Páginas

segunda-feira, 9 de maio de 2011

49a Assembleia Geral da CNBB: Dom Damasceno é o novo presidente

O arcebispo de Aparecida (SP), cardeal Raymundo Damasceno Assis foi eleito o novo presidente da CNBB. Com 196 votos, dom Damasceno foi eleito no segundo escrutínio. O cardeal de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer ficou em segundo lugar, com 75 votos.
No primeiro escrutínio, dom Damasceno havia obtido 161 votos contra 91 de dom Odilo. Por não ter alcançado 2/3 dos votos (182), houve a necessidade do segundo escrutínio. Dom Damasceno foi secretário da CNBB por dois mandatos consecutivos (1995-1998; 1999-2003).
Na primeira votação, também receberam votos o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta (14); o arcebispo de São Luís (MA), dom José Belisário da Silva; o arcebispo de Belo Horizonte (MG), dom Walmor Oliveira de Azevedo; o bispo de Jundiaí (SP), dom Vicente Costa; o bispo da prelazia de São Felix (MT), dom Leonardo Steiner e o bispo de Cruz Alta (RS), dom Friederich Heimler, com um voto cada.
No segundo escrutínio, receberam votos o arcebispo do Rio, dom Orani João Tempesta (4) e o bispo de Santo André, dom Nelson Westrupp (1).
Amanhã as eleições continuam para vice-presidente e secretário. Eleitos os membros da Presidência, a Assembleia escolherá os 12 presidentes das Comissões Pastorais e o delegado da CNBB junto ao Conselho Episcopal da América Latina e Caribe (Celam)
Currículo de Dom Raymundo Damasceno Assis
Cardeal dom Raymundo Damasceno Assis é arcebispo de Aparecida (SP). Nasceu em 1937 na cidade mineira de Capela Nova (MG). Teve sua ordenação presbiteral em 1968, em Conselheiro Lafaiete (MG) e ordenação episcopal em 1986, em Brasília (DF).
Dom Raymundo estudou Filosofia no Seminário Maior de Mariana (MG) e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (Itália). Dom Raymundo Damasceno foi, antes do episcopado, professor no Seminário Maior e na Universidade de Brasília (UnB) de 1976 a 1986.
Foi bispo auxiliar de Brasília, vigário geral e vigário episcopal na arquidiocese de Brasília, professor do departamento de Filosofia da UnB, Secretário Geral do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), secretário geral da IV Conferência Geral do Episcopado Latino-americano, em Santo Domingo, Secretário Geral da CNBB por dois mandatos, Delegado ao Sínodo Especial para a África, Sínodo sobre a vida religiosa, como convidado, Delegado à Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a América por eleição da Assembleia da CNBB e confirmado pelo papa João Paulo II, membro do Pontifício Conselho para as Comunicações, membro do Departamento de Comunicação do CELAM, membro da Comissão para a Comunicação, Educação e Cultura da CNBB, Delegado do CELAM, Presidente do CELAM, membro da Pontifícia Comissão para a América Latina – CAL e sínodo para a África (2009).
Seu lema episcopal é: “In Gaudium domini” (Na Alegria do Senhor)
-----------------.
Foi apresentado aos bispos, na tarde de hoje, 9, uma reedição do CD com Salmos e Cânticos do padre Joseph Gelineau, liturgista francês que percebeu a possibilidade de criar fórmulas rítmico-melódicas para o texto dos salmos. O CD foi reeditado pelo assessor de Música e Canto da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB, padre José Carlos Sala, e lançado hoje na 49ªAssembleia Geral da CNBB.
O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Geraldo Lyrio Rocha fez um discurso dizendo que de sua parte, só pode apoiar o projeto que chamou de “extraordinária relevância”. “De minha parte, com imensa satisfação, procurei apoiar esse projeto de extraordinária relevância. Hoje, com júbilo pascal, aqui se realiza o lançamento do CD dos Salmos e Cânticos, com melodias de Gelineau”, disse dom Geraldo.
Os arranjos das melodias para coros de duas vozes iguais e quatro vozes mistas, que integram o repertório do CD, são de autoria do Frei Joel Postma, que já trabalhava na obre de Gelineau desde os anos 60.
