Páginas

sábado, 2 de julho de 2011

News.va - o novo portal de informação do Vaticano

No dia 29 de junho, foi inaugurado o News.va. O papa usou um tablet para navegá-lo.
O primeiro a "navegá-lo" foi Bento XVI, na festa dos santos Pedro e Paulo. O papa tomou nas mãos um computador em formato tablet e explorou o novo portal multimidiático de informação do Vaticano, http://www.news.va/.
O site traz os conteúdos textuais, de áudio e vídeo de todos os meios da Santa Sé: do jornal L'Osservatore Romano à Rádio do Vaticano, do Centro Televisivo Vaticano às suas duas agências, o Serviço de Informação do Vaticano e a Fides, ligada à Congregação para a Evangelização dos Povos, até aos comunicados da Sala de Imprensa do Vaticano.
Para o público em geral, o portal está online na festa dos santos Pedro e Paulo e 60º aniversário de sacerdócio do Papa Ratzinger.
Uma decisão não casual: "É nosso desejo – disse Dom Claudio Maria Celli, presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, apresentando o projeto aos jornalistas, no Vaticano – que essa importante iniciativa da Santa Sé no campo comunicativo seja uma homenagem e, muito mais do que isso, a expressão da nossa fidelidade e dedicação ao Santo Padre".
A "inauguração" foi gravada pelas câmeras do Centro Televisivo Vaticano e está online.
O portal, explicou, será atualizado três vezes por dia: "No news.va, será possível encontrar as principais notícias impressas ou transmitidas por outros meios vaticanos. Trata-se, portanto, de um portal multimidiático que permitirá que o visitante acesse imediatamente as principais notícias".
O ministro das comunicações do Vaticano destacou que o news.va terá "uma linha editorial específica", e dará prioridade às notícias que venham das diversas publicações.
Não desaparecerá, naturalmente, o portal "oficial" do Vaticano, http://www.vatican.va/, que "conservará intacto, ou melhor, potencializada, a missão confiada a ele de pôr online o Magistério – nas suas diversas formas – do Santo Padre".
O portal multimidiático de informações do Vaticano não será especificamente um site da Web 2.0, isto é, aberto a comentários e à interação social dos usuários. O seu desenvolvimento, no entanto, foi acompanhado pela abertura de uma página no Facebook e de uma conta no Twitter, nas quais será possível compartilhar e comentar os conteúdos.
"O portal – disse o padre Federico Lombardi, diretor da Sala de Imprensa, da Rádio do Vaticano e do Centro Televisivo Vaticano – pretende tornar um pouco a vitrine por meio da qual se torne fácil ao público acessar"os conteúdos dos meios de comunicação vaticanos. Será uma "aventura e um desafio interessantes".
Para Giovanni Maria Vian, diretor do L'Osservatore Romano, o news.va "não é uma nova publicação" e é significativo que tenha nascido com o apoio de Bento XVI, apesar dos "estereótipos" que o representam como "pouco sensível aos novos instrumentos de comunicação social".
Para os primeiros meses, o news.va estará só em duas línguas, italiano e inglês, embora, depois do verão europeu, antecipou Dom Celli, "teremos um primeiro redesenho do site e a abertura de pelo menos uma outra língua, talvez em espanhol". No futuro, o objetivo é acrescentar também as versões em francês, português e alemão.

Nenhum comentário:

Boas vindas!

Você é o visitante!