Páginas

quinta-feira, 4 de junho de 2009

SEMANA PAULINA - 4 de junho

Paróquia Nossa Senhora da Saúde, São Paulo





















Irmã Bernadete Boff agradeceu pelo convite do Pároco de Nossa Senhora da Saúde, Frei Benjamim, para a realização da Semana Paulina.




Paulinas que participaram da Semana Paulina.












No quarto dia da Semana Paulina, Irmã Patrícia Silva, em nome da comunidade do Instituto Alberione (Paulinas), apresentou o tema ORAR COM PAULO
Com o DVD Paulo, de Tarso para o mundo, de início, fez-se uma síntese do que foi tratado nos dias anteriores.
Depois, uma pergunta: PAULO, COM TODO SEU DINAMISMO, REZA? COMO?
Foi feita a busca de textos de Paulo sobre o assunto:
At 9, 11
E o Senhor disse a Ananias: «Prepare-se, e vá até a rua que se chama rua Direita e procure, na casa de Judas, um homem chamado Saulo, apelidado Saulo de Tarso. Ele está rezando.

At 22,17-22
Depois eu voltei a Jerusalém, e quando estava rezando no Templo, entrei em êxtase. 18 Vi o Senhor que me dizia: ‘Depressa, saia logo de Jerusalém, porque não aceitarão o testemunho que você dá a meu respeito’. 19 Então respondi: ‘Mas, Senhor, eles sabem que era eu que, nas sinagogas, andava prendendo e batendo nos que acreditavam em ti. 20 E quando o sangue de Estêvão, tua testemunha, foi derramado, eu mesmo estava lá, apoiando aqueles que o matavam e guardando as roupas deles’. 21 Então o Senhor me disse: ‘Vá! É para longe, é para os pagãos que eu vou enviar você’.»

At 26,13-18
13 Ó rei Agripa, eu estava a caminho, quando aí pelo meio-dia vi uma luz vinda do céu, mais brilhante que o sol. Essa luz me envolveu, a mim e aos que me acompanhavam. 14 Todos nós caímos por terra. Então ouvi uma voz que me dizia em hebraico: ‘Saulo, Saulo, por que você me persegue? É difícil você teimar contra o ferrão!’ 15 Eu respondi: ‘Quem és tu, Senhor?’ E o Senhor me respondeu: ‘Eu sou Jesus, aquele que você está perseguindo. 16 Mas agora levante-se e fique de pé. O motivo pelo qual apareci a você é este: eu o constituí para ser servo e testemunha desta visão, na qual você me viu, e também de outras visões, nas quais eu aparecerei a você. 17 Eu vou livrá-lo deste povo e dos pagãos, aos quais eu o envio, 18 para que você abra os olhos deles e assim se convertam das trevas para a luz, da autoridade de Satanás para Deus. Desse modo, pela fé em mim, eles receberão o perdão dos pecados e a herança entre os santificados’.

At 27,35-37
35 Dizendo isso, Paulo tomou o pão, deu graças a Deus diante de todos, o partiu e começou a comer. Então eles se reanimaram e também se alimentaram. No navio éramos ao todo duzentas e setenta e seis pessoas.

Rm 8, 14-17
14 Todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. 15 E vocês não receberam um Espírito de escravos para recair no medo, mas receberam um Espírito de filhos adotivos, por meio do qual clamamos: Abba! Pai! 16 O próprio Espírito assegura ao nosso espírito que somos filhos de Deus. 17 E se somos filhos, somos também herdeiros: herdeiros de Deus, herdeiros junto com Cristo, uma vez que, tendo participado dos seus sofrimentos, também participaremos da sua glória.

Rm 8, 26-27
O Espírito vem em auxílio da nossa fraqueza, pois nem sabemos o que convém pedir; mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis. 27 E aquele que sonda os corações sabe quais são os desejos do Espírito, pois o Espírito intercede pelos cristãos de acordo com a vontade de Deus.