Segundo , foi Joseph Gelineau quem devolveu o cântico dos Salmos aos católicos. “Agora estamos utilizando os textos do Liturgia das Horas e também uma gravação mais profissional, feita em estúdio, pelo coral de São Paulo (SP). Nós fomos os primeiros a cantar os Salmos, no início do Concílio Vaticano II, agora a CNBB, pela figura de seu presidente, fez questão de apoiar e divulgar um CD com a letra oficial da entidade”, disse.
-------------.
“Se há um assunto que precisa ser bem pensado é o Código Florestal brasileiro. Ele implica com o meio ambiente. Mas implica também com a viabilidade da agricultura. E em decorrência, com a produção de alimentos e com a sobrevivência de milhões de agricultores”. Esta é uma frase do texto escrito pelo bispo de Jales (SP) e presidente da Cáritas Brasileira, dom Demétrio Valentini, a respeito do Código Florestal que tramita no Congresso Nacional. Ele, juntamente com o arcebispo emérito de São Paulo (SP) e ex-prefeito da Congregação para o Clero, cardeal dom Cláudio Hummes e o arcebispo de Olinda e Recife (PE), dom Antônio Fernando Saburido, foram os convidados a participar da coletiva de imprensa, que se realizou na tarde de hoje, 9, na cidade de Aparecida (SP).
Segundo dom Demétrio Valentini, a abordagem a este assunto [Código Florestal] requer equilíbrio e bom senso. “O debate em torno das mudanças a serem introduzidas no novo Código Florestal exigem competência e responsabilidade. É necessário levar em conta o conhecimento científico e as advertências da ecologia sobre a preservação do meio ambiente, mas é preciso igualmente levar em conta os grandes avanços tecnológicos da agricultura, que possibilitam agora colocar em outros termos a prevenção ambiental”.
Ainda falando do Código Florestal, dom Demétrio afirmou que o mais difícil será conciliar os objetivos dos grandes latifundiários, dos ambientalistas e dos pequenos proprietários de terras. “O Código Florestal não pode se abrigar debaixo de uma bandeira única. Seja ela bandeira dos ecologistas, ou bandeira do agronegócio, ou a bandeira dos agricultores familiares. Ele precisa atender ao mesmo tempo a todas as demandas legítimas dos diversos reclamos que devem encontrar audiência num novo Código Floresta, que leve em consideração o conjunto dos aspectos a serem devidamente contemplados”, afirmou.
Segundo o bispo de Jales, o Código deve levar em conta os diferentes biomas e os diferentes tipos de solo existentes no território brasileiro. “Um Código Florestal sábio e adequado precisa ter como ponto de partida esta diversidade, que não pode ser impunemente padronizada. Precisa ser um código que comporte adequações e averiguações de circunstâncias. O assunto tem semelhança com os biomas. O retrocesso real seria agora algo que ignore esta diversidade”.
Para o bispo, o “fiel da balança” será o Governo federal. “Eu até faço um apelo ao Governo, dependendo de como a lei será votada e a presidente da República tem a capacidade, possibilidade e a responsabilidade de vetar algum ponto, dado as graves consequências que podem advir de decisões equivocadas, caberá a Presidência da República vetar parte da lei”, destacou dom Demétrio.
“A preservação do meio ambiente é de interesse de todos, de todo agricultor, e a riqueza maior do agricultor é a terra que ele trabalha preservar essa terra é interesse da agricultura, por isso esperamos um código que haja proteção ambiental, com destaque muito forte para a preservação da Floresta Amazônica, preservar ainda o que resta da Mata Atlântica, um código que tenha aplicações diferenciadas para cada bioma do Brasil, que leve em conta os avanços tecnológicos da agricultura e que viabilize toda agricultura, principalmente a familiar”, sintetizou o bispo de Jales, dom Demétrio Valentini.
--------------------.
A afirmação foi feita pelo arcebispo de Olinda e Recife (PE), dom Antônio Fernando Saburido, ao abordar sobre os 50 anos do Concílio Vaticano II na coletiva de imprensa desta segunda-feira, 9, na 49ª Assembleia Geral da CNBB, que acontece em Aparecida (SP) e segue até a próxima sexta-feira, 13.
