Páginas

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Programa da beatificação de João Paulo II








A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou, dia 5 de abril, o programa da beatificação do papa João Paulo II, que será  no dia 1º de maio. O vigário do papa para a diocese de Roma, cardeal Agostino Vallini, detalhou o programa da celebração:
Dia 29 de abril
Na sexta-feira, 29 de abril, pela tarde, será  transladado o caixão do beato Papa Inocêncio XI - que se encontra na Capela São Sebastião da Basílica Vaticana -, ao altar da Transfiguração, para deixar seu lugar ao corpo de João Paulo II.
Na mesma manhã, o caixão do Pontífice - que não será aberto - será transladado para diante do túmulo de São Pedro, nas grutas vaticanas. Na manhã do 1º de maio, será levado diante do altar da Confissão da basílica.
Dia 30 de abril 
Vigília de Oração no Circo Massimo.
Das 20 às 22h30.
A celebração será dividida em duas partes:
1a. Dedicada à recordação das palavras e dos gestos de João Paulo II.
Uma procissão solene que entronizará a imagem de Maria, acompanhada por representantes de todas as paróquias e capelanias diocesanas.
De acordo com o comunicado da Sala de Imprensa, durante o ato alguns colaboradores de Karol Wojtyla, como o cardeal Stanislaw Dziwisz, que foi seu secretário particular, e Joaquín Navarro-Valls, ex-diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, farão um breve discurso. Também participará a irmã Marie Simon-Pierre, cuja milagrosa cura abriu o caminho para a beatificação.
 No final,  se cantará o hino "Totus tuus", composto para o 50º aniversário da ordenação sacerdotal de João Paulo II.
2a. Celebração dos Mistérios Luminosos do Santo Rosário introduzidos por João Paulo II. Depois do canto “Abram as portas a Cristo”, do novo bem-aventurado, o cardeal Vigário Agostino Vallini fará uma síntese da personalidade espiritual e pastoral do papa. Após esta intervenção, os participantes, em conexão direta via satélite com cinco santuários marianos em todo o mundo, rezarão o terço.
Cada um dos Mistérios estará ligado a uma intenção de João Paulo II meditados nas vigílias simultâneas que serão celebradas em vários santuários ao redor do mundo.
No santuário de Lagniewniki, em Cracóvia (Polônia), a intenção será a juventude; no santuário Kawekamo-Bugando (Tanzânia), a família; no santuário de Nossa Senhora do Líbano - Harissa (Líbano), a evangelização; na basílica de Santa Maria de Guadalupe, Cidade do México, a esperança e a paz das nações e no Santuário de Fátima, a Igreja.
Na conclusão, Bento XVI, em conexão via satélite do Vaticano, rezará a oração final e concederá a bênção apostólica a todos os participantes.
1o. de maio
No dia 1º de maio, domingo da Divina Misericórdia, o Papa Bento XVI, na Praça São Pedro,  presidirá a Santa Missa de Beatificação de João Paulo II, que será precedida por uma hora de preparação na qual se rezará o Terço da Divina Misericórdia, devoção introduzida por Santa Faustina Kowalska, e muito apreciada pelo então papa João Paulo II e terminará com uma invocação à misericórdia no mundo, com o canto “Jezu ufamTobie”, que quer dizer “Jesus confio em vós”.
A missa será na Praça São Pedro às 10h (horário de Roma).
Os textos serão do domingo da Oitava de Páscoa. Depois da fórmula de beatificação, quando for descoberta a imagem do saudoso pontífice, será cantado em latim o Hino do Bem-aventurado.
2 de maio
Na segunda-feira, 2 de maio, o Secretário de Estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, presidirá, às 10h,  na Praça São Pedro, a Missa de Ação de Graças pela Beatificação.
Esta Eucaristia será a primeira celebrada em honra do novo bem-aventurado. Os textos serão os da Missa do Beato João Paulo II. A celebração será animada pelo Coro da diocese de Roma, com a participação do Coro de Varsóvia e da Orquestra Sinfônica de Wadowice (Polônia).
Terminada a cerimônia de beatificação, o papa Bento XVI e os cardeais concelebrantes se dirigirão ao altar da Confissão da Basílica e rezarão uns instantes diante do corpo do novo bem-aventurado. Na parte da tarde do mesmo dia, as pessoas que o desejarem poderão venerar os restos mortais de João Paulo II.
No funeral dele, em 8 de abril de 2005, as multidões gritaram "Santo subito!," pedindo que  fosse canonizado imediatamente.
Conheça várias publicações sobre João Paulo II: http://bit.ly/dXtqBj  Paulo II

Nenhum comentário:

Boas vindas!

Você é o visitante!