Páginas

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Programa da viagem do Papa Francisco ao Brasil



Foi divulgada dia 07 de maio, no Vaticano, a programação oficial da viagem do Papa Francisco ao Brasil. 
Ele chega ao Rio de Janeiro na tarde de segunda-feira, 22 de julho, sendo recebido no Aeroporto Internacional do Galeão/Antonio Carlos Jobim pela presidente da República, Dilma Rousseff; pelo arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta; pelo arcebispo de Aparecida e Presidente da CNBB, Cardeal Raymundo Damasceno Assis; pelo governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral; e pelo prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

No aeroporto não são realizadas formalidades particulares e não são pronunciados discursos. 
A Cerimônia de boas-vindas se realiza internamente no Palácio Guanabara. O Papa se detém por alguns minutos na Sala Presidencial do aeroporto, enquanto a Comitiva toma o seu lugar nos veículos do cortejo papal.

Papa Francisco deixa o aeroporto de papamóvel em direção ao Palácio Guanabara, sede oficial do Governo do Estado do Rio de Janeiro, onde é realizada a cerimônia de boas-vindas; presentes os mais altos cargos do Estado, o Corpo Diplomático e algumas centenas de convidados institucionais. Além da execução dos hinos e honras militares, os discursos da Presidente Dilma e do Santo Padre; em seguida a apresentação das duas delegações (brasileira e vaticana).

A Senhora Presidente acompanha o Santo Padre à Sala Verde do primeiro andar, onde se realizarão os encontros privados:
- breve encontro com o Governador do Estado do Rio de Janeiro e apresentação da família.
- breve encontro com o Prefeito da cidade do Rio de Janeiro e apresentação da família.

O Papa deixa o Palácio Guanabara em direção ao Sumaré, sua residência durante a permanência no Rio de Janeiro.

A terça-feira, dia 23, é estritamente reservada até a manhã de quarta-feira, 24 de julho.

Na quarta-feira, 24, às 8h15 o Papa deixa o Rio de Janeiro e, de helicóptero, vai até Aparecida onde venera a imagem de Nossa Senhora no Santuário Nacional e celebra a Santa Missa.

Papa Francisco é acolhido pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis e pelo Reitor do Santuário Padre Domingos Sávio da Silva. Almoça no Seminário Bom Jesus, retornando depois ao Rio de Janeiro.

No final da tarde, no Rio de Janeiro, o Santo Padre visita o Hospital São Francisco de Assis. O Hospital, dirigido pela Associação homônima, dedica-se seja à recuperação dos dependentes da droga e do álcool, seja na assistência médica-cirúrgica, assegurada gratuitamente aos indigentes, com cerca 500 leitos. Está previsto um discurso do Papa.

No início da noite, Papa Francisco retorna ao Sumaré onde janta, de forma reservada e onde pernoita.

Na quinta-feira, dia 25, o Santo Padre celebra, no início da manhã, a Santa Missa, reservadamente, na Residência do Sumaré.

Às 9 horas, Papa Francisco deixa o Sumaré em direção ao Palácio da Cidade, onde recebe das mãos do Prefeito Paes, as chaves da cidade e abençoa as bandeiras oficiais dos Jogos Olímpicos e paraolímpicos.

Por volta das 10 horas deixa o Palácio da Cidade e se dirige à Comunidade da Varginha – Manguinhos, para uma visita.
A Comunidade da Varginha faz parte de uma ampla favela "pacificada" em virtude do programa de recuperação realizado pelas Autoridades brasileiras.O Papa será acolhido pelo Pároco, pelo Vice-Pároco, pelo Vigário episcopal e pela Superiora das Irmãs da Caridade.Logo em seguida se dirige para a pequena igreja dedicada a São Jerônimo Emiliano onde encontrará alguns membros da comunidade paroquial.
Na Paróquia, após um momento de oração, abençoa o novo altar e o Papa oferece um presente à comunidade.
Francisco se dirige depois ao campo de futebol, onde estará reunida a comunidade. Ao longo do percurso (cerca 100 m) visita a casa de uma família da Comunidade. Ali o Papa faz um discurso.Papa Francisco retornará depois ao Sumaré para o almoço.

Na parte da tarde, às 17 horas, o Papa deixa novamente o Sumaré em direção da Praia de Copacabana onde terá lugar a Festa da Acolhida aos jovens participantes da JMJ.

O ato está previsto na forma de Celebração da Palavra. O Papa faz um discurso e abençoa os jovens. Retorna depois ao Sumaré onde pernoita.

Na sexta-feira, dia 26, de manhã,  Santa Missa na Residência do Sumaré. Em seguida, desloca-se em automóvel até à Quinta da Boa Vista, onde, às 10 horas, vai confessar 5 jovens provenientes dos cinco continentes.