Efésios 3,14-21
14 É por isso que eu dobro os joelhos diante do Pai, 15 de quem recebe o nome toda família, no céu e na terra. 16 Que ele se digne, segundo a riqueza da sua glória, fortalecer a todos vocês no seu Espírito, para que o homem interior de cada um se fortifique. 17 Que ele faça Cristo habitar no coração de vocês pela fé. Enraizados e alicerçados no amor, 18 vocês se tornarão capazes de compreender, com todos os cristãos, qual é a largura e o comprimento, a altura e a profundidade, 19 de conhecer o amor de Cristo, que supera qualquer conhecimento, para que vocês fiquem repletos de toda plenitude de Deus.
20 Deus, por meio do seu poder que age em nós, pode realizar muito mais do que pedimos ou imaginamos; 21 a ele seja dada a glória na Igreja e em Jesus Cristo por todas as gerações, para sempre. Amém!

2Cor 3,5
A nossa capacidade vem de Deus.

Ef 3,7-12
7 Eu fui feito ministro desse Evangelho pelo dom da graça que Deus me concedeu através do seu poder eficaz. 8 A mim, o menor de todos os cristãos, foi dada a graça de anunciar aos pagãos a incalculável riqueza de Cristo, 9 e de esclarecer a todos como se realiza o mistério que esteve sempre escondido em Deus, o criador do universo. 10 Desse modo, os principados e as autoridades no céu doravante conhecem, graças à Igreja, a multiforme sabedoria de Deus, 11 conforme o projeto eterno que ele executou em Jesus Cristo nosso Senhor. 12 Nele ousamos aproximar-nos de Deus com aquela confiança que a fé em Cristo nos dá.

Fl 4,6
Não se inquietem com nada. Apresentem a Deus todas as necessidades de vocês através da oração e da súplica, em ação de graças.

Col 4,2
2 Sejam constantes na oração; que ela os mantenha vigilantes, dando graças a Deus.

A oração paulina
A afirmação de `Paulo: “Não sou mais eu que vivo, mas Cristo vive em mim” (Gl 2,20) exprime a sua profunda relação com Cristo que nasce da íntima união com Deus e se concretiza na vida de oração. Toda a sua vida é vivida essencialmente como culto a Deus: Paulo vive constantemente na sua presença num diálogo ininterrupto com Ele, que torna paixão pelos irmãos e irmãs que encontra. Podemos dizer que o apóstolo Paulo, em toda sua intensa atividade, é um contemplativo.
¯Canto
Por tudo dai graças, por tudo dai graças, por tudo dai graças, dai graças (1 Ts 5,18)

3. Leitura Orante
“Entre as muitas formas de se aproximar da Sagrada Escritura existe uma privilegiada à qual todos estamos convidados: a Lectio divina ou exercício de leitura orante da Sagrada Escritura. Esta leitura orante, bem praticada, conduz ao encontro com Jesus-Mestre (...) Com seus quatro momentos (leitura, meditação, oração, contemplação), a leitura orante favorece o encontro pessoal com Jesus Cristo.” (DA, 249).
Preparação
1º Neste momento especial, faço a oração, seguindo o método da Leitura Orante.
2º Concentro-me nalguma palavra ou pequena oração de Paulo. Exemplo.:
“Para mim o viver é Cristo” (Fl 1,21);
“Tudo posso naquele que me fortalece” (Fl 4,13).
“Agradeço àquele que me deu força, Jesus Cristo” (1Tm 1,12).
“A graça de Deus está comigo” (1Cor 15,10).
“É Cristo que vive em mim” (Gl 2,20).

¯Canto
Deus não está longe de cada um de nós.
Nele vivemos, nos movemos e existimos (At 17,27b,28)

3º São Paulo diz que formamos um só Corpo o qual Cristo é a Cabeça. Acolho todos os outros membros formando com eles uma “comunidade orante”.

