Páginas

sábado, 24 de janeiro de 2009

O "chamado" ou vocação de Paulo: conversão

Dia 25 de janeiro comemoramos a Conversão de são Paulo. Dizemos que Paulo se converteu de perseguidor a apóstolo.
O Catecismo da Igreja Católica fala da conversão: "O coração do homem apresenta-se pesado e endurecido. É preciso que Deus dê ao homem um coração novo. A conversão é antes de tudo uma obra da graça de Deus que reconduz nossos corações a ele: "Converte-nos a ti, Senhor, e nos converteremos" (Lm 5,21). Deus nos dá a força de começar de novo." (CIC,1432 ).
O apóstolo Paulo perseguia os cristãos e é nesta circunstância que conta o seu chamado dizendo: "Eu estava viajando, já perto de Damasco, e era mais ou menos meio dia. De repente, um forte luz que vinha do céu brilhou em volta de mim. E eu caí no chão e ouvi uma voz que me dizia: "Saulo, Saulo, por que você me persegue?". (At 22,6-7). Em nosso meio é comum ouvir a expressão: "cair do cavalo" faz parte da nossa cultura. Mas, nem na narrativa de Atos 9, nem nas outras narrativas da conversão de Paulo, nos capítulos 22 e 26 de Atos, se fala em queda do cavalo.

É preferível chamar este episódio de "chamado de Paulo", ou "vocação de Paulo".

A cena tem a característica de outras cenas bíblicas vocacionais, como o chamado de Isaias, Jeremias, Moisés, Maria, Mateus e muitos outros.

O esquema vocacional nestes casos segue os seguintes passos:

1. A pessoa vocacionada tem uma experiência extraordinária, que a faz entrar em contato com o próprio Deus;

2. A pessoa que faz esta experiência forte sente-se frágil e pequena. Foi o que aconteceu a Maria, a Paulo e aos demais vocacionados.

3. Diante da fraqueza, do medo, da dificuldade em compreender o mistério, Deus encoraja a pessoa: "Não tenhas medo..."

4. Deus confirma a missão da pessoa escolhida. a Paulo diz: "Levante-se. Eu apareci a você para o escolher como meu servo a fim de que você conte aos outros o que viu hoje e anuncie o que vou lhe mostrar" (At 26,16). "Você será testemunha do que viu e ouviu". (At 22,15).

Nenhum comentário:

Boas vindas!

Você é o visitante!