Após as confissões, Papa Francisco se transfere para o Palácio São Joaquim, residência do Arcebispo do Rio de Janeiro, o qual acolhe o Santo Padre na entrada principal. Ali, vai encontrar, em forma reservada, cinco jovens detentos. Presentes também alguns assistentes, acompanhantes dos jovens detentos. Em seguida, o Papa e o Arcebispo se dirigem ao primeiro andar para visitar a Capela onde encontra as Irmãs que trabalham na residência.

Às 12 horas, Papa Francisco, do balcão do Palácio, reza a oração do Angelus. Em seguida, encontra os 20 membros do Comitê Organizador e os 10 grandes patrocinadores-benfeitores da JMJ para uma saudação. Não estão previstos discursos.

No Salão redondo, no primeiro andar do Arcebispado, o Papa almoça com Dom Tempesta e com 12 jovens de várias nacionalidades: um jovem e uma moça de cada um dos continentes, mais um jovem e uma moça de nacionalidade brasileira.
O almoço terá a duração de cerca 1 hora.Após o almoço o Papa retornará ao Sumaré.

No final da tarde, às 17 horas, retorna à Praia de Copacabana para a Via-Sacra com os jovens: o Papa, depois de introduzir o ato litúrgico, acompanha do palco o desenvolvimento da Via-Sacra, e ao término pronuncia a sua alocução e conclui a oração. Depois retorna ao Sumaré, onde pernoita.

No sábado, dia 27, de manhã, Papa Francisco vai à Catedral da cidade onde celebra a Santa Missa, às 9 horas, com os bispos da JMJ, com sacerdotes, religiosos e seminaristas.

Já no Teatro Municipal, às 11h30, o Papa encontra a classe dirigente do Brasil: políticos, diplomatas, expoentes da sociedade civil, empresários, pessoas do mundo da cultura e representantes das maiores comunidades religiosas do país. O Papa faz um discurso. Na conclusão, Papa Francisco retorna ao Sumaré onde almoça com os Cardeais do Brasil, a Presidência da CNBB, os Bispos da Região e a Comitiva papal.

No início da noite, por volta das 18h15 o Papa deixa o Sumaré em direção do Campus Fidei de Guaratiba onde acontece a Vigília de Oração com os jovens.

O encontro com os jovens tem lugar em uma área campestre denominada Campus Fidei, preparada para a ocasião pelas Autoridades locais, e que pode conter mais de dois milhões de pessoas. O encontro será na forma de uma Liturgia da Palavra, com testemunhos e perguntas de cinco jovens ao Papa; respostas e discurso do Santo Padre; orações e cantos; troca de presentes e bênção.

Os jovens dormem no Campus Fidei, esperando a missa do dia seguinte.

No domingo, dia 28, Papa Francisco, às 8h20 deixa novamente o Sumaré em direção a Guaratiba. Durante o deslocamento, o helicóptero do Papa sobrevoa a célebre estátua do Cristo Redentor que do alto do Corcovado abraça a cidade do Rio.
Um cinegrafista do CTV, do helicóptero  transmite as imagens ao vivo.

Às 10 horas inicia a Missa de Envio da JMJ Rio2013. Prevista a presença da Presidente da República.
A Celebração termina com o discurso de S.E.Card.Rylko; Angelus do Santo Padre; e anúncio da sede e do ano onde se realiza a próxima JMJ. O Papa retorna ao Sumaré onde almoça com a Comitiva papal.

Ainda no Sumaré, às 16 horas, o Papa encontra o Comitê de Coordenação do CELAM, Conselho Episcopal Latino-Americano.O Comitê de coordenação do Celam é composto por cerca 45 bispos, que iniciam as Sessões de trabalho na segunda-feira, dia 29 de julho.

Depois de se despedir do pessoal da residência do Sumaré, Papa Francisco se dirige ao Rio Centro onde encontra cerca de 15 mil voluntários da JMJ. O Papa faz a eles um discurso.

Às 18h30, a cerimônia de despedida no aeroporto Galeão/Antonio Carlos Jobim. O Papa será acolhido no Pavilhão de honra Marechal Trompowski de Almeida pela Presidente da República, Dilma Rousseff. Discurso da Senhora Presidente e do Papa.

O Papa se despede da Presidente da República nas escadas do avião.
A partida para Roma está prevista para as 19 horas, e a chegada a Roma, 11h30 da manhã, hora italiana, quando conclui a 1ª Viagem Apostólica Internacional de Papa Francisco.

Fonte: Rádio Vaticana

Nenhum comentário:

Boas vindas!

Você é o visitante!