Páginas

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Papa apareceu em público após anunciar renúncia




Na manhã da quarta-feira, 13, o papa Bento XVI fez a sua primeira apresentação pública, após anunciar que renunciará ao pontificado no próximo dia 28. O pontífice foi acolhido por milhares de fiéis e peregrinos na sala Paulo VI, em Roma, para sua tradicional audiência geral.

“Queridos irmãos e irmãs. Como sabeis, decidi. (aplausos) – obrigado pela vossa amizade! – decidi renunciar ao ministério que o Senhor me confiou no dia 19 de Abril de 2005. Fi-lo em plena liberdade para o bem da Igreja, depois de ter longamente rezado e ter examinado diante de Deus a minha consciência, bem ciente da gravidade de tal ato mas igualmente ciente de já não ser capaz de desempenhar o ministério petrino com a força que o mesmo exige. Anima-me e ilumina-me a certeza de que a Igreja é de Cristo, o qual não lhe deixará jamais faltar a sua orientação e a sua solicitude. Agradeço a todos pelo amor e pela oração com que me tendes acompanhado. Obrigado! Nestes dias, não fáceis para mim, senti quase fisicamente a força da oração que me proporciona o amor da Igreja, a vossa oração. Continuai a rezar por mim, pela Igreja, pelo futuro Papa. O Senhor vos guiará”, afirmou o papa.

A catequese desta quarta-feira foi dedicada ao início do tempo litúrgico da Quaresma – os quarenta dias que nos preparam à celebração da Santa Páscoa. “É um período de esforço especial no nosso caminho espiritual”, disse o Papa, explicando que é o tempo que Jesus passou no deserto antes de iniciar sua vida pública, e onde foi tentado pelo maligno.

Em português, o pontífice disse as seguintes palavras:  “Queridos irmãos e irmãs, hoje, Quarta-feira de Cinzas, iniciamos a Quaresma, tempo de preparação para a Páscoa. Estes quarenta dias de penitência nos recordam os dias que Jesus passou no deserto, sendo então tentado pelo diabo para deixar o caminho indicado por Deus Pai e seguir outras estradas mais fáceis e mundanas”.


A renúncia

O anúncio de sua renúncia foi feito na manhã da segunda-feira, 11, diante de alguns cardeais reunidos em um Consistório para a aprovação da canonização de alguns santos.

De acordo com a Sala de Imprensa da Santa Sé, Bento XVI permanece exercendo plenamente as suas funções e o seu serviço até as 20h locais do dia 28 de fevereiro. A partir daquele momento inicia-se a situação de sé vacante e aguarda-se a convocação do conclave no qual os cardeais até 80 anos elegem o novo pontífice.

Quando tiver início a sé vacante, Bento XVI deverá transferir-se primeiro para Castel Gandolfo, residência pontifícia de verão e, em seguida,residirá um mosteiro no interior do Vaticano.

O porta-voz da Santa Sé. padre Lombardi, informou para a imprensa que até a Páscoa será eleito o novo sucessor de São Pedro.

Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Boas vindas!

Você é o visitante!