De acordo com o arcebispo, a Igreja no Brasil já começa a se articular para as comemorações dos 50 anos que terão seu ponto alto em 2012, ano do cinquentenário. “Vamos ter a oportunidade de rever os documentos conciliares que marcaram profundamente a vida da Igreja”, disse dom Fernando sobre as comemorações.
Já foi constituída uma Comissão, encabeçada pelo cardeal arcebispo emérito de Belo Horizonte, dom Serafim Fernandes de Araújo e coordenada pelo arcebispo de Juiz de Fora (MG), dom Gil Antônio Moreira, para estar à frente das iniciativas e propostas para o evento.
Dom Fernando antecipou algumas propostas que já começaram a ser pensadas para comemorar no Brasil a data histórica para a Igreja no mundo. “Nós teremos a celebração de abertura exatamente no dia que o Concílio Vaticano II faz 50 anos: 11 de outubro de 2012 e já temos várias propostas. A primeira deverá acontecer em 2013 quando nós poderemos ter como tema central da 51ª Assembleia Geral da CNBB o Concílio Vaticano II”, disse o arcebispo. Outra proposta, segundo ele, é “uma Campanha da Fraternidade com um tema que aborde o Concílio” e, por último uma Campanha para a Evangelização. “Várias propostas foram feitas para a CNBB, os Regionais e dioceses; cada um poderá fazer muita coisa para aproveitar a riqueza dos documentos conciliares”, completou.
Sobre a aplicabilidade do Concílio Vaticano II na Igreja no Brasil, dom Fernando afirmou que a Igreja já explorou muito os documentos do evento histórico, mas ressaltou que ainda falta muito para se conhecer. Dom Fernando disse ainda que, com as comemorações do cinqüentenário, o Concílio terá mais oportunidade de ser estudado. “Nós temos muito ainda a descobrir dos valores do Concílio Vaticano II apesar dos 50 anos, mas muitas riquezas poderão ser exploradas. Na comemoração dos 50 anos os documentos serão mais explorados através de seminários, promovidos para podermos redescobrir e fazer uma releitura dos documentos conciliares que são de fato surpreendentes”, disse.
O bispo de Jales (SP) e presidente da Cáritas Brasileira, questionado sobre a viabilidade de um outro Concílio, respondeu que “não precisamos fazer outro Concílio, mas recuperar a conciliariedade da Igreja. O Vaticano foi uma grande conquista de partilha, de escuta a todos, de diálogo. Aí existe uma prática que pode avançar muito”.
Nova Evangelização e Missão Continental
O cardeal arcebispo emérito de São Paulo, dom Cláudio Hummes, disse que a Nova Evangelização consiste em lançar sobre Igreja “um novo ardor missionário, novas expressões, novos métodos”. Ele lembrou que o beato João Paulo II escreveu uma carta encíclica sobre as missões e que durante todo o seu pontificado ele sempre voltava no tema da Nova Evangelização que precisava ser inserida urgentemente na Igreja.
Dom Cláudio disse também que a instituição do dicastério para a Nova Evangelização, pelo papa Bento XVI, mostra a grande preocupação da Igreja com a grande evasão de católicos e com a descristianização de modo geral. “A evangelização dos batizados pela Igreja nos países tradicionalmente católicos e cristãos e onde há um processo de descristianização é uma preocupação central a Igreja. Não conseguimos evangelizar suficientemente nossos batizados e por isso eles muitas vezes têm uma fé frágil e despreparada para enfrentar essa cultura e o ativismo de outras crenças e seitas”, frisou o cardeal.
O purpurado comentou processo por que passa a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil com suas novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) que, segundo ele deverão trazer a Missão Continental para a Igreja ser capaz de ir ao encontro do povo. “Não queremos ir ao encontro do povo como uma forma de luta nem de conflito, nós respeitamos a crença de cada religião, mas nós temos o dever de chegar até o povo, nos aproximar das pessoas o máximo possível. Não apenas esperar que elas venham até nós, mas temos que ir até o povo e levar a pessoa de Jesus Cristo como uma boa notícia para os jovens, as famílias, a sociedade hoje”.