4º Peço luzes e renovo a fé na Palavra de Deus.
¯Canto
A Palavra está perto de ti,
Em tua boca, em teu coração (Rm 10,8).

1. LEITURA (Verdade)
O que diz o texto ? O que Deus diz através da Palavra?
Leio o texto de At 9,1-20 devagar, e atentamente. Releio. Procuro compreendê-lo.
De perseguidor a apóstolo

1 Saulo só respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor. Ele apresentou-se ao sumo sacerdote, 2 e lhe pediu cartas de recomendação para as sinagogas de Damasco, a fim de levar presos para Jerusalém todos os homens e mulheres que encontrasse seguindo o Caminho.
3 Durante a viagem, quando já estava perto de Damasco, Saulo se viu repentinamente cercado por uma luz que vinha do céu. 4 Caiu por terra, e ouviu uma voz que lhe dizia: «Saulo, Saulo, por que você me persegue?» 5 Saulo perguntou: «Quem és tu, Senhor?» A voz respondeu: «Eu sou Jesus, a quem você está perseguindo. 6 Agora, levante-se, entre na cidade, e aí dirão o que você deve fazer.» 7 Os homens que acompanhavam Saulo ficaram cheios de espanto, porque ouviam a voz, mas não viam ninguém. 8 Saulo se levantou do chão e abriu os olhos, mas não conseguia ver nada. Então o pegaram pela mão e o levaram para Damasco. 9 E Saulo ficou três dias sem poder ver, e não comeu nem bebeu nada.
10 Em Damasco havia um discípulo chamado Ananias. O Senhor o chamou numa visão: «Ananias!» E Ananias respondeu: «Aqui estou, Senhor!» 11 E o Senhor disse: «Prepare-se, e vá até a rua que se chama rua Direita e procure, na casa de Judas, um homem chamado Saulo, apelidado Saulo de Tarso. Ele está rezando 12 e acaba de ter uma visão. De fato, ele viu um homem chamado Ananias impondo-lhe as mãos para que recuperasse a vista.» 13 Ananias respondeu: «Senhor, já ouvi muita gente falar desse homem e do mal que ele fez aos teus fiéis em Jerusalém. 14 E aqui em Damasco ele tem plenos poderes, que recebeu dos chefes dos sacerdotes, para prender todos os que invocam o teu nome.» 15 Mas o Senhor disse a Ananias: «Vá, porque esse homem é um instrumento que eu escolhi para anunciar o meu nome aos pagãos, aos reis e ao povo de Israel. 16 Eu vou mostrar a Saulo quanto ele deve sofrer por causa do meu nome.» 17 Então Ananias saiu, entrou na casa e impôs as mãos sobre Saulo, dizendo: «Saulo, meu irmão, o Senhor Jesus, que lhe apareceu quando você vinha pelo caminho, me mandou aqui para que você recupere a vista e fique cheio do Espírito Santo.» 18 Imediatamente caiu dos olhos de Saulo alguma coisa parecida com escamas, e ele recuperou a vista. Em seguida Saulo se levantou e foi batizado. 19 Logo depois comeu e ficou forte como antes. Saulo passou então alguns dias com os discípulos em Damasco. 20 E logo começou a pregar nas sinagogas, afirmando que Jesus é o Filho de Deus.
O texto fala de um Caminho, de uma luz, de uma queda, de uma voz. O Senhor Jesus se identifica com os irmãos perseguidos por Paulo: “Eu sou Jesus a quem você está perseguindo”.

O texto fala da atitude de perseguidor de Saulo. Fala de três dias de cegueira e jejum.
Paulo “está rezando”. Ananias, enviado por Deus para ajudar Paulo a se recuperar e encontrar Jesus.
Nasce o Apóstolo são Paulo neste momento de sua conversão. Converte-se, abandonando um sistema de valores em que acreditava, para aderir a uma Pessoa: Jesus Cristo.

