Páginas

domingo, 31 de maio de 2009

Bento XVI convoca «Ano Sacerdotal»

Bento XVI anunciou, dia 25 de maio, segunda-feira, a convocação de um “ano sacerdotal” especial, de 19 de Junho 2009 a 19 de Junho de 2010.
Tema
"Fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote".
Motivação
A iniciativa ocorre nos 150 anos da morte do Santo Cura d’Ars, João Maria Vianney, “verdadeiro exemplo de Pastor ao serviço do rebanho de Cristo”.
O anúncio do Papa foi feito na audiência concedida aos participantes na assembleia plenária da Congregação para o Clero, do Vaticano.
Iniciativas
Segundo Bento XVI, competirá a esta Congregação, de acordo com os bispos diocesanos e com os superiores dos Institutos religiosos, “promover e coordenar as várias iniciativas espirituais e pastorais que pareçam úteis para fazer perceber cada vez mais a importância do papel e da missão do sacerdote na Igreja e na sociedade contemporânea”.
Abertura e encerramento
Um comunicado divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé revela que o Papa abrirá este “ano sacerdotal”, presidindo à celebração das Vésperas, a 19 de Junho, solenidade do Coração de Jesus, na presença da relíquia de Cura d'Ars trazida pelo Bispo de Belley-Ars.
Bento XVI encerrará esta iniciativa a 19 de Junho de 2010, participando num "Encontro Mundial Sacerdotal", na Praça S. Pedro, do Vaticano.
Padroeiro de todos os sacerdotes do mundo
Ainda de acordo com o comunicado, durante este ano jubilar, Bento XVI proclamará São João Maria Vianney como "Padroeiro de todos os sacerdotes do mundo".
Publicação
Além disso, será publicado o "Diretório para os Confessores e os Directores Espirituais", juntamente com uma colectânea de textos do atual Papa sobre temas essenciais da vida e da missão sacerdotal nos dias de hoje.
São João Maria Vianney
São João Maria Vianney, ou Cura d'Ars, nasceu em Dardilly, França, em 1786. Ordenado sacerdote, foi enviado para uma insignificante aldeia, com cerca de 230 paroquianos.
Mais tarde, João Maria Vianney tornou-se o cura de Ars-sur-Formans, no Leste de França. Rezava, fazia penitência, pregava e fazia caridade, cumprindo zelosamente o seu ministério sacerdotal. Permanecia horas e horas a fio atendendo em confissão os peregrinos que a ele acorriam de toda a França, a fim de pedir orientações.
Morreu no ano de 1858.

(fonte:Ecclesia)

Nenhum comentário:

Boas vindas!

Você é o visitante!