Páginas

terça-feira, 20 de julho de 2010

Assembleia: "viva opção pelos pobres"


Com a presença de 512 religiosas e religiosos, foi aberta na tarde desta segunda-feira, 19, a 22ª Assembleia Geral da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB). O evento acontece no Colégio Santo Antônio, Quadra 911 Sul, em Brasília, até a quinta-feira, 22. A expectativa é de que o número dos participantes chegue a 600.

A instalação da Assembleia foi feita pela presidente da CRB, Irmã Márian Ambrósio, que saudou os participantes, nominando os vários grupos presentes.
Realizada a cada três anos, a Assembleia Eletiva da CRB tem como tema este ano: “de olhos fixos em Jesus” e traz, entre seus objetivos, o de “avançar no processo de reflexão sobre a Vida Religiosa Consagrada hoje e vivenciar e testemunhar a comunhão e a esperança”.

“Nossa Assembleia tem três focos: indicar o horizonte e as prioridades para o próximo triênio; eleger as pessoas para cumprir as funções exigidas pela CRB e dar início a um processo de busca de novo modelo de organização e gestão”, explica irmã Márian.

O presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, dom Esmeraldo Farias de Barreto, e o bispo referencial da CRB, dom Leonardo Ulrich Steiner, participam do encontro. Marcam presença também a presidente da União Internacional das Superioras Gerais, Irmã Loiri Lazzarotto; a presidente da União das Superioras Gerais do Brasil, Irmã Maria Inês Vieira Ribeira, e o presidente da Confederação Latino-americana e Caribenha de Religiosos, padre Paulo Petry.

Para dom Esmeraldo, a assembleia da CRB expressa comunhão dos religiosos com toda a Igreja, bem como é oportunidade de reavivarem a opção pelos pobres e a dimensão missionária de sua vocação.

“A assembleia expressa a comunhão não só entre as Congregações da CRB, mas também com a Igreja no Brasil”, disse dom Esmeraldo. “A assembleia torna viva a opção pelos pobres, que precisa ser reavivada na vida religiosa, e impulsiona a vida religiosa a se abrir para a missão”, acrescenta o bispo. A CRB reúne, atualmente, 507 unidades jurisdicionais, que representam as Congregações e Ordens religiosas. No Brasil, segundo dados da CRB, há 30.862 religiosos. Deste número, 23.220 são mulheres.

Nenhum comentário:

Boas vindas!

Você é o visitante!