Páginas

sábado, 24 de abril de 2010

IX Capitulo Geral dos Paulinos

Jesus Mestre, Ariccia, Italia
Inicia-se, na Casa Divino Mestre, em Ariccia (Roma), domingo, 25 de abril, o IX Capítulo geral dos padres paulinos, congregação religiosa fundada pelo bem-aventurado Tiago Alberione, cuja missão é evangelizar no areópago das comunicações.
Sessenta e cinco paulinos, de 28 nações dos cinco continentes, refletem sobre o tema: “Reaviva o dom que recebeste. A fidelidade criativa há cem anos do carisma paulino”.
Fundada em 1914, a Pia Sociedade de São Paulo prepara-se para transpor o primeiro século de vida; e é sob esta ótica que se desenvolverão os vinte dias de Capítulo - 25 de abril a 15 de maio de 2010. Dois focos: o olhar atento para as próprias raízes, visando retomar e permanecer bem firmes nas pegadas do Fundador e do seu carisma; imprimir nova vitalidade à Congregação em conformidade com os “sinais dos tempos”, diante dos novos desafios que hoje provocam a missão paulina: as novas formas de comunicar e a nova cultura; a necessidade de renovada dinamicidade sustentada por uma mentalidade aberta e profissional; a imensidão das necessidades e a preparação apostólica adequada; a diminuição do grupo religioso e a colaboração dos leigos.
Para “dar atualidade” a todos os elementos que formam o carisma paulino, é preciso enraizar-se numa intensa espiritualidade apostólica e espelhar-se nas obras da Congregação.
“Nosso apostolado, dizia Pe. Alberione, exige dedicação, perspicácia e prudência; requer a ciência comum e a ciência dos meios de comunicação. O Senhor, porém, nos pede principalmente que para usar estes meios haja um grupo de santos.”
Estas palavras os Capitulares terão bem presentes, uma vez que vão refletir e debater, verificar e propor, e confiar aos novos eleitos — o Superior geral e os seis Conselheiros gerais — as linhas programáticas para os próximos seis anos (2010-2016).
Do Brasil participam:

o Provincial,
Padre Valdecir Conte

Padre Abramo Parmegiani

e
Padre Paulo Bazaglia


Nenhum comentário:

Boas vindas!

Você é o visitante!