Páginas

sábado, 21 de março de 2009

Paulo e a Igreja


O apóstolo Paulo nasceu no ano 5 d.C, em Tarso, na Cilícia, Ásia Menor. Saulo era seu nome judaico (At 13,9) e, Paulo, nome grego. (At 13,9).
Morreu decapitado, em Roma, no ano 67 d.C, com 62 anos. No dia 25 de janeiro comemora-se sua conversão e, 29 de junho, o seu martírio.


- Paulo encontrou a Igreja, antes de encontrar Jesus:
Vocês ouviram falar de como eu costumava agir, como eu perseguia sem dó nem piedade a Igreja de Deus e fazia tudo para destruí-la" (Gl 1, 13).

- Paulo se torna membro da Igreja por intervenção direta de Cristo: a quem perseguia, perseguindo a Igreja: "Saulo, Saulo, porque você me persegue?" (At 9, 4).
- Fundou e acompanhou muitas Igrejas nas várias cidades onde foi para evangelizar: Galácia, Laodicéia, Éfeso, Colossos, Tessalônica, Filipos, Roma, Corinto e outras:
“Além dessas e de outras coisas, ainda pesa diariamente sobre mim a preocupação que tenho pelas outras igrejas .” (2 Cor 11, 28).

Algumas Igrejas também lhe deram preocupações e desgostos, como aconteceu na Galácia, onde ele viu seguir
"outro Evangelho". (Gl 1, 6).

- Igreja é um Corpo, como diz aos efésios e aos coríntios: Cristo é o Salvador da Igreja que é o seu corpo." (Ef 5, 23).

- A Igreja é o Corpo de Cristo do qual cada um é membro: " Vocês são o corpo de Cristo, e cada um é uma parte deste corpo".(1 Cor 12,27).

- Na Igreja, cada membro tem um dom ou serviço diferente:
"Para o bem de todos, Deus dá a cada um alguma prova da presença do Espírito . A um é dada pelo Espírito uma palavra de sabedoria; a outro, uma palavra de ciência, por esse mesmo Espírito; a outro, a fé, pelo mesmo Espírito; a outro, a graça de curar as doenças, no mesmo Espírito; a outro, o dom de milagres; a outro, a profecia; a outro, o discernimento dos espíritos; a outro, a variedade de línguas; a outro, por fim, a interpretação das línguas. Mas um e o mesmo Espírito distribui todos estes dons, repartindo a cada um como lhe apraz. Porque, como o corpo é um todo tendo muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, formam um só corpo, assim também é Cristo. Em um só Espírito fomos batizados todos nós, para formar um só corpo, judeus ou gregos, escravos ou livres; e todos fomos impregnados do mesmo Espírito. Assim o corpo não consiste em um só membro, mas em muitos. Se o pé dissesse: Eu não sou a mão; por isso, não sou do corpo, acaso deixaria ele de ser do corpo? E se a orelha dissesse: Eu não sou o olho; por isso, não sou do corpo, deixaria ela de ser do corpo? Se o corpo todo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se fosse todo ouvido, onde estaria o olfato? Mas Deus dispôs no corpo cada um dos membros como lhe aprouve. Se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?
Há, pois, muitos membros, mas um só corpo.
O olho não pode dizer à mão: Eu não preciso de ti; nem a cabeça aos pés: Não necessito de vós.
Antes, pelo contrário, os membros do corpo que parecem os mais fracos, são os mais necessários.
E os membros do corpo que temos por menos honrosos, a esses cobrimos com mais decoro. Os que em nós são menos decentes, recatamo-los com maior empenho,
ao passo que os membros decentes não reclamam tal cuidado. Deus dispôs o corpo de tal modo que deu maior honra aos membros que não a têm,
para que não haja dissensões no corpo e que os membros tenham o mesmo cuidado uns para com os outros.
Se um membro sofre, todos os membros padecem com ele; e se um membro é tratado com carinho, todos os outros se congratulam por ele.
Ora, vós sois o corpo de Cristo e cada um, de sua parte, é um dos seus membros.
Na Igreja, Deus constituiu primeiramente os apóstolos, em segundo lugar os profetas, em terceiro lugar os doutores, depois os que têm o dom dos milagres, o dom de curar, de socorrer, de governar, de falar diversas línguas.
São todos apóstolos? São todos profetas? São todos doutores?
Fazem todos milagres? Têm todos a graça de curar? Falam todos em diversas línguas? Interpretam todos?
Aspirai aos dons superiores. E agora, ainda vou indicar-vos o caminho mais excelente de todos.”
(1 Cor 12, 8-31).

_ Comunhão na Igreja se faz pela participação do mesmo pão, a eucaristia:Pensem no cálice pelo qual pelo qual damos graças a Deus na Ceia do Senhor.Quando bebemos dete cálice não estamos tomando parte do sangue de Cristo? Não estamos tomando parte do corpo de Cristo?" (1Cor 10,16-17).

Para rezar com Paulo
Agradeçamos ao Deus e Pai de nosso senhor Jesus Cristo,

pois ele nos tem abençoado por estarmos unidos com Cristo,

dando-nos todos os dons espirituais.

Antes da criação do mundo,

Deus já nos havia escolhido

para sermos dele por meio da nossa união com Cristo

a fim de pertencermos somente a Deus

e nos apresentemos diante dele sem culpa."
(Ef 1,3-4).


Nenhum comentário:

Boas vindas!

Você é o visitante!