Páginas

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Faleceu dom Ricardo Weberberger

Faleceu hoje, 17, às 3h da manhã, no Hospital Central da cidade austríaca de Lins, o bispo da diocese de Barreiras (BA), dom Ricardo Josef Weberberger, de 71 anos. Dom Ricardo, em maio deste ano, durante a Assembleia da CNBB e o Congresso Eucarístico (ambos em Brasília), sentiu dores de cabeça e graves distúrbios visuais. Na volta à diocese, o bispo procurou um neurologista, que detectou um tumor no cérebro.
Dom Ricardo aceitou o convite de seus confrades austríacos e de sua família, decidindo então pelo tratamento na Áustria. No dia 9 de junho, dom Ricardo foi operado retirando completamente o tumor do cérebro. Devido às várias sessões de quimioterapia e radioterapia, o sistema imunológico de dom Ricardo ficou muito fragilizado. No último domingo, 15, o seu quadro de saúde piorou devido a uma infecção, culminando, hoje, em seu falecimento.
A data e o horário, tanto do velório quanto do sepultamento, ainda não foram definidos pela família do bispo. Uma comissão de seis religiosos, da diocese de Barreiras, segue hoje para a Áustria para acompanhar o velório do bispo diocesano.
Dom Ricardo Josef Weberberger foi o primeiro bispo da diocese de Barreiras (BA). Nasceu 1939, na cidade de Leonfelden (AUS). Chegou à diocese de Barreiras 1974 e sua Ordenação Episcopal aconteceu em julho 1979.
Na última Assembleia da CNBB, dom Ricardo exerceu um importante trabalho, atuando como membro da Comissão Episcopal que discutiu o Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH3).
Seu lema era: “Redentor do Homem – Jesus Cristo”.

Fonte: CNBB

2 comentários:

Ir. Josinete Rodrigues Nascimento,fmm disse...

“As sementes que nos destes e que não eram pra guardar… pus no chão da minha vida, quis fazer frutificar! … Dos meus dons que recebi pelo Espírito do amor… trago os frutos que colhi… e em tua mesa quero pôr!…Pelos campos deste mundo quero sempre semear… Os talentos que me deste pra eu mesmo cultivar! …Quanto mais eu for plantando … mais terei para colher!… Quanto mais eu for colhendo mais terei a oferecer! …”

Obrigada D. Ricardo pelo testemunho de fé, simplicidade, humildade e acolhida fraterna dedicados no cotidiano de sua vida, seja para a Diocese de Barreiras como para a nossa família de consagradas, Irmãs Franciscanas Marianas Missionárias.

Guardaremos como relíquia a “semente” plantada por meio de suas palavras de ânimo e encorajamento para que vivamos com intensidade a espiritualidade franciscana mariana missionária e sejamos capazes de dar a vida a partir da nossa própria consagração.

Irmã Josinete Rodrigues Nascimento,fmm
Coordenadora Geral do Instituto das Irmãs Franciscanas Marianas Missionárias
Bahia, Amazonas/Brasil

Curso Ensino Religioso Barreiras Bahia disse...

A Família Weberberger, aos Irmãos Beneditinos de Kremsmunster, a todo povo de Deus na Diocese de Barreiras.

O mundo , a Igreja do Brasil, a Bahia e a Diocese de Barreiras, perdem um grande homem, ilustre pela sabedoria e conhecimento, digno pela luta em favor da justiça e paz social, brilhante por sua humildade no relacionamento com todos.
A Pastoral da Educação da Diocese de Barreiras, herdará seu apreço inestimável pela Educação e o Ensino Religioso.
" A Educação é o caminho para sair da ignorância e da pobreza e acender a luz da esperança para o futuro". ( D. Ricardo Weberberger).
A você, D. Ricardo, eterna gratidão pelo seu serviço e confiança depositada em cada um de nós, mas, sobretudo pela doação que através de seu testemunho nos ensinastes a ter em tudo que fizermos.
Você, por último, nos disse:
-"Doei tudo que pode!". Vamos continuar juntos, levando avante a sua obra, integrando outros, que entrarão no seu legado.
Descanse em paz! Deus o ilumine!
Saudades dos Coordenadores da Pastoral da Educação e Professores do Ensino Religioso.
por Ir. Eninéia Maria de Almeida- FMM .
Coordenadora da Pastoral da Educação Diocese de Barreiras- 17/08/2010

Boas vindas!

Você é o visitante!