Páginas

quinta-feira, 19 de abril de 2012

50a. Assembleia Geral (4)

Entrevista Coletiva - 2o. dia
A entrevista coletiva deste 2º dia de Assembleia Geral (AG) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na tarde desta quinta-feira, 19, em Aparecida (SP), contou com a participação de dom Geraldo Lyrio e Rocha, arcebispo de Mariana (MG) e delegado da CNBB junto ao Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM); o arcebispo de Salvador (BA), dom Murilo Sebastião Ramos Krieger; e o bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA), dom Arnaldo Buciol, além do porta-voz da AG, dom Dimas Lara Barbosa, arcebispo de Campo Grande (MS).

Entre os temas abordados na coletiva, os bispos destacaram o início da reflexão sobre o tema central da AG, "A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja", a revisão da tradução do Missal Romano e a missão continental.



PALAVRA DE DEUS


Sobre a o tema central, dom Murilo ressaltou que a esse é um assunto que interessa muito a toda a Igreja. "Precisamos fazer com que a Bíblia esteja mais presente na vida do povo. Todos nós precisamos valorizar mais o espaço próprios para o anúncio da Palavra nos sacramentos, sobretudo na homilia, a valorização dos círculos bíblicos", disse.


Dom Dimas avaliou positivamente a primeira apresentação do tema na assembleia, feita pelo padre Luís Henrique Eloy e Silva, membro da Comissão para o tema Central da AG, seguida de uma reflexão feita em grupos, cujos relatores recolherão as sugestões da cada grupo para elaborarem uma síntese de cada grupo que será apresentada ao plenário, que elaborará um novo texto para a votação.


"Procuraremos não apenas o que foram a Constituição Dogmática 'Dei Verbum', sobre a palavra de Deus e a exortação apostólica pós-sinodal 'Verbum Domini', mas iremos além desses dois documentos, trazendo sugestões concretas para a animação bíblica da pastoral", explicou dom Dimas.

MISSÃO CONTINENTAL


Questionado sobre o tema da missão continental, dom Geraldo destacou que se trata de um dos frutos da V Conferência Geral do Episcopado Latino Americano e Caribenho, realizada também em Aparecida, em 2007. "O próprio tema da conferência é o objetivo da missão continental: 'discípulos e missionários de Jesus Cristo'.


Ele também explicou que a proposta da Conferência de Aparecida não terminou com a publicação de um documento conclusivo, mas colocou a Igreja latino-americana em estado permanente de missão. Essa realidade deve se fazer presente em cada comunidade. "Missão continental não é propriamente uma atividade , mas um espírito que deve perpassar toda a ação da Igreja".


REVISÃO DO MISSAL


Sobre a revisão do Missal Romano, livro litúrgico utilizado para celebração da missa, dom Arnaldo lembrou que o processo de revisão do missal feito pela Comissão Episcopal para a Tradução dos Textos Litúrgicos (CETEL), da qual e presidente, iniciou esse trabalho há pelo menos 5 anos. Ele ressaltou que no está havendo uma tradução, uma vez que essa já existe e a tradução utilizada atualmente. "O que estamos fazendo é uma revisão minuciosa destes textos para que seja o mais fiel possível ao original em latim, mas, ao mesmo tempo, de maneira que seja compreensível por todos".


Dom Arnaldo ainda informou que já foram feitas a revisão de todas as orações das celebrações do Tempo Comum e dos demais tempos litúrgicos. "Agora faltam os prefácios [das orações eucarísticas], que ao todo são 64 e, em nosso último encontro revisamos 29. Também faltam a celebrações dedicadas aos santos e os textos para as missas votivas".


Para o bispo, é importante a fidelidade do texto com o original latino, para que seja garantida a unidade da celebração e não se perca nenhum aspecto da liturgia da missa. "A liturgia envolve a totalidade do povo no seu relacionamento com Deus".


A tarde deste 2ª dia de assembleia segue com sessões reservadas onde serão tratados temas diversos colocados em pauta e, às 18h acontece uma sessão solene em comemoração das 50 assembleias gerais realizadas na história da CNBB.

Fonte: FC Online - Fernando Geronazzo

Nenhum comentário:

Boas vindas!

Você é o visitante!