----------------------------.

O prefeito da Congregação para os Bispos no Vaticano, cardeal Marc Ouellet, concedeu uma entrevista ontem, 8, ao final da missa de que marcou o fim do Retiro Espiritual dos Bispos, no Santuário Nacional de Aparecida, na qual destacou a unidade dos bispos brasileiros, ressaltou as qualidades do beato João Paulo II e a importância da Missão Continental.
Convidado pelos bispos brasileiros a orientar o Retiro Espiritual dos Bispos, que aconteceu nos dias 7 e 8, o cardeal Ouellet se disse impressionado com a unidade do episcopado brasileiro. “Levo do Brasil uma impressão extraordinária de unidade e também de entusiasmo. Vendo toda a Conferência Episcopal brasileira reunida, juntamente com o povo, cantando ao final das celebrações, se sente a fé, se sente a força da fé e da devoção à Virgem Maria”, destacou.
O cardeal também destacou a alegria em partilhar com os bispos brasileiros o retiro espiritual e falou sobre a importância da continuidade da Missão Continental. “Agradeço muito o convite para participar do Retiro Espiritual dos bispos da maior Conferência Episcopal do mundo. Nestes dois dias pudemos nos animar e compartilhar a visão da Santa Sé da missão da igreja no Continente. Eu tenho observado a unidade de todos os bispos da Igreja brasileira, pois a força da igreja é justamente a unidade, e aqui, no Brasil, pude tocar e sentir essa unidade e também estou muito feliz em ter podido contribuir um pouco, animado a ir a diante a Missão Continental”.
O prefeito da Congregação para os Bispos no Vaticano falou também sobre a evangelização na América Latina. Segundo Ouellet, a renovação da Igreja passa por Aparecida e pelos santuários marianos, pois, “é onde está à fé, a fé de um povo e a fé da Igreja, pois se renova com o contato com a fé em Maria, com a invocação do Espírito Santo, com a riqueza das vocações e com a unidade de todos. A unidade dos leigos com os religiosos e com os bispos. Eu creio que a renovação da Igreja passa por este testemunho de discípulos, que são missionários”.
Falando um pouco sobre o Retiro Espiritual, o cardeal destacou a Exortação Apostólica Verbum DominiI, escrita pelo papa Bento XVI. “Eu falei muito nestes dias sobre a Exortação Apostólica Verbum Domini que foi dada para Igreja pelo papa depois do Sínodo Sobre a Palavra de Deus, de 2008. Eu creio que a recepção dessa Exortação, que nos dá o mais fundamental de nossa fé é dizer que Deus nos fala e que Deus espera nossa resposta e que Deus nos fala através de Jesus Cristo, graças a Maria, que pregava a Palavra de Deus e que continuou a pregar a todo o povo. E eu creio que a Palavra de Deus é o caminho e um desígnio que a Igreja católica está recebendo outra vez, e percebendo que ela [a Palavra] é o mais fundamental, pois, se faz carne e que nos convida a responder”.
Por fim, o cardeal Marc Ouellet falou sobre o beato João Paulo II, chamando-o de “dom extraordinário para a Igreja”. De acordo dom ele, João Paulo II foi um padre para a humanidade e para a Igreja.
“Um grande pastor, um grande evangelizador, um homem de coragem e de determinação, e um homem de oração, um homem que foi disponível ao Espírito Santo, por isso era tão livre, suas iniciativas não podiam ser previstas porque era um homem levado pelo Espírito Santo, e porque era um homem muito profundamente enraizado na oração. Então ele foi um dom extraordinário que Deus deu a Igreja e a humanidade”, disse.

