Páginas

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Cultura da comunicação e novas linguagens

Igreja procura novas formas de falar aos fiéis
De 10 a 13 de Novembro, o Conselho Pontifício para a Cultura (CPC) realiza uma Assembleia Plenária dedicada ao tema “Cultura da comunicação e novas linguagens”.

O evento, apresentado nesta quarta-feira, 3, na Santa Sé, pretende contribuir para a definição do vocabulário mais indicado para a Igreja se comunicar com o mundo exterior.

D. Gianfranco Ravasi, em declarações à Rádio Vaticano, considera esta busca um “problema central” da Igreja. O atual presidente do CPC lamenta que, muitas vezes, a comunicação seja feita “para dentro”, dando como exemplo uma “linguagem teológica tão sofisticada que não encontra referências na população católica, que tem no seu interior as linguagens da televisão, da internet ou do dia-a-dia”.

“Se não se encontrar o vocabulário, a gramática ou até mesmo o estilo com o qual nos relacionamos com o outro, então é impossível passar aos conteúdos”, sublinha o bispo italiano.

O objetivo é, então, “estudar a comunicação”, para depois se poder passar “aos conteúdos do próprio diálogo, uma vez encontrada a sintonia nas linguagens”, conclui D. Gianfranco Ravasi.

Para demonstrar este desejo da Igreja de chegar a todas as pessoas, o CPC vai fazer a inauguração desta Assembleia Plenária, de forma inédita, a partir do Capitólio, na Câmara Municipal de Roma.

Nenhum comentário:

Boas vindas!

Você é o visitante!