Páginas

segunda-feira, 9 de maio de 2011

49ª Assembleia da CNBB: pensando na eleição da Presidência

O atual presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha, usou a tribuna da 49ª Assembleia Geral, no final da primeira sessão de hoje, 9, para anunciar que não aceita uma eventual reeleição.

Segue, na íntegra, pronunciamento do presidente:

REELEIÇÃO – CNBB

O estatuto da CNBB estabelece que “é permitida uma única vez a reeleição para exercer o mesmo cargo no quadriênio imediatamente seguinte” (Art. 26) e que “a permanência na Presidência só é permitida por dois mandatos consecutivos” (Art. 43 § 3º).
Baseados nisso, alguns irmãos bispos manifestaram-me o desejo de me reelegerem para o segundo mandato. Entretanto, peço permissão aos irmãos para dizer-lhes que eu não aceitaria uma eventual reeleição para o cargo de Presidente da CNBB. Julgo que dei minha modesta colaboração à Igreja no Brasil, dividindo, nos últimos quatro anos, com Dom Luiz Soares Vieira e Dom Dimas Lara Barbosa as pesadas responsabilidades que recaem sobre a Presidência da CNBB.
Agradeço a compreensão de todos.
Aparecida, maio de 2011
+Geraldo Lyrio Rocha
Arcebispo de Mariana

 
Na segunda sessão desta manhã, os 17 Regionais da CNBB se reuniram para, entre outras coisas, indicar nomes para presidente, vice-presidente, secretário geral, presidentes das 12 comissões episcopais e delegado da CNBB junto ao Conselho Episcopal da América Latina e Caribe (Celam).

Nenhum comentário:

Boas vindas!

Você é o visitante!