Páginas

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Nomeado bispo para Catanduva (SP)

Papa Bento XVI nomeou novo bispo para Catanduva
O papa Bento XVI nomeou, nesta quarta-feira, 21, como novo bispo da diocese de Catanduva (SP), o padre Otacílio Luziano da Silva. Ele sucederá a dom Antônio Celso Queirós, que apresentou seu pedido de renúncia por idade, conforme o cânon 401 §1º do Código de Direito Canônico.

Dom Otacílio L. da Silva
O novo bispo completará 55 anos no próximo dia 31. Nascido em Maracaí (SP), padre Otacílio foi ordenado presbítero no dia 6 de dezembro de 1987 na diocese de Marília (SP). Atualmente é reitor do Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus, curso de filosofia, da diocese de Marília.
Formado em parapsicologia latu sensu pelo Centro Latino-americano de Parapsicologia, em São Paulo, padre Otacílio foi pároco nas paróquias de São José, em Florínea; Santo André, em Tarumã; Nossa Senhora da Boa Esperança, em Lutécia; Nossa Senhora do Carmo, em Oscar Bressane; São Sebastião, em Palmital. Além disso, exerceu o cargo de reitor do Seminário Menos São José, em Assis; vigário geral da diocese de Assis. Foi membro do Conselho de Presbíteros e do Colégio de Consultores da diocese de Marília.



Dom Celso A. Queirós
Dom Celso Antônio Queirós o frutuoso trabalho de nove anos à frente da diocese de Catanduva.
Dom Celso tem uma história de grandes serviços à Igreja no Brasil. Ordenado bispo auxiliar de São Paulo em 1975, foi transferido para Catanduva, em 2000, tornando-se seu primeiro bispo. Foi secretário geral da CNBB por dois mandatos (1987-1994) e também vice-presidente (2003-2007). Além disso, foi membro da Comissão Episcopal de Pastoral, linha 1 da CNBB; Delegado da CNBB junto ao CELAM (1995-1998); Delegado à Assembléia Especial do Sínodo dos Bispos para a América por eleição da Assembléia da CNBB e confirmado pelo Papa João Paulo II (1997). Atualmente é o bispo responsável pelo Setor Leigos na Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu e minha casa parabenizo D. Otacilio pela nomeação com Bispo de Catanduva, almejamos que seu pastatoreio seja repleto da ação do Espirito Santo e que a Virgem Maria o assista com maternal carinho, para ue leve as suas ovelhas a mansidão do Divino Mestre.
Jose Reis de Paula e familia. Assis/SP.

Patricia fsp disse...

Obrigada, José Reis e familia

Boas vindas!

Você é o visitante!