Páginas

sábado, 21 de março de 2009

Paulo, de perseguidor a apóstolo

Paulo era natural de Tarso da Cilícia, Ásia Menor, atual Turquia. Nasceu no ano 5 da nossa era. Os Atos dos Apóstolos falam de “um jovem chamado Saulo” (At 7,58). Este era o nome com o qual escutou a voz de Deus, na sua conversão. Saulo era seu nome judaico (At 13,9) e, Paulo, nome grego: “Então Saulo, também chamado Paulo, cheio do Espírito Santo...” (At 13,9). De família judaica, cresceu no meio mais tradicional do judaísmo.

Tinha 28 anos, poder e liderança, quando se deu a sua conversão. São Lucas narra, nos Atos dos Apóstolos, como foi.

Enquanto isso, Saulo só respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor. Apresentou-se ao príncipe dos sacerdotes, e pediu-lhe cartas para as sinagogas de Damasco, com o fim de levar presos a Jerusalém todos os homens e mulheres que achasse seguindo essa doutrina.
Durante a viagem, estando já perto de Damasco, subitamente o cercou uma luz resplandecente vinda do céu.
Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
Saulo disse: Quem és, Senhor? Respondeu ele: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. [Duro te é recalcitrar contra o aguilhão.
Então, trêmulo e atônito, disse ele: Senhor, que queres que eu faça? Respondeu-lhe o Senhor:] Levanta-te, entra na cidade. Aí te será dito o que deves fazer.
Os homens que o acompanhavam enchiam-se de espanto, pois ouviam perfeitamente a voz, mas não viam ninguém.
Saulo levantou-se do chão. Abrindo, porém, os olhos, não via nada. Tomaram-no pela mão e o introduziram em Damasco, onde esteve três dias sem ver, sem comer nem beber.
Havia em Damasco um discípulo chamado Ananias. O Senhor, numa visão, lhe disse: Ananias! Eis-me aqui, Senhor, respondeu ele.
O Senhor lhe ordenou: Levanta-te e vai à rua Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso, chamado Saulo; ele está orando.
(Este via numa visão um homem, chamado Ananias, entrar e impor-lhe as mãos para recobrar a vista.)
Ananias respondeu: Senhor, muitos já me falaram deste homem, quantos males fez aos teus fiéis em Jerusalém.
E aqui ele tem poder dos príncipes dos sacerdotes para prender a todos aqueles que invocam o teu nome.
Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este homem é para mim um instrumento escolhido, que levará o meu nome diante das nações, dos reis e dos filhos de Israel.
Eu lhe mostrarei tudo o que terá de padecer pelo meu nome.
Ananias foi. Entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Saulo, meu irmão, o Senhor, esse Jesus que te apareceu no caminho, enviou-me para que recobres a vista e fiques cheio do Espírito Santo.
No mesmo instante caíram dos olhos de Saulo umas como escamas, e recuperou a vista. Levantou-se e foi batizado.
Depois tomou alimento e sentiu-se fortalecido. Demorou-se por alguns dias com os discípulos que se achavam em Damasco
. ( Cf At 9,1-19).

No dia 25 de janeiro comemoramos a Conversão de São Paulo.
Paulo se torna verdadeiramente um “um intrumento para anunciar o nome de Jesus aos pagãos" e a todos! Ele diz: Tornei-me tudo para todos.” (1 Cor 9, 22).

No dia 29 de junho, comemora-se o martírio de São Paulo apóstolo.

A tradição da Igreja relata que São Paulo foi martirizado em Roma, no ano 67. Tinha 62 anos. Por ser cidadão romano, não foi crucificado, mas decapitado. No fim de sua vida, São Paulo afirmou: “Chegou o tempo de minha partida. Combati o bom combate, terminei a minha carreira, conservei fé.” (2 Tm 4,6-7).

Oração a São Paulo Apóstolo

Ó glorioso São Paulo,que de perseguidor dos cristãosvos tornastes grande apóstolo,e que para anunciar o Cristo salvador ao mundo inteiro sofrestes prisões, flagelações, apedrejamentos, naufrágiose perseguições de toda espécie,e, por fim, derramastes o vosso sangue,
alcançai-nos a graça de aceitaras doenças, os sofrimentos e adversidades desta vida.
Que nada nos desanime no serviço de Deus,mas sirva para crescermos na fé,na esperança e no amor.Amém.
(Bem-aventurado Tiago Alberione )












Nenhum comentário:

Boas vindas!

Você é o visitante!