Páginas

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Tema para o Dia Mundial das Comunicações 2011

Verdade, anúncio e autenticidade de vida na era digital
O Papa escolheu este tema para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2011 - Verdade, anúncio e autenticidade de vida na era digital. O tema caracteriza-se por colocar ao centro de todos os processos da comunicação a pessoa humana.

Também em um tempo tão amplamente dominado - e, frequentemente, condicionado - pelas novas tecnologias, torna-se fundamental o valor do testemunho pessoal: enfrentar a verdade e assumir o compromisso de partilhá-la, para quem trabalha no mundo da informação e particularmente para os jornalistas católicos, a "garantia" de uma autenticidade de vida que não é menos necessária na era digital.

A tecnologia, sozinha, não pode estabelecer ou promover a credibilidade de um comunicador: também não pode mudar os valores de referência com respeito a uma comunicação que continua a cruzar os limiares sempre novos das metas tecnológicas.

A verdade deve permanecer o ponto imutável também para os new-media e, assim, a era digital, alargando os confins da informação e do conhecimento, pode tornar-se idealmente mais próxima daquilo que representa o mais importante dos objetivos para todos os que trabalham no mundo dos mídia.

O tema lançado ontem (28) precede a Mensagem para o 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que será publicada, como em todos os anos, no próximo dia 24 de janeiro, memória de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.

Nenhum comentário:

Boas vindas!

Você é o visitante!