Páginas

sábado, 1 de maio de 2010

A logomarca do XVI CEN

O arcebispo de Brasília (DF), Dom João Braz de Aviz, explica os símbolos da logomarca.


Sintetizamos na logomarca algumas realidades do XVI Congresso Eucarístico Nacional que nos parecem indispensáveis para explicitar o tema e o lema escolhidos:
A cruz, contendo em seu centro a hóstia branca partida, nos chama para penetrar no mistério da Eucaristia a partir do mistério pascal de Jesus. Sua paixão, morte e ressurreição, são a fonte de onde nasce a Eucaristia. A cruz transforma-se, pois, em ostensório que nos assegura a realidade das palavras de Jesus: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus irmãos”.
A Hóstia partida: corpo e sangue do Senhor, a Eucaristia é a própria presença do Senhor vivo no meio de seu povo. Distribuído para todos, este pão constrói a unidade da Igreja, torna-se alimento que produz vida abundante e ensina aos que a recebem a ser irmãos e irmãs que incluem os mais pobres, os mais fracos, os solitários, os doentes, os desiludidos e os excluídos.
Os raios convergentes e divergentes, de diversas cores, sugerem a grandeza e a centralidade da Eucaristia, “o mistério da fé”, e, ao mesmo tempo, apontam para a diversidade e a unidade dos discípulos de Cristo que, quanto mais se aproximam da Eucaristia, mais exprimem a unidade da Igreja, sem dissolver a riqueza de sua diversidade.
As três figuras humanas lembram, em parte, os quatro evangelistas, obras de arte posicionadas na frente da Catedral de Brasília. Lembram ainda a comunidade dos discípulos que está de frente para a Eucaristia. Sugerem-nos também o grande mistério de Deus-Amor, a Santíssima Trindade, fonte de onde nasce o amor encarnado, Nosso Senhor Jesus Cristo. Desse mistério a Eucaristia nos torna semelhantes.
A Catedral de Brasília: obra de arte reconhecida mundialmente, a que mais identifica a capital federal, ponto de unidade da Igreja Particular, lembra a sede do XVI CEN e é um sinal da Igreja viva que se alimenta da Eucaristia.
As cores branca, dourada e vermelha são cores eucarísticas, indicando a hóstia consagrada, a divindade do Senhor e o seu sangue derramado por nosso amor.

Nenhum comentário:

Boas vindas!

Você é o visitante!