Homilia de dom Erwin Krautler – missa do dia 09/5/11, na AG da CNBB
Irmãs e irmãos em Nosso Senhor Jesus Cristo,
Caríssimos irmãos Bispos do Brasil e participantes da Assembléia Geral da CNBB,
O Evangelho de São João não fala em "milagres". Fala em "sinais" (σημεον, σημεα) e são sete que apresenta[1]. A finalidade principal dos sinais é despertar e corroborar a fé em Jesus, o Filho de Deus. Como os sinais, também a Fé é "obra de Deus" (Jo 6,29)! Ela não é imposta, mas requer a decisão pessoal de comprometer-se com Jesus, o Cristo. Há diversas reações ao convite, à "obra de Deus". Em Caná da Galiléia Jesus "manifestou sua glória e os seus discípulos creram nele" (Jo 2,11). Mais tarde, quando multiplica os pães e caminha sobre o mar a resposta já não é tão cristalina e direta como em Caná ou na cura do filho do funcionário real que "creu, ele e todos da sua casa" (Jo 4,53).
Jesus sacia milhares de pessoas (Jo 6,1-15). Na sinagoga de Cafarnaum, explica mais tarde este sinal. Insiste que os discípulos se esforcem "não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna" (v. 27). Não se trata de "espiritualizar" as necessidades elementares da pessoa humana. Como ninguém sobrevive por muito tempo sem comer, assim os discípulos precisam alimentar-se do "Pão da Vida" (v. 48). A afirmação "quem come minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna" (v. 54) gera espanto na sinagoga. São palavras intoleráveis para os ouvidos dos judeus. E a reação não tarda. "Muitos dos seus discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele" (v. 66). Jesus percebe a crise dos Doze e - em tom provocador - exige uma clara tomada de posição, pois crer significa "aceitar" não só a Palavra, mas também o Corpo entregue e o Sangue derramado do Senhor: "Vós também quereis ir embora?" (v. 67). E Simão Pedro faz sua profissão solene de fé: "Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras e vida eterna e nós cremos e reconhecemos que és o Santo de Deus" (vv. 68-69).
Jesus se refugia para a montanha, porque a multidão, uma vez saciada, quer "proclamá-lo rei" (V. 15). Já é noite. Os discípulos estão no barco e remam penosamente contra a corrente. Aí, Jesus vem ao seu encontro, andando por sobre a água. "Ficaram com medo!" diz o Evangelho. Sim, com medo! O medo, quando invade o coração, gera angústia, abala o nosso ser até os alicerces, faz-nos gritar por socorro. Exatamente nesta situação-limite os discípulos escutam a voz de Jesus que os tranquiliza: "Sou eu. Não tenhais medo!" (v. 20). Crer na presença de Jesus expulsa o medo. Fé e medo são incompatíveis. A fé dá coragem, o medo paralisa. Deus é "Imma nu 'El" - "Deus conosco" (Mt 21,23; Is 7,14). Crer é viver na proximidade de Deus, desfrutar da intimidade com Deus, ter uma experiência viva de Deus. Crer é "andar com Deus" (Gn 5,22.24; Gn 6,9). A Josué, sucessor de Moisés, Deus promete: "Não tenhas medo, não te apavores, pois o Senhor, teu Deus, estará contigo por onde quer que andes" (Js 1,9). Noite escura, águas revoltas, ventos impetuosos, tempestade de raios, ondas violentas, pânico a bordo, o barco ameaçando naufragar! Em meio a todo esse pandemônio escutamos a voz do Senhor "Sou eu. Não tenhais medo!" Cessa a fúria do vento, o mar bravio se acalma. O Senhor dissipa a escuridão da noite. A aurora desponta. "Sou eu. Não tenhais medo!" É Páscoa: a Vida venceu a morte! A graça é mais forte do que o pecado. O Amor e a Paz triunfam sobre o ódio e a guerra, exterminam a violência e as injustiças.