2. MEDITAÇÃO (Caminho)
O que o texto diz para mim? Para nós?
Atualizo, trazendo o texto para hoje.
Paulo, hoje, sou eu. Espelho minha vida, a comunidade e o mundo na Palavra.

Conversão é “deixar tudo” e colocar-se à disposição do verdadeiro Deus. “Por causa de Cristo, perdi tudo e considero tudo um lixo, a fim de ganhar Cristo” (Fl 3,8).
Paulo precisa de ajuda dos que o conduzem, de Ananias.
Quais são meus (nossos) valores? Sou capaz de “deixar tudo” por Deus. Quem é meu Ananias? Sou convidado/a a ser Ananias para outras pessoas.

¯Canto
Até que Cristo se forme em vós,
em mim, em ti, em nós (Gl 4,19)

3.ORAÇÃO (Vida)
O que o texto me faz dizer a Deus?
Faço em silêncio uma oração a partir da Palavra que refleti, e rezo o

Credo Paulino
Todos: Nós cremos que, em Cristo, somos nova criatura. ((2 Cor 5,17)

1. Cremos que esta vida nós a vivemos pela fé no Filho de Deus que nos amou e se entregou por nós, até que Cristo se forme em nós. Gl 2,20).
2. Nós cremos que Deus nos escolheu em Cristo, antes de criar o mundo, para sermos santos e sem defeito diante dele no amor. (Ef 1,4).

1. Nós cremos que recebemos um Espírito de filhos, em nome do qual gritamos: “Abba, Pai!” (Rm 8,15).
2. Nós cremos que somos colaboradores de Deus (2Cor 6,1).

1. Nós cremos que somos membros do Corpo do qual Cristo é a Cabeça. (1Cor 12,27).
2. Nós cremos que devemos comportar-nos de maneira digna da vocação que recebemos: com toda humildade, mansidão e paciência, mantendo os laços da paz e conservando a unidade do Espírito. (Ef 4,1-2)

1. Nós cremos que tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Projeto dele. (Rm 8,28)
2. Nós cremos que Aquele que iniciou em nós esta boa obra a completará até o dia de Jesus Cristo porque aquele que nos chamou é fiel. ( Fl 1,6; 1Ts 5,24)

1. Nós cremos que nossa capacidade vem de Deus (2Cor 3,5).
2. Nós cremos que tudo podemos naquele que nos fortalece. (Fl 4,13)
Todos: A Ele seja dada a glória na Igreja e em Jesus Cristo por todas as gerações, para sempre. Amém. (Ef 3,21)

¯Canto
Eu sei, eu sei, eu sei em quem acreditei
Eu sei, eu sei em quem acreditei (2Tm 1,12)

4.CONTEMPLAÇÃO/ MISSÃO (Vida)
Qual o novo olhar que a leitura, a meditação e a oração despertaram em mim?
Qual é o meu compromisso a partir desta Leitura?
Um compromisso de discipulado: vou aprender através da Leitura Orante muito mais sobre Jesus e sobre Paulo.
Um compromisso missionário, como o de Paulo:
“Eu sirvo a Deus com todo o meu coração, anunciando a boa notícia a respeito do seu Filho”. (Rm 1,9).
Vou ser um Ananias na comunidade: vou acolher as pessoas na sua volta para Cristo.
¯Canto
Toda língua proclame Jesus Cristo é Senhor
Para a glória de Deus Pai (Fl 2,11)

No final, sorteio de prêmios para os participantes da Maratona Paulina e
Confraternização
"Por tudo dai graças!"

Um comentário:

livraria paroquial disse...

Nossos agradecimentos às Irmãs Paulinas pela realização da Semana Paulina em nossa paróquia, com tanta dedicação. As palestras foram excelentes! Através delas tivemos a a oportunidade "viajar" com o apóstolo Paulo e conhecer melhor sua vida e suas inquietudes.
POR TUDO DAI GRAÇAS!
Laura

Boas vindas!

Você é o visitante!