Páginas

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Papa Francisco visitou o túmulo de Paulo Apóstolo


Francisco visitou, dia 14,  pela primeira vez o túmulo do Apóstolo São Paulo, martirizado em Roma entre os anos 65 e 67 e sepultado na basílica papal que lhe é dedicada na capital italiana.

O Papa foi acolhido no local pelo arcipreste da Basílica de São Paulo fora de muros, cardeal James Michael Harvey, tendo descido ao sepulcro do apóstolo, onde esteve em de oração, de forma privada, e incensou o ‘tropaion’ (memorial) para onde se dirigiram fiéis e peregrinos, ao longo dos séculos.

A basílica, consagrada pelo Papa Silvestre em 324, foi reformada e ampliada entre 384 e 395, nos impérios de Teodósio, Valentino II e Arcádio.

1,37 metros debaixo do atual altar papal, há uma lápide de mármore (2,12 m x 1,27 m) com a inscrição ‘Paulo Apostolo Mart(yr)i’ (Paulo apóstolo e mártir), visível desde a base do altar.

O Papa Francisco já presidiu a celebrações nas basílicas papais de São Pedro e São João de Latrão, tendo visitado a de Santa Maria Maior a 14 de março, dia seguinte à sua eleição pontifícia, para um momento de oração em privado.

Fonte: Ecclesia

Nenhum comentário:

Boas vindas!

Você é o visitante!