Mas, será que é mesmo Páscoa? Rompeu realmente a aurora do dia da Vitória, da Libertação da casa da escravidão? Será que a Páscoa que celebramos não é apenas uma utopia que acalentamos, um sonho que sonhamos? As cruzes não continuam erguidas pelo mundo afora? Não estão presentes em cada esquina, ao longo das estradas, à beira de cada rio, lago ou igarapé de nosso Brasil? Não estão pregados nelas homens e mulheres, considerados "supérfluos", "descartáveis" (cf. DAp 65) porque não se enquadram num sistema que faz do lucro a sua única mola mestra? Não continuam pregados na cruz os indígenas: violentados e assassinados, expulsos ou fraudados de suas terras ancestrais, reduzidos a párias da sociedade, enxotados como animais, tratados como vagabundos de beira de estrada, ou então confinados em verdadeiros currais humanos, sem mínimas condições de sobrevivência física e muito menos cultural? Não estão pregadas nestas cruzes as vítimas do tráfico humano que se alastra pela Amazônia, as meninas e os meninos aliciados e iludidos por redes nacionais e internacionais de prostituição que operam em nosso querido Estado do Pará e outros Estados do norte e nordeste? Não estão condenadas a morrer na cruz milhares de famílias arrancadas de de seus lares, sítios e roças por projetos desenvolvimentistas que ludibriam o povo com as falsas promessas de um plano que acelera a destruição da Amazônia e faz crescer os bolsões da miséria? Que Páscoa podemos celebrar quando ouvimos dia e noite os gritos desesperados de famílias que pranteiam um irmão, uma irmã, o pai, o esposo, o filho assassinados e nada acontece com os criminosos e pistoleiros de aluguel? Que Páscoa celebramos quando vemos o nosso planeta cada vez mais ameaçado de destruição por esta geração perversa que compromete seriamente a vida de seus filhos e netos?
Irmãs e irmãos! A Páscoa ainda não é a festa de nossa chegada ao Reino Definitivo na glória. A Páscoa é a celebração da "passagem". Passagem não é ponto de chegada, é Caminho. E caminhando recordamos que Jesus anda na nossa frente. Ele é o Caminho. Por isso nunca perdemos a esperança de um mundo diferente, justo e fraterno, do Bem Viver. Ao ressuscitar Jesus, Deus deu o seu Sim irrevogável à Vida. Celebrar a Páscoa significa estar pronto para "trabalhar nas obras de Deus" (v. 28). E "a obra de Deus é que creiais naquele que ele enviou" (v. 29). Crer naquele que o Pai enviou, é comprometer-se com a Vida, é anunciar a Vida onde outros semeiam a morte. Crer é defender a Justiça e o Amor de Deus onde violência e ódio ferem a dignidade e os direitos humanos. Crer é admirar com gratidão o Lar[2] que Deus criou para todos nós, cuidar dele e zelar com carinho por ele em vista das gerações que vêm depois de nós.
"Trabalhar nas obras de Deus" não pode ser um empenho superficial. Pressupõe antes uma profunda e entranhada mística, alicerçada no amor radical de Jesus "até o fim"[3] (Jo 13,1). É deixar-se traspassar pelo "amor de Deus manifestado em Cristo Jesus, Senhor nosso" (Ro 8,39), é contemplar o seu Sangue derramado, "que é o amor incorruptível"[4] e seu Corpo entregue, alimento que nos sustenta e nos dá coragem enquanto peregrinamos neste mundo. Amém

Aparecida,  9 de maio de 2011
Erwin Kräutler, Bispo do Xingu



[1] O Evangelho de São João apresenta sete sinais: 1- a transformação da água em vinho nas Bodas de Caná (2,1-11); 2- a cura do filho de um funcionário real (4,46-54); 3- a cura do paralítico na piscina de Betesda (5,1-18); 4- a multiplicação dos pães (6,1-15); 5- Jesus vem ao encontro de seus discípulos, caminhando sobre o mar (6,16-21), 6- a cura do cego de nascença (9,1- 41) e 7- a ressurreição de Lázaro (11,1-45).
[2] No conceito "ecologia" o "eco" vem do grego οκος  cuja tradução é "lar".
[3] "amou-os até o fim (extremo)" (Jo 13,1), no original grego "ες τέλος γπησεν ατος", está na raiz da derradeira palavra de Jesus: "está consumado" (Jo 19,30): "τετέλεσται" traduzido literalmente: "está levado até o fim (extremo)".
[4] Santo Inácio de Antioquia, Carta aos Romanos, 4,1-2

Nenhum comentário:

Boas vindas!

Você é o visitante!