Páginas

sábado, 1 de maio de 2010

Texto-Base do XVI CEN


"Eu mesmo recebi do Senhor o que vos transmi­ti: na noite em que foi entregue, o Senhor Jesus tomou o pão e, depois de dar graças, partiu-o e disse: "Isto é o meu corpo, que é para vós; fazei isto em memória de mim". Do mesmo modo, após a ceia, também tomou o cálice, dizendo: "Este cálice é a nova Aliança em meu sangue; todas as vezes que dele beberdes, fazei-o em memória de mim". Pois todas as vezes que comeis desse pão e bebeis desse cálice, anunciais a morte do Senhor até que ele venha" (7 Cor 7 7,23-26).

A Igreja em Brasília foi olhada com amor pelo Senhor, permitindo-nos Ele realizar na Capital Federal este evento que expõe em público o mistério da fé, o mais íntimo e o mais central dos mistérios para a vida de toda a Igreja.

Brasília já foi sede de outro Congresso Eucarístico Nacional, o VIII, de 27 a 31 de maio de 1970, com o tema: À Mesa do Senhor. Nessa data, Brasília e a Arquidiocese completavam dez anos de vida, desde sua inauguração. O Congresso cuidou de aprofundar os Sacramentos da Iniciação Cristã: o Batismo, a Crisma e a Eucaristia. A Capital Federal tinha então uma população de 500.000 habitantes e a Igreja crescia, sobretudo, pelo zelo de seu primeiro arcebispo Dom José Newton de Almeida Baptista e dos inúmeros missionários que para cá se deslocaram e aqui cuidaram das comunidades nascentes.

A realização do XVI Congresso Eucarístico Nacional, de 13 a 16 de maio de 2010, em Brasília, foi motivada pelo jubileu de ouro da capital, como também da Arquidiocese, nascidas no mesmo dia 21 de abril de 1960.

O texto-base tem a finalidade de oferecer um instrumento de aprofundamento do tema e do lema do XVI CEN. EUCARISTIA, PÃO DA UNIDADE DOS DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS é seu tema. FICA CONOSCO, SENHOR! (cf. Lc 24,29) é o seu lema.

A santíssima Eucaristia nos oferece uma ocasião singular no mo­mento atual para encontrar respostas verdadeiras e satisfatórias diante da cultura atual que se debate entre a força da diversidade e a ânsia de unida­de, na busca de uma nova síntese para sua experiência de globalidade.

O texto-base foi produzido pausadamente, num clima de ora­ção, de estudo e de comunhão, pela equipe encarregada. Padre Waldemar Passini Dalbello, do clero de Brasília e reitor do Seminário Interdiocesano São João Maria Vianney de Goiânia-GO, mestre em Bíblia, que a presidiu; Padre Jeová Elias Ferreira, Vigá­rio Episcopal do Vicariato Norte e Pároco da Paróquia N.Sra. do Rosário de Fátima de Sobradinho-DF; Padre Paulo de Matos Félix, vice-reitor do Seminário Missionário Arquidiocesano Redemptorís Mater de Brasí­lia; e teóloga Sandra Ferreira Ribeiro, do Movimento dos Focolares.

Este trabalho pelo XVI Congresso Eucarístico Nacional, tem o único objetivo de contribuir um pouquinho para a nossa aproximação confiante do "mistério da fé".

Nenhum comentário:

Boas vindas!

Você é o visitante!