicas e testemunhos de discípulos antigos e recentes, a falta de meios materiais tornou-se a nossa grande riqueza. Ao percebermo-nos pobres, tornamo-nos mais sensíveis à graça e à providência de Deus. Experimentamos profundamente o que a Igreja ensina desde os seus primeiros séculos. A Leitura Orante da Palavra de Deus tornou-se a nossa grande força sustentadora. Percebemos que precisávamos mais de espiritualidade do que de cifrões. Aprendendo a ouvir a Palavra, fomos também ensinados a ouvir a voz dos fracos. E quanto esta experiência nos renova!!
Ainda uma última palavra. A Pastoral da Pessoa Idosa agradece penhoradamente a realização, no próximo dia 28 de setembro, do evento dedicado ao tema “A Bênção de uma vida longa”. Isso nos faz perceber que a causa dos idosos será uma nobre preocupação e uma feliz inspiração no Sínodo sobre a família. Encontros voltados à sabedoria dos idosos renovam a juventude da nossa Igreja. Naquele dia, ainda que representativamente, estaremos na Praça São Pedro, em Roma. Aliás, seria motivo de imenso júbilo se a nossa Pastoral da Pessoa Idosa recebesse uma saudação de Vossa Santidade. Nossos milhares de voluntários multiplicariam suas motivações e sua criatividade.Sem mais, despedimo-nos com nossos mais sinceros sentimentos filiais. De Vossa Santidade contamos com as orações e bênçãos.
Dom José Antonio Peruzzo
Bispo de Palmas-Francisco Beltrão Designado pela CNBB para a Pastoral da Pessoa Idosa

Nenhum comentário:

Boas vindas!

Você é o visitante!